x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 123

acessos 160.458

Alteração de CNAE

Kelly Cristina da Silva Pereira

Kelly Cristina da Silva Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 15 anos Quarta-Feira | 15 abril 2009 | 17:24

Olá!!

Preciso fazer uma alteração do CNAE de um cliente aqui no escritório onde trabalho. Alguém sabe qual é o procedimento junto à Receita Federal?? Não sei se é da esfera estadual ou federal, mas a empresa está localizada em São José dos Campos.

Obrigada!!

Abraços...

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 16 abril 2009 | 06:27

Kelly Cristina,

Para fazer a alteração do Objeto Social da empresa (CNAE) , o promeiro passo é alterar o ato constitutivo da empresa, ou seja, fazer a alteração no Contrato Social ou no Requerimento de Empresário.

Aqui em MG, através do Cadastro Sincronizado, faz-se a alteração do ato constitutivo e o preenchimento da Coleta Web do Cadastro Sincronizado e envia a documentação na Junta Comercial.
A Junta Comercial já registra a alteração e defere a alteração nas 03 esferas (Junta Comercial, Receita Federal e Receita Estadual).

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 17 abril 2009 | 08:22

Em SP é assim também. Gera o cadastro web, o processo vai para Junta, após deferimento é feita os demais órgãos.

Simone Aparecida Beltrame Leite

Simone Aparecida Beltrame Leite

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 27 abril 2009 | 15:20

Boa tarde pessoal,

e como fazer essa alteração do Cnae, sem alterar o contrato social? pois o cnae atual é muito genérico 52.29.0.99 - outras atividades auxiliares de transportes...além de ser impedida de optar pelo simples, quando poderia ser 79.11-2-00 - agência de viagens, o que de fato é, podendo ainda assim optar pelo simples. Trata-se de uma empresa de intermediação na venda de passagens.

Obrigada


Simone
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 27 abril 2009 | 17:37

Simone Aparecida,

Para que você possa fazer a alteração do CNAE de uma empresa, é necessário, em primeiro lugar, que o mesmo esteja de acordo com o Contrato Social (registrado na Junta Comercial) .
Estando, basta fazer a alteração através do Cadastro Sincronizado.

Agora, se a empresa (como você mesma disse) "Trata-se de uma empresa de intermediação na venda de passagens", esta empresa está impedida de optar pela sistemática do Simples Nacional, visto que o item XI, Artigo 17 da LC 123/2006, estão vedadas de optar pelo Simples Nacional a emresa "que tenha por finalidade a prestação de serviços decorrentes do exercício de atividade intelectual, de natureza técnica, científica, desportiva, artística ou cultural, que constitua profissão regulamentada ou não, bem como a que preste serviços de instrutor, de corretor, de despachante ou de qualquer tipo de intermediação de negócios (grifo meu);".

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Simone Aparecida Beltrame Leite

Simone Aparecida Beltrame Leite

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 29 abril 2009 | 09:42

Bom dia Wilson,

O que acontece, é que o proprietário desta empresa tem um irmão que também tem uma empresa do mesmo ramo, ou seja faz o mesmo serviço, porém em cidade diferente, é optante pelo simples, pois está com CNAE de agencia de viagens 79.11-2-00.

Estou assumindo a contabilidade deles e está ocorrendo essa discrepância nos impostos, já que a empresa optante pelo lucro presumido está com uma carga tributária mais onerosa e possivelmente não suportará.

Obrigada


Simone
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 29 abril 2009 | 11:38

Pois é Simone Aparecida,

Realmente a nossa legislação é um tanto confusa.

Veja aqui que a definição para Agência de Viagens é:
"Uma empresa privada que trabalha como intermediária (grifo meu) entre seus clientes e determinados prestadores de serviços turísticos (Empresas aérias, hoteis, cruzeiros...), com o objetivo de vender produtos e serviços relacionados com essas viagens a um preço e com determinadas condições especialmente atrativas em relação com as que se poderia conseguir ao dirigir-se diretamente a esses provedores."
Esta definição é bem clara ao estabelecer que uma agência de viagens é uma intermediadora de negócios.

Como disse antes, o item XI, Artigo 17 da LC 123/2006, determina que está vedada de optar pelo Simples Nacional a emresa "que tenha por finalidade a prestação de serviços decorrentes do exercício de atividade intelectual, de natureza técnica, científica, desportiva, artística ou cultural, que constitua profissão regulamentada ou não, bem como a que preste serviços de instrutor, de corretor, de despachante ou de qualquer tipo de intermediação de negócios (grifo meu);"

Só que, conforme consultado no Portal Contábeis, este CNAE (7911-2/00) não está incluso nos Anexos do Art. 7º da Resolução CGSN nº 20 de 2007, podendo a atividade segregar suas receitas pelo Anexo III.

7911-2/00 - Agências de viagens
Lista de Atividades do CNAE

Atividade Permitida - O CNAE 7911-2/00 não está incluso nos Anexos do Art. 7º da Resolução CGSN nº 20 de 2007

A atividade acima poderá segregar a receita pelo Anexo III.

Atenção: Este aplicativo foi elaborado para ajudar na segregação das receitas pelo CNAE, não pode ser tomado como regra a ser aplicada, cabendo ainda avaliação das particularidades de cada atividade.

Fonte:LC 123/2006 com alterações das LC 127/2007 e LC 128/2008. Resolução CGSN nº 51, de 22 de dezembro de 2008 e CONCLA/IBGE Tabela de CNAES.


Neste caso, se você fizer a opção pelo Simples Nacional desta empresa, o seu pedido será deferido, tornando a empresa optante pelo Simples Nacional (Lembrando que este pedido de opção somente poderá ser feito durante o mês de janeiro de cada ano calendário).

Editado por Wilson Fernando A. Fortunato em 29 de abril de 2009 às 11:43:04

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Gisele Arruda

Gisele Arruda

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 14 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2010 | 11:47

Bom dia... tbm preciso fazer uma alteração mas para incluir um CNAE, alguem poderia me dizer se comércio atacadista de embalagens pode ser optante pelo SIMPLES? A empresa é comércio atacadista de ovos, se incluir esta outra atividade podera continuar no simples nacional? ??

Franklin de Vasconcelos Silva

Franklin de Vasconcelos Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 20 maio 2010 | 21:54

Prezados,

Tenho uma empresa que faz intermediação de negócios em geral até de negócios imobiliarios e até agora o mais proximo que encontrei foi o CNAE 7490-1/04 ATIVIDADES DE INTERMEDIAÇÃO E AGENCIAMENTO DE SERVIÇOS E NEGÓCIOS EM GERAL, EXCETO IMOBILIÁRIO. O pior que também fazemos negócios imobiliarios e agora??

Espero ajuda.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 21 maio 2010 | 11:38

Franklin de Vasconcelos Silva,

Tenho uma empresa que faz intermediação de negócios em geral até de negócios imobiliarios e até agora o mais proximo que encontrei foi o CNAE 7490-1/04 ATIVIDADES DE INTERMEDIAÇÃO E AGENCIAMENTO DE SERVIÇOS E NEGÓCIOS EM GERAL, EXCETO IMOBILIÁRIO. O pior que também fazemos negócios imobiliarios e agora??

O que você realmente deseja com esta postagem?

Qual a sua dúvida??

Confesso a você que da forma em que postou a mensagem, não consegui entender a sua real intensão e/ou dúvida.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Franklin de Vasconcelos Silva

Franklin de Vasconcelos Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 21 maio 2010 | 16:03

Wilson,

Eu estava atrás de uma CNAE onde abrangesse a Intermediação de Serviços e Negócios em Geral. Esse foi o único mais proximo entende? Gostaria de saber o que vocês aconselharia fazer.. Pois até serviços imobiliarios pretendemos fazer.

Agradeço

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 21 maio 2010 | 17:15

Franklin de Vasconcelos Silva,


Você pode colocar o CNAE 7490-1/04 como atividade principal e colocar o CNAE de "serviços imobiliarios" como atividade secundária.

Para consultar o CNAE, poderá utilizar da ferramente disponível no site do Concla.


Persistindo as dúvidas, volte a postar!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 8 junho 2010 | 10:51

bom dia colegas,me ajudem por favor,abri uma empresa com esse cnae 5611201,e um bar e lanchonete,agora estou tentando o ccm sp,nunca da qdo nao e o serviço incluido errado e o codigo que nao e prestador,vces saberia qual serviço posso colocar para esse cnae,vejam e o serviço,ou seja o primeiro registro no cadastro do ccm,obrigado.

ALESSANDRA DELAMO

Alessandra Delamo

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 28 setembro 2010 | 18:30

Boa Noite

Minha primeira postagem nesse forum de grande utilidade por diversas vezes aqui no no escritório.
Minha ´duvida é a seguinte, registrei um Contrato Social de uma empresa na JUCESP, preenchendo o Cadastro digital de empresa limitada (sociedade) tudo certo, porem usei um CNAE que exige CETESB, o que não há necessidade pois todo processo será tercerizado, no entanto quando tento alterar o cadastro digital ele me exige o CNPJ pra alterar o CNAE, nõa há motivo pra alterar o contrato pois nera consta apenas o objeto social da empresa e não o CNAE, agora a pergunta: Como alterar o CNAE de uma empresa apenas registrada na Junta sem CNPJ?

Espero ter sido clara, nunca passei por esse processo estou bastante confusa.

Grata

Alessandra

ROZANE BALSANELLO

Rozane Balsanello

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contratos
há 13 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2010 | 11:21

Alessandra

Acredito que deverá alterar o contrato e deixar essa atividade de forma mais clara possível, consulte a junta de seu estado, para esse procedimento, pois deverá fazer novo pedido do cnpj com o cnae certo, ja que não existe cnpj.

att.
Rosangela

ALESSANDRA DELAMO

Alessandra Delamo

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2010 | 14:50

Rosangela

No contrato esta apenas o objeto social, eis a questão, não queria era exatamente ter de refazer o contrato que ja esta todo assinado e ja aceito pela junta, queria saber se posso fazer uma reentrada dele mesmo com novo CNAE apenas no preenchimento do cadastro digital, já que o objeto permanece inalterado.

Adriana Eva da Silva Watanabe

Adriana Eva da Silva Watanabe

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 1 fevereiro 2011 | 11:06

Bom dia,
estou assumindo o RH de uma empresa de plano de saúde e estou com algumas dúvidas uma delas é referente ao CNAE, no cadastro junto a receita consta 66.22-3-00 (corretores e agentes de seguros, de plano de previdencia complentar e de saúde) que segundo meu superior é o que tinha na época que foi constituida a empresa, mais agora consegui encontrar um novo CNAE que se enquadra 6550-2/00 (Plano de Saúde), minha dúvida é qual o precedimento para fazer essa alteção?

Agradeço desde já pela atenção
Adriana

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 fevereiro 2011 | 16:33

Boa tarde Adriana Eva da Silva Watanabe!


Apenas um detalhe:
Esta empresa realmente é uma operadora de planos de saúde, como é o caso da Unimed, por exemplo, ou ela apenas representa uma operadora, vendendo os planos??

Pergunto isto porque tive um cliente que era representante e queria ser constituído como operadora de planos de saúde (o que não era o caso).

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Página 1 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.