x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.364

Reconhecimento de Estoques

Joao Paulo Lima

Joao Paulo Lima

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 10 junho 2016 | 15:34

Boa tarde
Pessoal tenho a seguinte duvida, imagina a seguinte situação:

Peças de reposição (válvulas, motor de partida, embreagem, etc.)

Eu tenho um caminhão ai deu problema na embreagem do mesmo, suponhamos que eu tenho em estoque uma embreagem nova, vou lá e substituo a danificada pela nova que estava em estoque, a danificada eu mando pra conserto e quando recebo ela recondicionada ela precisa ir para o estoque.

Duvidas eu posso fazer isso ?
Como poderia fazer isso se recebo uma nota de prestação de serviço do recondicionamento e não de compra da peça recondicionada....
O valor que devo reconhecer neste estoque é o de custo de recondicionamento sendo assim não vou reconhecer o serviço como despesa.

Como proceder existe algo que resguarde esse reconhecimento do estoque de peças que retornam do conserto? CPC ?

Joao Paulo Lima
Analista Fiscal
Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 10 junho 2016 | 16:51

Boa tarde Sr. Joao Paulo Lima, tudo bem?

O pronunciamento que trata os estoques é o CPC 16 (R1) - Estoques, ok?

Já posso adiantar, com base no próprio CPC, temos que: "O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais."

Porém se: "despesas administrativas que não contribuem para trazer o estoque ao seu local e condição atuais;"

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Alex Machado

Alex Machado

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 13 junho 2016 | 13:29

Oi,

Acho que o importante é você saber que como contribuinte, você vai emitir uma nota na saída para conserto e uma nota na entrada da mesma mercadoria. Quando for registrar a saída, você vai reduzir o custo do estoque e na entrada você vai aumentar. Assim o custo na saída e entrada da mercadoria enviada para concerto vai zerar e prevalecer o custo de quando comprou a mercadoria para o estoque ou a diferença do custo inicial mais a diferença.

E qual atividade da empresa? Se você comprar essa peça apenas para reposição dos meus caminhões, não deveria registrar no imobilizado e reconhecer no resultado através de depreciação? O que acha?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.