x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 555

Contribuintes Pis e Cofins

Rodrigo Cruz Betança

Rodrigo Cruz Betança

Bronze DIVISÃO 4, Economista
há 7 anos Terça-Feira | 14 junho 2016 | 21:30

Boa noite,


Gostaria de saber se há alguma forma de eu consultar se os fornecedores da empresa em que trabalho são contribuintes ou não PIS e Cofins? Pois há diversos casos que desconfio que poderíamos utilizar o crédito PIS/Cofins e não estamos fazendo.


Muito obrigado pela atenção!

Marcelo Rosa

Marcelo Rosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 14 junho 2016 | 22:05

Rodrigo,
você tem várias formas de consulta podendo ser a legislação do PIS/Cofins, o NCM do produto, a CST, ou baixar o arquivo xml da danfe e fazer a análise no programa emissor nfe da sefaz.
dificilmente a empresa não é tributada pelo pis/cofins. Quando há qualquer coisa diferente da alíquota padrão (não tributado, isento, alíquota zero ou alíquotas diferenciadas), as empresas devem informar os dispositivos legais no campo "informações complementares" da danfe.

Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 7 anos Terça-Feira | 14 junho 2016 | 22:42

No Regime da Não cumulatividade é garantido o crédito do PIS/COFINS independente da condição do fornecedor, mesmo que seja do Simples Nacional.

Só deve garantir que:

- Fornecedor deve ser pessoa jurídica.

- A tributação real do produto deve ser alíquota básica. Eu disse tributação real, que deve ser consultada pelo NCM e não o que está na nota, que inclusive pode de estar errada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.