Prezada colega e uma via cruzis, seu amigo não deveria ter pego logo de cara sem antes analisar as circunstancias, pois tenho quase absoluta certeza que o fato do outro contador ter abandonado a escrita, teve seus motivos, normalmente cliente Inadiplente e relapso com os compromissos e que não segue as orientações do profissional. Pois se ele o cliente fosse correto e estivesse com os compromissos com o profissional em dia todas as enxurradas de problemas seriam de responsabilidade do contador inclusive as multas. Mas vou tentar ajuda-la, eis alguns passos;
1- começou certo procurando ajuda de colegas aqui do fórum, porem não espere que tudo va as suas mãos de mao beijada, terá que pesquisar também, e ler muito, para se enfronhar do assunto.
2 - Levantar junto ao e-CAC a situação fiscal do Contribuinte.
3- Preparar os mapas de calculo desde a data do desenquadramento para o sistema de Lucro Presumido, verificar qual a taxa de presunção para não fazer mais M..., faça o enquadramento do percentual correto.
4- Apos preparar os Darfs, entregar ao cliente sob protocolo, provavelmente não vai ter dinheiro para paga a vista, então terá que solicitar parcelamento, o quakl se não for honrado atrasando 2 parcelas e cancelado e a novela começa de novo.
5- Preparar os DCTF
6- Preparar DIRF
7- Fazer ECD e ECF,
8 - Tem multa pra todo lado e o pior e que são cumulativas ou seja começa com 250,00 e vai aumentando a cada mês ou fração.
9- Preparara escrituração , fazer a notificaça do desenquadramento a quem de direito , Fornecedores, Clientes etc...
10- Mais importante, fixar seus honorários, e receber parte para consertar essa lambança toda antecipadamente, não ceda ao chororó do cliente, pois tenho 50 anos de profissão e já vi , cliente choramingando preço de honorários e logo em seguida comprar carrão novo. Cliente bom e aquele que paga e se aconselha com seu contador e não sai fazendo o que passa pela cabeça sem medir as consequências de seus atos, para com aqueles que dependem de sua pudencia, funcionários e famílias, e prestadores de serviço.
Colega são algumas orientações, mas analise com calma, não cabe uma impugnação ao Desenquadramento, verifique junto a SRF essa possibilidade, caso ache que não vai adiantar nada e tem a possibilidade de ficar no prejuízo, desista e devolva , pois pode aparecer um novo cliente e você estará assoberbada de tarefas com um que não e o perfil que todos queremos.
Sds. Ribeiro
Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista
https://www.orgribeiro.com.brContador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
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