x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 22

acessos 4.383

Siops Municipal- 2016 (1º Bimestre)

Alexandre

Alexandre

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 21 junho 2016 | 10:23

Bom dias meus amigos profissionais da contabilidade, sou um mero iniciante dos iniciantes nessa área de contabilidade, apesar de fazer quase 2 anos que já estou trabalhando nisso em uma pequena cidade do interior de Goias.

No começo eu achei que ia ser mais simples para mim já que minha formação é na área profissional de TI, meus deveres era preencher formulários simples, passar dados de um para outro e trabalhos como protocolocar , empenhar , liquidar e pagar e outras partes financeiras de certos serviços no nosso sistema PRODATA para area de contabilidade.
Para mim foi um pouco fácil porque esta integrado na parte de informatica e tudo ligado a isso de certa forma fica fácil de eu entender como faz, mesmo as vezes não sabendo ao certo do que se trata ao fundo de algumas coisas que faço.

Mas o tempo foi passando e mais serviços complexo foram sendo empurrado para mim fazer, o que antes era só empenhos e tira uns relatórios mensais, também já faço a parte de protocola, empenhar e pagar e encadernar e etc a parte da câmara municipal da minha cidade toda, assim como outras coisa e ate mesmo folhas de pagamentos e etc etc.

E assim com esses novos "desafios" tenho me complicado porque nao consigo entender as partes mais teóricas de certos assuntos, e agora com novos preenchimentos para eu fazer como siconfi rreo , rgf e dca(o qual ja estou parado e devendo o dca de 2015),tambem como siopes o que é muito complexo,e agora estou fazendo o siops, nao qual eu insiro os dados mais facil como DADOS GERAIS, INFORMAÇAO ADICIONAIS,RECEITA(uma parte, que nesse novo siops tem umas coisa que nao entendi e nao acho certos fomulários que nao tem no nosso sistema) e DESPESAS ORÇAMENTARIAS E SUBFUNÇAO, e só o resto não entendo como faz, o que geralmente é meu chefe "Contador e dono da empresa" que faz o resto, mas ele anda sem tempo e quando vem me cobra esses deveres o qual eu tento fazer e entender sempre, mas me empaco sempre e atrasando a entrega de vários o que é ate complicado para ele as vezes de fazer.

Gostaria de aprender a preencher as partes de Despesas por Fonte e Rp-Saude e especialmente a parte de Execuçao Financeira - Por Bloco, se alguém sabe aonde posso encontra algum tutorial ou ate mesmo essas planilhas que ando vendo aqui o povo falando que ajuda, gostaria de aprender a preencher isso e não levar bronca sempre...kkkk a final eu fui contratado como auxilar contabil(para um um outro contador que trabalho ao meu lado que nao sabe fazer) e não um contador, mas o que eu puder aprender e ajudar aqui sera sempre bom para todos e inclusive a mim.

Tenha um bom dia a todos, ficam com Deus.

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 22 junho 2016 | 08:25

Alexandre,

Infelizmente você está "num mato sem cachorro".

Por mais inteligente e por maior boa vontade que uma pessoa possa ter, certas coisas das quais você falou exigem que a pessoa tenha formação na área contábil porque não se trata de "sistema" e sim de "conceitos". Mesmo que tem formação contábil passa por muitas dificuldades quando começa a atuar na área pública.

O SIOPS, por exemplo, exige uma grande gama de conhecimento para ser preenchido corretamente. É claro que tem uma parte fácil, mas não é essa o problema.

A execução por blocos e a despesa pro fontes e RP são as partes mais complexas e difíceis de preencher.

Não quero te desanimar, mas o melhor conselho que posso te dar é que você reavalie se esse é um trabalho pra você.

Falo isso porque pelo que contaste você acaba sendo "abusado", obrigado a fazer tarefas que não são da responsabilidade para a função que foste contratado e que você não tem o conhecimento necessário para fazer.

Quanto a tutorial para preencher o SIOPS, acho que a única coisa que você vai encontrar é o manual disponível na própria página de download do sistema.

Fora isso, a gente pode ajudar se você tiver alguma dúvida específica, porque como te disse, é algo complexo e não dá pra dar uma "receita de bolo" pra isso.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
ALEX LUCAS VIEIRA

Alex Lucas Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 22 junho 2016 | 10:05

Realmente concordo com o Everton; você esta num mato sem cachorro.
Não tem como lhe passar como fazer e onde achar os dados para preencher as planilhas.
Primeiro passo é assumir suas limitações ao seu superior.
Depois, devido a complexidade de preenchimento, somente quem tem um certo nível de conhecimento será capaz
de identificar as informações necessárias nos relatórios contábeis para proceder o preenchimento do SIOPS.
Você pode tentar fazer em conjunto com seu superior para poder tentar identificar e aprender mais sobre o preenchimento.


Alexandre

Alexandre

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 22 junho 2016 | 14:45

Boa tarde meus colegas da Contabilidade, pois é..essa é a realidade que me encontro aqui, e como é a unica coisa que tenho aqui para mim agora é o que preciso fazer.

Meu chefe diz ser fácil preencher, mas quando eu o vejo fazer não parece nada fácil, ele demoro um bom tempo para calcular certas coisas apesar dele dizer que ninguém o ensinou a fazer isso...mas eu preciso da um jeito e fazer o que posso, entao vou postar umas duvidas aqui caso alguem puder me ajudar eu agradeço, acho q vai ser mais simples essas.

1º - Com essa nova mudança do Siops algumas coisas parece que mudou, alguns dizem que facilitou outros como eu acho que complicou já que algumas informações não tenho certeza aonde colocar.Agora temos nela as Descrições "Previsão inicial das receitas", "Previsão atualizada das receitas", "Receitas Realizadas Brutas", "Outras Deduçoes da Receita", e Etc....

Gostaria de uma força com os meus relatorios do nosso sistema e o preenchimento do Siops se estou fazendo corretamente e os colando no lugar certo.

Relatorio do nosso sistema

Relatorio Prodata

Siops

Siops 2016


2º - O total geral das Receitas, e a do meu relatório como deveria bater agora nesse novo, ja que não sei ao certo se coloquei as informações no código correto, por exemplos os valores totais de cada descrição tipo, Previsão atualizada da receita e Receita realizadas bruta, comparado ao meu relatório do nosso sistema nao bate,mas no total geral das receitas liquidas realizadas bate com o total da receita arrecada "ate o mês".

Relatorio do nosso Sistema

Relatorio Prodata

obs.: Gostaria de saber aonde vou colocar agora essa "DEDUÇÃO DA RECEITA" para bater com minha Receita Prevista???


Siops Total Geral

Siops Total

Bem é so isso, por em quanto ja que as outras partes é bem mais complexo de fazer, obrigado tenha um ótimo dia e me desculpe qual quer coisa.



Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 22 junho 2016 | 17:07

Alexandre,
Previsão inicial da receita é o valor previsto na lei orçamentária anual, tal qual aprovado pelo legislativo;
Previsão atualizada da receita é o valor previsto atualizado pelo valor utilizado para abertura de crédito por excesso de arrecadação, se a atualização foi feita para a receita. Digo isso porque muita gente abre o crédito orçamentário (despesa) tendo por fonte de recursos o excesso de arrecadação, mas não atualiza a receita.
Receita arrecadada bruta é o valor arrecadado sem descontos (valores arrecadados nas receitas cujos códigos começam com 1, 2, 7 e 8).
As deduções da receita são registradas com código inicial 9. Daí tem que ver quais são relativas às retenções para o FUNDEB e quais não porque o SIOPS separa isso.

A arrecadação é sempre pelo total de 01/01/2016 até a data base do SIOPS, por exemplo, 29/02/2016 para o primeiro bimestre.

Os valores devem bater, como disse o Alex Lucas Vieira, o que mudou é que agora a receita foi organizada em colunas e não apenas em linhas (a parte das deduções).

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Alexandre

Alexandre

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 23 junho 2016 | 08:34

Bom dia

A sim Obrigado pelas dicas pessoal, uma boa parte dessas eu entendi e outras meu chefe tinha me explicado também, a duvida restante é sobre o preenchimento mesmo como postei as imagem ai do meu relatório e depois ao Siops, se estou fazendo corretamente e os valores mesmo não batendo no total final se esta correto devido as Deduções de receitas e a da fundeb que foram colocada em outra coluna, nas imagens que eu postei mostra tudo detalhadamente se alguém tiver um tempo e olhar e confirma eu agradeço.

Obrigado mais uma vez e tenha um ótimo dia.

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 23 junho 2016 | 17:08

Primeiro:

Precisa preencher a primeira coluna. Como disse anteriormente, se não tiver ocorrido a atualização da previsão da receita, a receita prevista inicial será igual á receita prevista atualizada.

Na receita prevista (inicial e atualizada), já deves descontar os valores previstos de deduções, de forma que o total geral demonstre a previsão líquida da receita.

O restante das colunas, me parece correto.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Alexandre

Alexandre

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 08:24

Bom dia a todos, obrigado pela ajuda Everton, acredito então que agora deve esta correto e pronto para meu "Chefe" terminar o resto, obrigado e tenha um ótimo dia e semana.

Flávio

Flávio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 28 setembro 2016 | 09:25

Atenção

Comunicado 05/2016

Expiração da validade de Certificados Digitais financiados pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde financiou a emissão dos certificados digitais para os governadores, prefeitos, secretários de saúde e respectivos substitutos no período de fevereiro de 2013 a dezembro de 2014. Cada ente da Federação recebeu 4 tokens, com direito a 4 emissões de certificado digital neste período.

É importante destacar que estes certificados têm validade de 3 anos. Sendo assim, os certificados enviados por esse ministério estão expirando e sua renovação ou aquisição de novos certificados devem ser custeados pelos entes federados – não haverá financiamento por parte do Ministério da Saúde.

Aqueles que utilizam certificado digital para homologar dados no sistema devem ficar atentos à data de vencimento de seu token.

Esta cooperação aos entes da Federação foi relevante para facilitar o acesso a esta nova tecnologia, necessária à segurança do processo de homologação de dados no SIOPS e ao mesmo tempo desconhecida pela maioria dos operadores do sistema.

O uso do certificado digital continuará sendo necessário no SIOPS, sendo aceito o certificado emitido por qualquer empresa, desde que faça parte da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasil (ICP – Brasil) e que seja de pessoa física (e-CPF). Portanto, aqueles que já têm certificado, que atenda a estas condições, não precisam emitir outro para uso no SIOPS.

Continuamos à disposição para o esclarecimento de dúvidas. Caso seja necessário, entrem em contato por meio do Disque Saúde: 136, opção 8, em seguida, opção 6 ou 0800-611997, opção 8 e depois opção 6

Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 17:08

Boa tarde, colegas!
Estou preenchendo o SIOPS do 3.º Bimestre e me deparei com a seguinte situação na receita:
1.3.6.1.01.00.00 - Receita de Cessão do Direito de Operacionalização da Folha de Pagamento de Pessoal -
Como esse código não existe, onde devo lançar a receita?

Angela Maria
Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2016 | 10:59

São três grupos com essa informação, se não me engano: um da receita orçada na LOA, outro com a receita prevista atualizada e outro com a receita arrecadada.

No caso das duas primeiras, preencher com os valores totais. Para a receita arrecadada, com o valor acumulado até o bimestre.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Alexandre Jose de Castro Mello

Alexandre Jose de Castro Mello

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2016 | 11:20

Sim, na verdade as colunas são:

PREVISÃO INICIAL DAS RECEITAS

PREVISÃO ATUALIZADA DAS RECEITAS

RECEITAS REALIZADAS BRUTA

OUTRAS DEDUÇÕES DA RECEITA + RENÚNCIA

BASE PARA CÁLCULO (esta com preenchimento automático pelo próprio sistema)

PARA FORMAÇÃO DO FUNDEB

Nesta ordem.

Por isso eu queria saber com base no balancete das receitas quais valores que eu jogo na coluna do FUNDEB, o ATUALIZADO ou o ACUMULADO até o bimestre? essa é a dúvida que tenho.

Obrigado

RBORDONM

Rbordonm

Iniciante DIVISÃO 2
há 7 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2016 | 10:33

Gostaria de saber se esses relatórios são emitidos da despesa TOTAL DO ENTE ou somente da SAÚDE?

Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2016 | 10:55

Bom dia, Rodrigo!
Os relatórios de despesas são somente os da saúde, mas você precisa do total geral da despesa do município, que é informado na tela "Dados Gerais"

Angela Maria
RBORDONM

Rbordonm

Iniciante DIVISÃO 2
há 7 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2016 | 13:45

Muito Obrigado Angela,

01 - na parte da execução financeira por bloco.
existem 2 tabelas a serem preenchidas.
FEDERAL(01) ESTADUAL(02) OUTROS MUNICÍPIOS (3) OPERAÇÕES DE CRÉDITO RECURSOS PROPRIOS, E DEPOIS A PARTE DA DESPESA DOTAÇÃO, EMPENHADO LIQUIDADO E PAGO...O QUE DEVO PREENCHER NA PRIMEIRA TABELA, DE FEDERAL(01) ESTADUAL(02) .....

02- a parte do federal ele já trás os valores, de onde ele busca?

03 - ESTOU COM UM SALDO FINANCEIRO INDEVIDO, COMO FAÇO PARA ACERTAR?

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 2 dezembro 2016 | 08:36

Rbordonm,
As receitas federais ele busca da planilha de receitas, das contas 4.1.7.21.33, 4.1.7.61, 4.2.4.71.

Se o saldo financeiro está errado, deves identificar a fonte do erro.
Pode ser erro de preenchimento na planilha de blocos do bimestre que estás fazendo, pode ser saldo inicial lançado errado, pode ser receitas lançadas em local errado.

Caso seja erro nos dados do bimestre que estas preenchendo, basta corrigir os erros. Caso seja erro em bimestre já enviados (refletem no saldo anterior), deves fazer um pedido de retransmissão e reenviar o bimestre anterior corrigido e todos os seguintes.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
RBORDONM

Rbordonm

Iniciante DIVISÃO 2
há 7 anos Sexta-Feira | 2 dezembro 2016 | 15:56

Muito Obrigado Everton

na parte despesa/por fonte e RP saúde
tabela 02 SALDO FINANCEIRO
aonde tenho que lançar DESPESA para que o saldo financeiro do exercício anterior diminua, já que ele traz do bimestre anterior.

DESDE JÁ AGRADEÇO TODOS OS RETORNOS QUE RECEBI ATÉ O MOMENTO, ESTÃO SENDO MUITO APROVEITADOS.

Flávio

Flávio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 10:05

Bom dia pessoal,


A transmissão do 6º bimestre deve ser efetuado como o cadastro dos novos prefeito e gestor da saúde?!




Obrigado


att,

Flávio

Flávio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 15:34

Boa tarde Alex,

A transmissão deve ser efetuada com as informações dos novos gestores.

"O TSE encaminhou as informações dos eleitos e ela já consta no SIOPS."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.