x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 2.163

FCEP operações interestaduais

Mardoqad

Mardoqad

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 24 junho 2016 | 13:46

Boa tarde!

Trabalho numa transportadora localizada em São Paulo que comumente realiza operações de transporte que se iniciam em outros estados, acobertadas pela CFOP 6.932 (por exemplo, origem RJ destino PE). Como é sabido, o ICMS de tais operações é pago à UF de origem através de GNRE, contemplando a alíquota interestadual vigente.

A minha dúvida é a seguinte; em tais operações, o percentual relativo ao Fundo de Combate e erradicação da pobreza é devido à UF de origem da operação? Pois como versa a RESOLUÇÃO SEFAZ N° 987, DE 15 DE MARÇO DE 2016, ART 3º, inciso II -Em operações interestaduais que destinem mercadorias ao Estado do Rio de Janeiro, aplicando-se o percentual de 2% (dois por cento) sobre o valor da base de cálculo de retenção do imposto. E, conforme mencionei, as operações tem início no RJ, e não destino.

Antecipo agradecimentos.

Att,

DEUS seja louvado!
Karla

Karla

Prata DIVISÃO 2
há 7 anos Sexta-Feira | 24 junho 2016 | 17:41

Boa tarde Joaquim Saulo Rocha Silva.

Também entendo que não há recolhimento de FECP neste caso, justamente por falta de previsão legal.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.