x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 1.203

Duvida PIS e COFINS

José Mario Fracarolli

José Mario Fracarolli

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 7 anos Sábado | 4 junho 2016 | 20:22

Pessoal,

boa noite!

Estou com uma duvida sobre PIS e Cofins, quando calculamos os impostos estes somam com o valor final da nota fiscal ou só devemos destacar estes valores na nota fiscal?

Exemplo no caso de uma venda:

Lucro Presumido
Valor de mercadorias R$ 157.712,00
ICMS ( 15% ) R$ 23.656,80 ( já incluso no valor da mercadoria )
IPI (19%) R$ 29.965,28

Minha base de calculo para PIS e COFINS seria: R$ 187.677,28?
PIS (0,65%) R$ 1.219,90
COFINS (3%) R$ 5.630,32

Valor Total da NF R$ 194.527,50 ????

Desculpem a pergunta de iniciante, mas estou no 2 Semestre de Ciências Contábeis e estou com dúvida nesta questão.

Muito Obrigado

José Mario

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 7 anos Segunda-Feira | 6 junho 2016 | 21:39

Boa noite José Mario!

Segue abaixo uma matéria que irá te esclarecer melhor sua dúvida.




PIS E COFINS – EXCLUSÕES NA BASE DE CÁLCULO

A legislação do PIS e da COFINS, nos regimes cumulativos e não-cumulativos, prevê situações de não incidência, isenções e exclusões da base de cálculo, para a determinação dessas contribuições, algumas de aplicação geral outras dirigidas a atividades especificas.

Tanto para o PIS, quanto para a COFINS, excluem-se da receita bruta as seguintes parcelas:

VENDAS CANCELADAS

Como exemplo, as devoluções de vendas, ocorridas quando um cliente devolve uma mercadoria, após adquiri-la. Trata-se de um “estorno de venda”, pois a receita gerada foi cancelada pela devolução correspondente.

Os valores glosados pela auditoria médica dos convênios e planos de saúde, nas faturas emitidas em razão da prestação de serviços e de fornecimento de materiais aos seus conveniados, devem ser considerados vendas canceladas para fins de apuração da base de cálculo do PIS e da COFINS (ADI SRF 1/2004).

DESCONTOS INCONDICIONAIS CONCEDIDOS NO ATO DA VENDA

Somente são consideradas como descontos incondicionais as parcelas redutoras do preço de venda quando constarem da nota fiscal de venda dos bens ou da fatura de serviços e não dependerem, para sua concessão, de evento posterior à emissão desses documentos (IN SRF 51/1978).

O IPI DESTACADO E O ICMS COBRADO COMO SUBSTITUTO TRIBUTÁRIO

O IPI é o valor que o fabricante (ou o contribuinte deste imposto) destaca na nota fiscal. Da mesma forma, vários produtos, sujeitos ao ICMS, têm exigência, pela legislação estadual, de haver a cobrança do imposto em fase anterior á sua circulação para o consumidor final.

RECUPERAÇÕES DE CRÉDITOS BAIXADOS COMO PERDA QUE NÃO REPRESENTEM INGRESSO DE NOVAS RECEITAS

Os créditos baixados como perda são as duplicatas, títulos e valores a receber, vencidos há mais de 6 meses, e que contabilmente foram baixados a débito de resultado de exercício.

[code]

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.