x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.741

Aumento de capital sem ter o "capital"

Cristiano Gatto Carraro

Cristiano Gatto Carraro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 17 junho 2016 | 08:28

Bom dia amigos!

Estou com uma grande duvida, estamos constituindo uma holding, não possui reservas de lucros, e precisa aumentar o capital que é de apenas R$ 10 mil, não haverá aporte de capital (entrada de recursos).

Como fazer os lançamentos contábeis?

Cristiano Gatto Carraro
André Moraes

André Moraes

Prata DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 17 junho 2016 | 08:43

Cristiano Gatto Carraro Bom dia,

A constituição do capital social da empresa

Ao decidirem constituir a sociedade, ou a firma individual, os sócios, ou o proprietário, levando em conta sua possibilidade econômica, decidem o valor do capital social da empresa tendo em vista fatores como:

- a necessidade financeira para o início do negócio;
- o retorno que o investimento poderá proporcionar, dentre outros.

Pode-se dizer que existem dois momentos que caracterizam o ato de formação do capital das empresas:

- a subscrição, ou seja, a “promessa do sócio” de conferir determinado montante de fundos para a formação do capital social, em dinheiro ou em bens;
- a integralização, que é o cumprimento, pelo sócio, da promessa de entrega do montante com o qual se comprometeu para a formação do capital social.

Na maioria dos casos, a subscrição e a integralização do capital social ocorrem simultaneamente, ou seja, por ocasião da constituição da empresa, onde os sócios declaram, no contrato social, o valor com o qual vão contribuir para a formação do capital social.

Quando um dos sócios subscrevem o capital social mas não o integralizam totalmente, é ajustado um prazo para a integralização da parcela restante. Surge assim a figura do capital a integralizar.

Fonte: Econtal

Cristiano Gatto Carraro

Cristiano Gatto Carraro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 17 junho 2016 | 09:01

Bom dia Andre Moraes!

No caso que descrevi, a empresa já é existente com um capital de R$ 10.000,00, porem ela vai ser um Holding, de outras que existem no grupo, e para ser holding o Capital precisa ser aumentado. Como será só em documentos, e não em valor real, gostaria de saber como posso contabilizar isso, do modo mais "fácil".

Cristiano Gatto Carraro
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 17 junho 2016 | 12:00

No caso que descrevi, a empresa já é existente com um capital de R$ 10.000,00, porem ela vai ser um Holding, de outras que existem no grupo, e para ser holding o Capital precisa ser aumentado. Como será só em documentos, e não em valor real, gostaria de saber como posso contabilizar isso, do modo mais "fácil".


Prezado, no contrato social da empresa deve haver um parágrafo informando de que forma será feito o aumento de capital. Siga o que está escrito.

Não entendi o teu mais "fácil" entre aspas.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 30 junho 2016 | 17:47

Cristiano, desculpa meu caro, mas acho que não estamos nos entendendo.

Você quer aumentar o capital social sem aportar capital, correto? Mas quer aportar capital com o que então?

O capital social não é uma cifra subjetiva e sem importância, pois ela remete ao % de participação e responsabilidade que cada sócio ou quotista tem perante ao patrimônio da entidade.

Esta empresa está aumentando o Capital Social como? Dinheiro? Móveis? Etc?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.