x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 984

Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 15 junho 2016 | 14:13

Boa tarde

Gostaria de saber como contabilizar a centralização do recolhimento de PIS, Cofins e Icms da Filial.
Com relação ao recolhimento do Imposto eu sei que tem que ser centralizado.

Minha dúvida é a seguinte eu contabilizo o impostos da Filial (Ex. Cofins/Pis) na própria filial? Ou centralizo também lançamentos de impostos da Filial na Matriz apenas destacando no histórico qual é o valor da Matriz e qual é da Filial?

Se eu contabilizar os impostos na filial o balancete centralizado estará ok! Porem se eu imprimir apenas o balancete da Filial esse valor do Pis/Cofins constara em aberto. Estará correto isso??

Jose Pereira de Souza

Jose Pereira de Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 16 junho 2016 | 16:50

Daniely, boa tarde
o pagamento foi integral na matriz?
se foi vc precisa transferir para a filial o pagamento respectivo. vc vai precisar criar uma "contas correntes - impostos" entre as lojas.
att
pereira.

Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 21 junho 2016 | 14:17

obrigada josÉ pelo retorno

sim pagamento É feito pela matriz integralmente

nÃo entendi como fazer esse lanÇamento entre matriz/filial, poderia me dar exemplo por favor

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 7 anos Terça-Feira | 21 junho 2016 | 20:22

oi, a filial deve ter feito o repasse financeiro a matriz ref. ao valor que matriz pagou pelo darf, neste caso contabiliza-se:

debite: bco xxx matriz [ativo circulante\caixa e equivalentes de caixa (antigo "disponível")]
credite: bco yyy filial [idem]
valor referente transferência de recursos p/ cobrir o pagamento do "darf" ...
$$$

ps: seguem-se tópicos que espero lhe elucidar as dúvidas sobre a aberturas (no plano de contas) das contas contábeis de transferências:

www.contabeis.com.br

www.contabeis.com.br

https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/23177/contabilidade-de-filiais/

outros bons sites para consulta:

www.miracontabil.com.br

www.webcontabil.com.br

boa noite a todos!

Jose Pereira de Souza

Jose Pereira de Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 23 junho 2016 | 14:42

Telmo, boa tarde[
nao tem como vc fazer um único lançamento em "duas contabilidades distintas" por isso é necessário utilizar as "contas correntes lojas" , fezendo dois lançamentos um em cada loja.
att
pereira.
ps
pelo que entendi a nossa colega tem duas contabilidades, uma para a matriz e outra para filial e uma terceira consolidando as duas.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 7 anos Quinta-Feira | 23 junho 2016 | 17:59

oi, neste caso você tem razão; só esqueci de informar de que a sugestão que expus acima serve para um sistema integrado (erp).

boa noite!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.