x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 123

acessos 160.461

Alteração de CNAE

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Sexta-Feira | 24 junho 2016 | 09:15

Jessyca Marzagão,

A nova tabela de cálculo do Simples para os profissionais de Representação Comercial – que entrou em vigor no início deste ano – pode gerar um crescimento inesperado de tributos. Pelas regras atuais de tributação, se aderir ao Simples, os Representantes Comerciais estão sujeitos a uma tributação entre 16,93% a 22,45% – variando de acordo com a receita bruta anual – maior que os 13,33% que recolhem pelo regime de tributação de Lucro Presumido.

Fonte: blog.suasvendas.com

Jessyca

Jessyca

Diamante DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 24 junho 2016 | 10:00

Luiz Marcos e Alan Cássio , estou numa saia justa , tem uma empresa aqui que o CNAE principal é "47.51201 Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática" e ela não tem CNAE secundário, e por algum milagre ele tira nota de prestação de serviço! Agora queria um CNAE secundário para regularizar a situação desta empresa, sem ter que tirar ela do simples!

“...carpe diem, quam minimum credula postero"


http://spedconsultoria.com.br/
Cassio Dutra

Cassio Dutra

Prata DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 24 junho 2016 | 10:19

Sim, mas no caso ele disse o ideal para representação comercial e ser do LP, porem a empresa terá atividade também de comércio, o ideal é você sentar e conversar com ele e explicar quais são as novas alíquotas , caso ele ele acresça representação comercial nas atividades.

Alan Cássio
Orteco Contabilidade
67 3416-4600
67 8403-1822
https://www.orteco.com.br


"A ignorância traz o caos, não o conhecimento"
-Filme Lucy.
Jessyca

Jessyca

Diamante DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 24 junho 2016 | 10:27

Alan Cássio , Verdade ele não vai ser só representante comercial!!

Agora gerou outra duvida se na atividade principal dele for "47.51201 Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática"

E eu colocar a de representação comercial e prestação de serviço como secundárias qual anexo do simples vou usar?

“...carpe diem, quam minimum credula postero"


http://spedconsultoria.com.br/
Cezareto

Cezareto

Prata DIVISÃO 1, Office Boy
há 7 anos Sexta-Feira | 2 setembro 2016 | 08:50

Na alteração contratual tem que ter uma cláusula especificando a inclusão das novas atividades e na consolidação, coloque as atividades que já existiam e as novas.

Samara Pineschi

Samara Pineschi

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a)
há 7 anos Terça-Feira | 11 outubro 2016 | 13:48

Boa Tarde, preciso de uma ajuda.

Possuo uma empresa de Engenharia (projetos e consultoria) e estamos iniciando alguns cursos na área técnica, são treinamentos de capacitação e reciclagem de profissionais. O registro atual da empresa consta como CNAE principal 7112000 - Serviços de Engenharia e CNAE secundário 7020400- Atividades de Consultoria em Gestão empresarial. Gostaria de adicionar o CNAE 8599604 referente a treinamentos profissionais. Preciso obrigatoriamente fazer uma alteração no contrato social ou posso apenas modificar o registro na Junta Comercial, adicionando este novo CNAE?

Gratidão pela ajuda!

Luis M A Silva

Luis M a Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 2 novembro 2016 | 22:00

Ola colegas, alguem sabe dizer o que seria "EMPRESA TRANSFERIDA PARA OUTRA UF" ao tentar registrar um pedido de viabilidade de "transformação " de Empresario Individual para LTDA. Deixo claro que a empresa era de outro contador e tenho certeza que ela nunca mudou de lugar. Foi criada em 06/2011 e permanece lá até hoje. É uma loja de Materiais de Construção no meu bairro. O Órgao e JUCERJA (RJ). Essa também foi uma duvida do colega Eduardo na página 3 aqui do topico. Procurei mas não foi respondido e ele também não disse se foi resolvido.

Agradecido,

---------------------------------------------------

Tinha postado a mensagem anterior, mas descobri o motivo:

Já resolví.
O Problema era que eu estava digitando o NIRE que estava na parte SUPERIOR no formulario do Empresario Individual. Na verdade, o NIRE é o que está na ETIQUETA da JUCERJA la na parte inferior, bem pequenino.

Agradecido,

Luis

Jorge S.

Jorge S.

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2016 | 11:00

A alteração do CNAE é algo relativamente simples, só tome cuidado com o enquadramento da empresa e o CNAE que você está inserindo. Em muitos Estados é tudo online mesmo, pelo site da junta e da receita, mas verifique o procedimento na sua região.

Laine

Laine

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2016 | 09:05

Bom dia,

Peguei uma empresa recentemente que estava paralisada desde a abertura, que foi em 2011.
Agora a proprietária quer regularizar a situação e fazer a empresa de fato funcionar.
Porém, a empresa atualmente está com os seguintes CNAEs:

*86.50-0/04: Atividades de Fisioterapia (Clínica/Consultório; Centro de hidroterapia; Serviços de hidroterapia; Serviços de núcleo de reabilitação motora; Reabilitação Postural Global (RPG)).

*86.50-0/99: Atividades profissionais da área de saúde não especificadas anteriormente (atividades relacionadas com a saúde realizadas por profissionais legalmente habilitados, exceto as compreendidos nas subclasses anteriores, como as de médicos e dentistas, exercidas de forma independente; atividades de optometristas; atividades de instrumentadores cirúrgico; outras atividades de serviços profissionais da área de saúde não especificadas anteriormente).

Sendo que a proprietária é uma Fisioterapeuta dermato funcional e o objetivo da empresa é ministrar Cursos de Fisioterapia e exercer atividades de estética que são permissivas em função da Fisioterapia Dermato funcional.

O primeiro CNAE está no anexo III e se enquadra no objetivo da empresa, o segundo está no anexo VI e a alíquota é muito alta, minhas dúvidas são:

*Esse segundo CNAE (86.50-0/99) realmente é necessário considerando as atividades da empresa?

*Eu poderia usar o CNAE 96.02-5/02 - Atividades de estética (Atividades de limpeza de pele, massagem facial, maquilagem; depilação; massagem estética para emagrecimento; atividades de spas; outras atividades de beleza não especificadas anteriormente.) - OBS.: Acredito que não se faça necessário, considerando que a fisioterapia dermato funcional permite tais atividades, e isso a incluiria em "Atividades de fisioterapia".

*Seria necessário incluir outro CNAE para que a empresa possa ministrar os Cursos (como o 85.99-6/04 - Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial ou outro)?

*As atividades de curso e estética poderiam ser usadas juntas, ou seria considerado muito distintas?

Já fiz várias pesquisas e a conclusão foi que nas clínicas de dermato funcional o CNAE usado é o 86.50-0/04, mas pela questão dos cursos não estou conseguindo concluir.
Se alguém souber e puder me ajudar, agradeço muito!!!

Davi Menezes

Davi Menezes

Ouro DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2016 | 09:32

Laine, Bom dia!

Seguem alguns comentários ref. as questões.

*Esse segundo CNAE (86.50-0/99) realmente é necessário considerando as atividades da empresa?

RESPOSTA: Este CNAE se faz desnecessário uma vez que não se enquadra no objetivo principal da empresa que é Ministrar Cursos e a atividade de estética.

*Eu poderia usar o CNAE 96.02-5/02 - Atividades de estética (Atividades de limpeza de pele, massagem facial, maquilagem; depilação; massagem estética para emagrecimento; atividades de spas; outras atividades de beleza não especificadas anteriormente.) - OBS.: Acredito que não se faça necessário, considerando que a fisioterapia dermato funcional permite tais atividades, e isso a incluiria em "Atividades de fisioterapia".

RESPOSTA: Este CNAE poderá ser usado para este fim uma vez que a Proprietária tem habilitação para isso.

*Seria necessário incluir outro CNAE para que a empresa possa ministrar os Cursos (como o 85.99-6/04 - Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial ou outro)?

RESPOSTA: A que Nível o curso formará o prospectivo aluno? É preciso saber qual o Nivel de graduação antes de se definir o CNAE.

*As atividades de curso e estética poderiam ser usadas juntas, ou seria considerado muito distintas?

RESPOSTA: Sim.

Laine

Laine

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2016 | 10:49

Oi Davi,

Muito obrigada por todos os esclarecimentos! Foram essenciais. :D

Obs.: Os cursos são de especialização na área de fisioterapia, para alunos já graduados.



Davi Menezes

Davi Menezes

Ouro DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2016 | 11:09

Laine,

Não foi nada.

Para Cursos de Especialização você poderá utilizar o CNAE: 8532-5/00 EDUCAÇÃO SUPERIOR - GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO.

Veja o que diz a classificação na Consulta antes.

Obs. É provável que a empresa e o profissional que irá ministrar o Curso e emitir o diploma tenha que obter uma autorização da Secretaria de Educação ou algo parecido.

Att.

MARISE APARECIDA SANTOS BERNARDO

Marise Aparecida Santos Bernardo

Prata DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2016 | 13:30

Boa tarde tenho um cliente que é produtor rural e ele quer acrescentar no ramo de atividade dele o agro turismo ou turismo rural , não sei como se chama ao certo, isto é, ele fabrica chá e ele quer fazer um turismo dentro do seu sitio mostrando como é feito o chá artesanal.
Alguem sabe como classifico essa atividade°

LUCAS ROBERTO

Lucas Roberto

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 7 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2017 | 21:45

Boa tarde!


Por favor alguém pode me ajudar?


Eu preciso fazer alteração de CNAE E Nome Fantasia:

1º Fiz o procedimento no site da receita federal coleta web:
- Fui ate a unidade da RECEITA FEDERAL e entreguei a documentação para analise junto com DBE

> Só que me retornaram a resposta

Sua solicitação não foi atendida pelo(s) motivo(s) abaixo indicado(s):


ÓRGÃO MOTIVO


RFB A atividade econômica principal informada não consta no Objeto Social do ato constitutivo/alterador.
RFB A(s) atividade(s) econômica(s) secundaria(s) informada(s) não constam no Objeto Social do ato constitutivo/alterador.
RFB O Objeto Social informado é diferente do constante no ato constitutivo/alterador.


Preciso de informação de como dar entrada no processo na JUCESP, mas não tenho Certificado Digital para fazer atraves da via Rapida empresa

Como procedo para efetivar as alterações

ILDA LIMA

Ilda Lima

Iniciante DIVISÃO 2
há 7 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2017 | 22:11

Alan Cássio
boa noite tu pode me informar qual o cnae para representação comercial em aluminio para construção etc.

a representação vai ser só aluminio.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 07:20

Ana Cristina de Oliveira Santos,

Bom dia!


Se a empresa foi constituída na forma jurídica de Empresário Individual, não há o que se falar em Contrato Social.
Para fazer a alteração das atividades da empresa, deverá ser feito esta alteração do REMP - Requerimento de Empresário.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
LENNON

Lennon

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 23 fevereiro 2017 | 09:53

Bom dia pessoal,

gostaria de saber se posso vincular cnaes secundários de construção ao principal q é de serviços de agronomia (74.90-1-03), se é viável vincular ou abrir uma filial ou uma nova empresa?

ANA CRISTINA DE OLIVEIRA SANTOS

Ana Cristina de Oliveira Santos

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 2 março 2017 | 22:32


Olá,
,Alan Cassio

Fiquei na dúvida a empresa que trabalho é SIMPLES NACIONAL , e atacadista ela é distribuidora de ovos , e verduras, mas esta com esses cnae ,
4639-7/01 PRODUTOS ALIMENTÍCIOS EM GERAL; COMÉRCIO ATACADISTA DE (principal)
4637-1/99 COMÉRCIO ATACADISTA ESPECIALIZADO EM OUTROS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS NÃO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE(secundario)
quero alterar pra atividade que realmente ela exerce que é :

4633-8/02 COMÉRCIO ATACADISTA DE AVES VIVAS E OVOS (principal)
4633-8/01 FRUTAS, VERDURAS, RAÍZES, TUBÉRCULOS, HORTALIÇAS E LEGUMES FRESCOS; COMÉRCIO ATACADISTA DE (secundario)

minha duvida é com relação a parte do CNAE ( AVES VIVAS ) porque ela so trabalha com ovos tem algum problema,
e quando for vender ela vai ter que emitir a DANFE ela pega as mercadoria no ceasa e leva direto pra empresas que tipo de NT FISCAL ela vai emitir e se por trabalhar com ovos se tem dedução tributaria .obrigada,

Página 4 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.