x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 1.028

Simples / Distribuição de Lucros acima do limite

Pedro Miranda

Pedro Miranda

Iniciante DIVISÃO 4, Diretor(a)
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 16:26

Bom dia,

Estou criando uma empresa optante pelo Simples com a qual pretendo negociar bitcoins.Para quem não sabe bitcoins são como uma moeda virtual. Assim sendo comprarei bitcoins para revendê-los obtendo uma pequena margem de lucro sobre cada venda.

Eu sei que devo declarar os meus ganhos de capital, e portanto terei que pagar IRPJ de 15% ou 20% (em operações de day trade).
Entretanto tenho uma grande dúvida no que tange a distribuição de lucros. Eu pretendo tirar um pequeno prolabore todo mês, mas a maior parte dos meus ganhos eu quero retirar como distribuição de lucros mensal. Eu sei que existe um limite de uns 16% sobre o faturamento total da empresa para a distribuição dos lucros. Entretanto eu não sei estimar o que deve ser considerado o meu faturamento total.

Por exemplo. Se eu comprar 10 mil reais em bitcoins e vender por R$10.100 o meu ganho de capital será de 100 reais. Assim sendo o meu faturamento deve ser considerado como sendo de 10.100,00 reais ou apenas 100,00 reais?

Se o meu faturamento for considerado como de apenas 100,00 reais eu sei que deverei fazer o balanço da empresa, caso eu queira distribuir lucros acima de 16 reais, nesse caso 16% de 100,00 reais.

Fazendo o balanço todo final de ano, uma vez por ano, existiria alguma restrição na retirada total dos meus ganhos de capita, mês à mêsl, como distribuição de lucros? Ou a distribuição de lucros só poderia ocorrer uma vez por ano, visto que o balanço tambem só é declarado uma vez por ano?

Espero que as minhas perguntas sejam claras. E espero que alguem possa me ajudar.
A resposta será importantíssima para eu começar a minha atividade.

Atenciosamente,
Pedro

PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 16:36

Pedro Miranda boa tarde

Havendo contabilidade regular e cumpridos os demais requisitos é possível fazer a distribuição dos lucros mensalmente, desde que também haja expressa declaração no contrato social da empresa.

Quanto ao faturamento, se bem entendi, será de R$ 10.100,00 e sobre este aplicam-se os percentuais de presunção para a distribuição dos lucros.

Att

Pedro Miranda

Pedro Miranda

Iniciante DIVISÃO 4, Diretor(a)
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 16:44

Peterson,
Obrigado pela resposta!
Na verdade estou usando o serviço Contador Amigo, pois a minha contabilidade é muito simples.
E por enquanto só precisarei de um contador para fazer o meu balanço, caso necessário.

A equipe do Contador Amigo me disse que o meu faturamento considerado seria de 100 reais e não de 10.100 reais.
Mas eu não entendi porque, visto que a pessoa que irá comprar o bitcoin irá me pagar 10.100 reais, e terei portanto um pagamento / transferência bancária de 10.100 reais.

Assim sendo, devo desconsiderar o que a equipe do Contador Amigo disse?
Obrigado,
Pedro

Pedro Miranda

Pedro Miranda

Iniciante DIVISÃO 4, Diretor(a)
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 16:54

Olá Leonardo,
Não, o bitcoin não é considerado uma moeda.
Portanto ainda não necessário obter nenhuma autorização especial. Eu já pesquisei esse assunto.
Mas obrigado pelo comentário.

PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 17:23

Prezado Pedro Miranda

Faturamento corresponde à receita das vendas de mercadorias, de serviços ou de mercadorias e serviços. Portanto se você compra por R$ 10.000,00 e vende por R$ 10.100,00, seu FATURAMENTO será de R$ 10.100,00.

Att

Pedro Miranda

Pedro Miranda

Iniciante DIVISÃO 4, Diretor(a)
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 17:29

Na verdade não estou vendendo uma mercadoria, porque o bitcoin não é uma mercadoria.
10.100 tambem não correspondem a um serviço, pois esse valor é enviado para a aquisição dos bitcoins.
Imagino que, na verdade, meu faturamento seja de 0 reais nesse caso. Eu teria um faturamento se alem do ganho de capital cobrasse uma taxa sobre cada operação realizada.

Será que estou cometendo algum erro de raciocínio?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.