x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 82

acessos 43.835

Faculdade a Distância

Caio

Caio

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 15 abril 2009 | 13:25

BOa tarde, tenho um a dúvida, não sei se aqui é o local certo pra mesma.
Abandonei minha faculdade no 2° periodo por problemas financeiros. Trabalho há 5 anos na contabilidade e me identifico muito com a área, smepre quis estudar mas pela 2ª vez desisto pois fica muito caro pra manter meus estudos e minha despesa. Desde o ano passado quis estudar numa unidade da Unopar (uma faculdade que dá o curso a distância por um valor menor) sendo aulas presenciais, tive medo por terminar o curso e não conseguir nada e a faculdade ser até censurada pelo mercado de trabalho, mas agora, quero enfrentar, será a única forma de terminar meu ensino superior, gostaria de saber a opinião de quem já fez, faz ou pensa sobre esse tipo de faculdade. Meus chefes me dizem que pra mim não será problema por que eu não irei a procura de emprego pois já domino tudo na escrita fiscal e na contabilidade e tenho um bom conhecimento de RH e Legislação.
Quero ouvir vocês!
Grato, será muito importante pra mim já que o forum é composto de pessoas sérias e profissionais capacitados.

Claudinei

Claudinei

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 15 abril 2009 | 14:23

Caio,

Primeiro verifique a idoneidade da Instituição de Ensino junto ao MEC e ao CRC. Analise se ela obedece a LEGISLAÇÃO estabelecida por esses orgãos.

Após isso, sinceramente, não vejo problema em você terminar seu curso a distância, ja que você trabalha na área, aprenderá muito mais no dia a dia, do que na sala de aula.

O mais importante será a sua dedicação, isso sim, contará muito, crie seu diferencial, seja uma referencia positiva para seus clientes, e seja honesto.

Boa Sorte, e não deixe de estudar.

Se precisar de ajuda, esse FORUM é o melhor professor.

[]' Claudinei

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 15 abril 2009 | 15:11

Caio de Castro,

Concordo com o que disse o amigo Claudinei.

O único problema em se formar através do sistema EAD, para algumas pessoas, é a falta de um professor explicando a matéria, mesmo que nestes cursos existem um sistema para tirar as dúvidas e orientações aos alunos.

Mas, a grande vantegem, no meu modo de vista, é exatamente isto (falta de professor). O EAD estimula mais o aluno a buscar o aprendizado, ao invés de "receber pronto do professor".

Resumindo, EAD é um sistema que busca uma maior dedicação do aluno em buscar o conhecimento.
Como você já trabalha na área, será muito mais fácil, pois você já tem a prática e irá aprender a teoria.

Sobre o mercado de trabalho, fique tranquilo: Não haverá falta de oportunidade.
Costumo dizer que: "Enquanto tivermos empresas e profissionais liberais movimentando a economia, sempre teremos mercado para o contabilista".
Veja aqui e também aqui as notícias relacionadas ao mercado para o contabilista disponíveis no nosso Portal Contábeis.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
FRANCENILSON CASTRO DOS SANTOS

Francenilson Castro dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 14 anos Sexta-Feira | 24 abril 2009 | 18:45

Caio de Castro,

Concordo com o que disse o amigo Claudinei.

No entanto, posso te assegurar que o mais importante é vc gostar do que faz, e sem duvida o Curso Superior, lhe dará mais oportunidades, posso lhe indicar Uniderp Interativa, onde faço Ciencias Contábeis. Um abraço e boa sorte!!

O senhor é o meu Pastor Nada me Faltará. Leia a Bíblia!!!
Paulo César do Nascimento

Paulo César do Nascimento

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 6 maio 2009 | 22:54

Caio de Castro,


Tenho 20 anos trabalhando com contabilidade e tomei a decisão de estudar pelo metodo EAD e escolhi a UNOPAR no sistema presencial-conectado, e posso lhe assegurar que você vai gostar. O que o Colega Wilson Fernando disse é muito correto, pois este tipo de ensino força o aluno a pesquisar.

Se tiver mais alguma dúvida sobre o curso de Ciências Contábeis da UNOPAR, me mande um e-mail com suas dúvidas que te responderei.

Email: @Oculto

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 7 maio 2009 | 15:59

Estou no mesmo dilema, já parei meu curso essa agora é a quarta vez pois trabalho demais e não deu pra conciliar,
pela ultima vez, abandonei no mes de março na Faculdade Araguaia aqui em Goiânia e estou indo pra Unopar, tem um local aqui na T9 onde farei lá. Já fui olhar e conhecer, antes eu tinha medo mas como também já trabalho na área há 8 anos, eu não preciso de referencias de faculdade, também achei o método de ensino legal e até acompanhei essa semana um noticiario num telejornal (tv) sobre o assunto, a busca está crescendo e a formação é muito boa.
Só tende a crescer, perdi meu medo e agora vou concluir minha faculdade e meu tão sonhado curso de línguas pois a minha profissão exige, como tenho espanhol, agora farei Inglês, dá pra conciliar numa boa, acho que acabou esse lance de faculdade todo santo dia pra quem já atua na área e não tem tempo.
Boa sorte pra nós

Caio

Caio

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 18 maio 2009 | 13:31

Vi há pouco no Centro uma máteria na capa de um jornal local sobre o mercado de trabalho e a rejeição dos cursos a distãncia. Cita o Goiás e o mercado em geral que rejeita esses cursos, a quantidade de alunos (1000) para professor e segunda uma senhora (chefe de algum dpto educacional eu acho): 'É uma compra de diploma"
Isso que me deu medo quando penso em estudar pelo método EAD, mas tenho a segurança de já ter emprego fixo, mas mesmo assim me dá medo pois posso nem sempre ficar nesse emprego atual e quando for procurar outro escritorio pra trabalhar e falar que fiz uma faculdade a distância, não me derem a vaga.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 18 maio 2009 | 15:19

Caio de Castro

Na minha concepção o Curriculum Profissional vale mais que o nome da entidade que forma o profissional.
Vamos supor que:Tenho dois candidato a uma vaga de contador em minha empresa:
-O primeiro é formado pela USP(Universidade São Paulo) e é seu primeiro emprego;
-O segundo é formado pela Faculdade BIROSCA e trabalhou como contador na Petrobras, Vale do Rio Doce.
É evidente que o segundo será contratado.
Portanto, para ser um bom profissional depende muito mais de voce do que da faculdade. E voce que tem que demonstrar e convencer que é capaz.

Editado por M Messias Santos em 19 de maio de 2009 às 06:42:20

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 18 maio 2009 | 16:26

Eu ví a reportagem hoje também no Jornal Opção (pois moro em Goiânia também), o que acontece no Goiás e no Brasil todo, é uma correria por um curso superior e como estudei em 2 intituições de ensino superior de Goiânia, o ensino pra mim não foi o que eu esperava e ví que 99% da sala formada de pessdoas que não trabalham na área nem conhecem a contabilidade, se forma sem preparo nenhum pro mercado de trabalho, isso me preocupou de certa forma com meus colegas de aula que cedi em minha casa (trabalho com negócio terceirizado além do meu emprego fixo), meu programa e material pra os interessados conhecerem a risca, então não vejo diferença nenhuma em se fazer por EAD e assino em baixo o que falou o nosso colega Messias.
Existe todo uma defesa por interesse próprio atrás dos bastidores (o que percebí na reportagem), mesmo asim, não me abalou pois eu estou decidido no que quero.

SASKA S T KOPMANN

Saska s T Kopmann

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 14 anos Terça-Feira | 23 junho 2009 | 14:13

Colegas,

Eu estou indo para o 4º Semestre de Ciências Contábeis pelo COC (EAD) e estou muito feliz com tudo.

Como todos os colegas disseram, é necessário que o aluno se interesse pois diferentemente do sistema presencial - o professor presta sua assessoria à distância a milhares de alunos. Mas em nada deixa a desejar na minha opinião.

O que eu acho é que esse tipo de ensino não é muito proveitoso por exemplo para quem não conhece a área, ou seja, nunca trabalhou naquela área e esta faculdade ainda seja a primeira formação. Nesse caso acho que a pessoa ficará meio perdida com o sistema ou talvez até não goste. É o que eu tenho visto na minha sala por exemplo.

Já para quem trabalha na área ou conhece - acho perfeito. Tem dado muito certo para mim.

Quanto a questão do "preconceito" também pensei muito. Pois minha dúvida era se entre dois candidatos a questão da formação pesasse mais que a experiência. Mas as pessoas querem conhecimento e não títulos...

Boa sorte na escolha, seja qual for ela a dedicação deve ser ímpar!

Abraços!
Saska

Atenciosamente,

Saska Kopmann|[email protected]

Redação Fiscal - PODTAX - Guia do Analista
"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!"
www.guiadoanalista.com.br
Grupo WHATS
Grupo FACE
Thiago de Souza Oliveira

Thiago de Souza Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 24 junho 2009 | 10:31

Tipow, muitas pessoas tem um certo preconceito quando se fala em EAD. O que eles esquecem, é que a pessoa que estuda EAD, não tem outra alternativa a não ser aprender toda a matéria estudada, ou seja, tem que estudar muito pra passar, não é igual ao presencial que vc tem turma pra colar, ou trabalhos em grupo que vc mesmo não sabendo nada, vai na aba dos que sabem. Tudo tem o ponto positivo e o ponto negativo.

Quanto a entrar de primeira na faculdade EAD, eu também acredito que seja mais fácil e recomendável, para quem já trabalha na área.

Vejam o meu caso.

Sou Técnico em Informática, e em 2005 em comecei a trabalhar em um escritório de contabilidade aqui na cidade, depois que decidi fazer um curso superior, não tinha nada com Informática aqui na região, então optei por fazer Contábeis via EAD, mas antes disso, fiz um curso técnico em contabilidade EAD, lá no Instituto Monitor, por que achava que não teria base suficiente para entrar na Universidade. Depois que entrei na faculdade, vi que a melhor coisa que fiz, foi esse Técnico em Contabilidade, pois já entrei na faculdade com um boa base. Hoje me considero mais um contador do que um profissional de informática.

Entrar na faculdade sem nenhuma base, é fria... eu não recomendo...

Um Grande ABraço a Todos...

T+

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 3 julho 2009 | 09:57

Thiago, valeu a dica, procurei a UNIP que já disponibilizou os cursos pra Goiânia e Senador Canedo, farei na UNIP mesmo!
Obrigado!
Estou muito entusiasmado, estive vendo um caderno de Cursos Superiores no Jornal O Polpular, e lá já fala sobre a aceitação dessa modalidade de ensino aqui no Goiás, tanto é que, algumas grandes faculdades como a Universo já está se adequando e já estrá oferecendo o curso de ADM na modalidade EAD.
Ví comentários de pessoas que trabalham muito e não podem, devido o serviço cursar uma faculdade regular, optaram pela modalidade EAD e estão bem. É quetão de força de vontade mesmo e creio que, pra nós que já trabalhamos ná área, uma ótima opção e até mais estímulo pra captar coisas novas, trocar experiências etc.

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 30 abril 2010 | 09:37

Após pesquisar e pesquisar, optei pela Universidade Estácio de Sá.
No início, tive dificuldade de adaptar-me ao sistema, bombei em Estatistica e fui ótimo em Contabilidade.
Estou feliz e pretendo ir até o final agora.
Já pensando em, quando do término do curso, já ingressar numa pós rapidão pois pretendo atuar na área de Auditória ou Contabilidade Internacional.
O bom foi que nesse método, 'puxado' como o colega citou anteriormente, dá pra eu conciliar meus horários durante a semana e fazer um ano de conversação pra melhorar meu espanhol que, creio eu, já será de grande valia profissional e, futuramente, aprender também o idioma Ingles. Creio que um bom profissional tem de dominar mais de um idioma, meu último emprego pedia isso.
Então, estou feliz com minha escolha!
Estou aberto pra trocar experiência com colegas que também fazem EAD.
No meu perfil, tem meu e-mail.
Será uma troca de experiencia pra mim.

Leonardo Sampaio Leite

Leonardo Sampaio Leite

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sábado | 15 maio 2010 | 01:07

Boa noite a todos!!!


A faculdade via internet é muito proveitosa com relação à flexibilidade e comodidade no que concerne aos estudos. Isto é fato. Porém, é importantíssimo que a pessoa interessada avalie bem as vantagens obtidas tanto no método tradicional quanto virtual. Todos os meus cursos profissionalizantes, por exemplo, foram presenciais, contudo resolvi iniciar um curso superior na modalidade EAD. Estou cursando o primeiro semestre. Posso dizer que não acostumei, ainda, com esse método de ensino à distância, pois sinto falta do convívio entre as pessoas, de suas histórias, das risadas dos colegas após uma piada engraçada, da seriedade do professor (a) ao ensinar a matéria (se qual for) e experiência daqueles que já trabalham profissionalmente. Percebi que a EAD é benéfica como ensino complementar, sendo viável ao aluno - se possível - optar pelo modo convencional. Ambas exigem dedicação do interessado, pois o êxito profissional não acontece por acaso. O aluno é o eterno responsável pela sua aprendizagem e, o professor, o grande colaborador nesse processo de desenvolvimento.

"Para todo o ESFORÇO, há a devida RECOMPENSA"
robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 18 maio 2010 | 08:24

No ínicio me senti assim também, até vi outra faculdade e a possibilidade de mudar, mas entrando no seundo módulo, estou gostando muito e, usarei meu periodo livre pra outros cursos como idioma, que o mercado pede muito agora na nossa área.

Rosanna Sarraino Ferreira

Rosanna Sarraino Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 19 maio 2010 | 13:44

Eu também fiz o Técnico em Contabilidade à distância pelo Instituto Monitor enquanto trabalhava no departamento financeiro da empresa em que estou. Apesar de não cuidar somente das rotinas do financeiro e sim de praticamente tudo o que envolve a empresa, a vivência prática aqui me ajudou muito a concluir o Técnico. Hoje, estou terminando o curso Escritório Modelo do Sindcont, e estava justamente pensando em fazer a faculdade à distância quando encontrei este tópico. Para mim, é a única maneira de prosseguir.
Acredito que a aceitação pelos cursos à distância estão muito maiores do que quando iniciei o técnico em 2006. Hoje realmente a prática conta mais do que os títulos alcançados. Aqui mesmo eu pude provar que um funcionário sem curso superior pode e consegue ser muito mais produtivo do que outro funcionário com mais qualificação.
Aí vai da força de vontade e comprometimento que você resolver ter com a carreira que escolher.
Estou muito feliz com minha escolha apesar de balançar em alguns momentos... mas tudo faz parte do caminho que escolhi.
Boa sorte à todos!

Rosanna Sarraino Ferreira
http://parceriacontabil.blogspot.com
robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 19 maio 2010 | 15:55

Idem, não é fazendo propaganda mas a Estácio de Sá tem um excelente modelo de ensino, como eu fiz 2 periodos presnciais mesmo numa faculdade aqui de Goiania, eu prefero hoje (com base nas duas experiencias) pelo método EAD da Estácio. Lá você aprende mesmo!

ANTONIO ANDERSON CORREA LIMA

Antonio Anderson Correa Lima

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 18:19

Olá Pessoal, também gostaria de recerber informações sobre a Unicid, outro dia ví a Proposta do Curso de Ciencias Contábeis oferecido por esta Instituição. Confesso que só não me inscreví ainda porque não a conheço bem, mas já tenho procurado informações a respeito desta escola.
Alguém aí poderia me recomendar? Assim como a Michelly conto com vocês. ok?

Abraços!

SERGIO LUIS CANTAO JUNIOR

Sergio Luis Cantao Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 23 junho 2010 | 11:05

Eu estou fazendo EAD no COC e esta sendo válido. Sou técnico em contabiliade com registro a mais de 20 anos, e a faculdade a distancia esta sendo bem proveitosa. A minha única preocupação esta com relação a quando terminar o curso não conseguir registrar o diploma junto ao CRC.

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 23 junho 2010 | 15:48

Por que não conseguirá registrar seu diploma junto ao CRC?
Já tens o CRC de técnico? eu tenho, no meu caso, creio eu, seja apenas mudar a categoria quando finalizar meu curso superior.
Se a faculdade é reconhecida, creio que não tenha nada com registro de diploma no CRC não, funciona como o diploma de técnico, eu apenas o levei por ocasião do meu registro, é conferido a portaria, dados da instituição e foi emitido o meu registro.

CrisSP

Crissp

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Auditor
há 13 anos Terça-Feira | 29 junho 2010 | 17:36

Ola!
li todas as mensagens aqui.Mas ainda estou em duvida.
estou pensando em fazer unicid ou unip en interativo.
eu queria ter aulas so on line nada de presencial. o que voces acham dessas faculdades?
Obrigada

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 10:42

A Estácio te dá essa opção de aulas apenas on-line.
O material é excelente!
A UCDB também dá aulas apenas on-line, claro que todas tem a opção de ver as aulas geralmente às quartas-feiras no polo, mão não é necessário ir pois podemos ver a aula no site mesmo.
Algumas como a Unopar não tem essa opção. Tem de ver uma aula por semana.

CrisSP

Crissp

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Auditor
há 13 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 16:17

Mas tem as provas presenciais na Estacio. ainda se fosse em Sao Paulo mesmo mas o polo esta em Ourinhos.

Nao existe nenhum ranking das universidades interativas?

Cesar Marques Fazenda

Cesar Marques Fazenda

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 16 julho 2010 | 10:33

Bom dia Zu-landa,

Também tenho interesse no curso a distância e pretendo faze-lo na UNOPAR, e pesquisei um pouco sobre a instituição e entrei em contato com o polo mais proximo da minha cidade.

Bom o que tenho até agora é que:

A PORTARIA No- 556, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2006, com a seguinte redação:

"...do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1º Renovar, pelo período de 5 (cinco) anos, o credenciamento para a oferta de cursos superiores a distância da Universidade
Norte do Paraná, mantida pela União Norte do Paraná de Ensino S/C Ltda., ambas com sede na cidade de Londrina, Estado do
Paraná.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação."


Para obter mais informações sobre a instituição você pode entrar no portal e-MEC.

Também enviei e-mail para o CRC do meu estado para confirmar a idoneidade da UNOPAR e se posso emitir CRC me formando neste curso, ainda não me responderam, mas quando tiver está resposta volto a postar.

Abraços

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.