x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 14.141

ME precisa de contador?

Leonan Luppi

Leonan Luppi

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Desenvolvimento
há 7 anos Sexta-Feira | 24 junho 2016 | 11:30

Ola,

Gostaria de retirar algumas duvidas em relação a empresa ME.

Sou Engenheiro de software e normalmente as empresas tem costume de contratar Pessoa Jurídica para esse cargo, devido o seu valor de mercado ser elevado.

Bom levando em conta isso, eu possuo uma MEI, onde, estou tendo a necessidade de transformar para ME. Porem eu vi que para essa transformação seria necessário uma assessoria contábil, no qual eu teria que pagar um salário mínimo mensal, o que para o meu momento se torna um tanto inviável tendo em vista que tenho apenas uma fonte de renda, então juntando imposto da nota fiscal + valor da assessoria o valor ficará altissimo.

Levando em consideração que durante o mês eu irei ter somente 1 nota fiscal por mês. Existe uma possibilidade de eu não ter que pagar um contador e fazer por conta própria o pagamento do meu INSS e declaração dos meus impostos/valores junto a receita?

Neste caso eu contrataria a assessoria contábil, apenas para me auxiliar quando necessário e realizar a mudança de MEI para ME.

Obrigado

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Sexta-Feira | 24 junho 2016 | 11:44

Leonan Luppi,

Você deve saber que sua empresa deve ter os tais “livros contábeis”, ou que você deve pagar imposto sobre qualquer nota fiscal emitida. Também, já deve ter pensado que poderia fazer isso sozinho. Ou, pode até já ter pensado que, como você só emite uma nota fiscal por mês, nem precisa fazer a contabilidade. É aí que muitas pessoas se enganam e suas empresas entram no risco da irregularidade.
A contabilidade e sua documentação comprobatória são necessárias para a empresa como instrumento de controle, defesa ou preservação de patrimônio. E essa escrituração contábil deve ser feita por um contador.