x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.974

Sefip empresas 5 funcionarios sem certificado digital

valdemir jacon

Valdemir Jacon

Prata DIVISÃO 3, Programador(a)
há 7 anos Domingo | 12 junho 2016 | 10:55

Bom dia a todos

A partir de agora empresas com com 5 ou mais funcionários serão obrigadas a enviar o sefip utilizando o certificado digital.
aqui um link a respeito
http://www.anfac.com.br/v3/informativos-noticias.jsp?id=1385

Apesar de sabermos que hoje dificilmente a empresa consegue trabalhar sem certificado digital, digamos "é um mal necessário", ainda existem empresas sem o certificado, e na crise que estamos, a primeira coisa é que perguntam é se não pode "jogar mais pra frente" a compra do certificado.

Sei que é possível enviar o sefip utilizando o certificado digital do escritório, mas é obrigatório a procuração ? pois como ela é apenas digital a empresa ainda precisa comprar o certificado, e já vi comentários de contadores falando que conseguem enviar o sefip mesmo não tendo a procuração.

Será que a procuração é necessária apenas quando for fazer alguns processos específicos ? Até mesmo porque dentro de um SEFIP.RE pode ir muitas empresas, será que a caixa confere a procuração 1 a 1 dentro do arquivo ?

Alguém já conseguiu enviar um sefip, pegar saldo, enviar grrf de uma empresa sem a procuração ?

Existe um topico criado com assunto semelhante. mas entendi que a duvida do outro usuario é como fazer o envio e como fazer a procuração, por isso criei outro topico

Valdemir
https://www.fxsistemas.com.br
Automação Contábil
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Domingo | 12 junho 2016 | 21:58

Prezados,

Conheço profissionais que fazem esse tipo de manobra enviar sefip, grrf de um cliente com certificado digital de outros clientes sem a procuração infelizmente só o que vemos aquele velho jeitinho Brasileiro, espero que com essa medida, possa melhorar essa questão pois algum erro por causa dessa manobra pode causar uma dor de cabeça enorme para a empresa dona do certificado digital na qual foi enviado.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

CLEANE DE ARAUJO

Cleane de Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Chefe Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 20 junho 2016 | 18:17

Boa tarde, Prezados.
Referente as duvidas abaixo vejamos.
Enviamos a SEFIP com o sem movimento com o certificado pri da Contabilidade, não com a procuração de outras empresas.
Não conseguimos fazer demais movimentação perante a caixa - saldo. extrato de FGTS , chave etc sem o certificado digital. e agora até a emissão de fomulario de seguro desemprego.

resumo então que, até que a CAIXA continue aceitado o envio pelo certificado pri, se é a contabilidade que manda as informações para a CAIXA de SEFIP, não será necessário o certificado digital. Porém repito, as empresas que possuem ao menos 1 funcionário necessitará do certificado digital para outros processos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.