x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.920

odair de sousa pontes

Odair de Sousa Pontes

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 10 junho 2016 | 12:12

Bom dia caros colegas!!!

estou com dúvidas a respeito do que compõe o livro diário atualmente ao fechar um balanço imprimimos o diário, balancete, balanço, DRE, DMPL, Índices financeiros, plano de contas, notas explicativas, carta de responsabilidade da administração. minha pergunta é existe uma base legal para regulamentação do que compõe o livro diário?
vale ressaltar que no estado que atuo ainda é entregue esse livro impresso e essa ordem do diário é feito para as três formas de tributação (Simples, Presumido e Real).

Desde já agradeço.

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 10 junho 2016 | 13:31

Odair boa tarde,

Exigências da Norma - ITG 1000

• Demonstrações Contábeis obrigatórias

BP – Balanço Patrimonial
DRE – Demonstração do Resultado do Exercício
NE – Notas Explicativas

Demonstrações Contábeis estimuladas

DFC – Demonstração dos Fluxos de Caixa
DRA – Demonstração do Resultado Abrangente
DMPL – Demonstração das Mutações do PL

nas empresas simples tenho usado somente as obrigatorias, nas empresas de lucro presumido e Lucro real uso todas....


Fonte: Res.1.418/12- ITG 1.000.
Adoção obrigatória a partir do exercício iniciado em 1º

Espero ter ajudado

Gilmar Jesus Mendes
Daniela Nabinger

Daniela Nabinger

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 13:42

Boa Tarde!

Preciso tirar uma dúvida, Tenho um cliente que está saindo do escritório, fizemos a contabilidade até 31/05/16 e encerramos. Para o livro diário é preciso incluir neste caso, notas explicativas, dlpa, dfc, sendo que a contabilidade terá continuidade me outro escritório? Entendo que teria que entregar o livro somente com o dia´rio, balanço e os termos de abertura e encerramento, estou correta?

Att.

Daniela

Daniela Nabinger

" Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros."

Benjamin Franklin

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.