x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 1.031

Envio da GFIP pelo programa CNS

Drianny Andrade Polari

Drianny Andrade Polari

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 15:34

boa tarde, pessoal!!

Estou com uma pequena dúvida, com essa nova obrigação das empresas do Simples de possuírem certificado digital para o envio da SEFIP, eu ainda posso continuar enviando o arquivo pelo programa do Conectividade Social que tenho instalado em meu computador??

"Só sei que nada sei, e o fato de saber isso me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa." - Sócrates

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 15:38

Drianny Andrade Polari,

II.3 - Possibilidade de utilização da certificação digital

A ME ou EPP optante pelo Simples Nacional poderá ser obrigada ao uso de certificação digital para entrega da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP), bem como o recolhimento do FGTS, ou de declarações relativas ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) :

a) até 31 de dezembro de 2015, para empresas com mais de 10 (dez) empregados;

b) a partir de 1º de janeiro de 2016, para empresas com mais de 8 (oito) empregados;

c) a partir de 1º de julho de 2016, para empresas com mais de 5 (cinco) empregados;

d) a partir de 1º de janeiro de 2017, para empresas com mais de 3 (três) empregados.

Fundamentação: art. 26, § 7º da Lei Complementar nº 123/2006; art. 72, inciso I da Resolução CGSN nº 94/2011, com redação dada pela Resolução CGSN nº 122/2015 e Resolução CGSN nº 125/2015.

Drianny Andrade Polari

Drianny Andrade Polari

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 15:53

Luiz,

desculpa, mas ainda não entendi... Exemplo, aqui eu envio as informações das empresas pelo programa do computador, inclusive das empresas do simples com mais de 10 funcionários... os depósitos caem normal na conta dos funcionários...

tem algum problema de continuar enviando pelo programa no computador ou tenho que fazer pela conectividade ICP?

agora a partir de JAN/2017 tem que fazer essas informações pelo eSocial, é isso ou to errada?

"Só sei que nada sei, e o fato de saber isso me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa." - Sócrates
MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 16:25

Olá, Drianny Andrade Polari. Pelo o que entendi, você usa a Conectividade Social instalada no Computador, utilizando o Certificado emitido pela Caixa Federal, a chave .pri. Não há problema algum continuar usando. O que poderá acontecer é bloquear o envio devido ao número mínimo de funcionário em questão, caso isso aconteça, será obrigada a ter Certificado Digital e enviar as informações pelo Conectividade Socical ICP.

Rafael

Rafael

Ouro DIVISÃO 3
há 7 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 16:28

Eu faço tudo pela chave PRI, sem problemas algum até o momento.

Mas é interessante já solicitar ou providenciar o Certificado para os clientes, pois imagine no fechamento barrar o envio ? Até fazer o certificado e validar, sem duvidas a folha será entregue com atraso.


Abcs!


''Aproveite cada minuto, pois o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo...''
Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 16:29

Drianny,

Infelizmente, mais hora, menos hora, isso acabaria acontecendo né. O governo fecha o cerco e nós pagamos as contas. Mas já comunique os clientes, pois aqui na minha cidade, já está para setembro o agendamento em determinadas empresas certificadoras. Tem que fazer bem antes a compra do certificado, para não perder prazo no início do ano.

Abs,

Drianny Andrade Polari

Drianny Andrade Polari

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 16:29

Maicon Silva Lima,

Exatamente... eu envio usando a chave .PRI daqui do escritório e tem ido sem nenhum problema... a minha dúvida era se poderia continuar enviando por ele (sistema da conectividade do PC) sem ter problema, sabe?


Bruno Moreira, também acho :(

"Só sei que nada sei, e o fato de saber isso me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa." - Sócrates
MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 16:37

Pode continuar usando sem problemas, como mencionei, o único problemas mais pra frente é bloquear o acesso. Para você ver, tenho empresa aqui que possui 15 funcionário e utilizo a chave pri até hoje, e continuarei utilizando até ser bloqueada, a partir dai migrarei para o Certificado Digital.

Drianny Andrade Polari

Drianny Andrade Polari

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 16:40

Maicon Silva Lima, eu tenho uma com 72 e tá indo normal pelo PRI... e os depósitos entram na conta dos funcionários, normal.... é estranho isso... eu só fico com receio de dar algum problema la na frente sabe? essa Caixa é meio louca... o que era para facilitar nossa vida acaba por complicar ainda mais...


Josiane, verdade!! sempre sobra para nós!! :(
Inclusive alguns dos clientes já me passaram o certificado digital, só que como nunca deu problema enviando pelo programa, achava desnecessário ter que usar pelo ICP.

"Só sei que nada sei, e o fato de saber isso me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa." - Sócrates
MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 16:44

Creio que não tem problema algum. Tendo em vista que os depósitos é feito corretamente. Somente é a questão de não poder utilizar mais a chave pri. , mas enquanto não bloquearem pode usar normalmente. Eu tenho alguns que foram bloqueado não consigo fazer pela chave.pri só por certificado digital entendeu. Mas fica tranquila.

Drianny Andrade Polari

Drianny Andrade Polari

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 16:46

Maicon Silva Lima

ahhhh legal... entendi... vou sair cobrando o certificado de todos já para não ter problema quando bloquearem...

muito obrigada!!

"Só sei que nada sei, e o fato de saber isso me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa." - Sócrates

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.