x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 2

acessos 3.223

Honorários contábeis e serviços extras

Nathalia Lima

Nathalia Lima

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 17:39

Boa Tarde Pessoal.

Gostaria de ajuda de vocês.

Trabalho em um escritório de contabilidade e auxilio na parte financeira da empresa. Ultimamente estamos tendo vários problemas de inadimplências, e clientes que vem reclamando do valor do honorário.
Antes de estabelecermos o nosso preço, pesquisei em vários escritórios da região e enquadramos o nosso valor. Mas é cada absurdo que vemos, por exemplo: empresa do simples nacional em média 5 funcionários, estão cobrando R$ 200,00.
Baseando a responsabilidade que temos, quantidade de declarações a serem realizadas, custos com funcionários, cursos e despesas em geral, como se pode cobrar este honorário?
Como vocês se baseiam para cobrar os honorários contábeis e Despesas extras como, recalculo de guias, xerox, homologações?

Aguardo retorno


Alguem poderia me auxiliar??????????

"A cada minuto de tristeza, perdemos 60 segundos de felicidade."
Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 30 junho 2016 | 08:32

Bom Dia,
Nathalia


Infelizmente muitos colegas da profissão não se valorizam e trabalham por preço muito inferior só para ter vários clientes. Mas em contrapartida, muitos clientes, aliado a preço baixo, não resulta em bom atendimento e não tem qualidade no serviço prestado.

Cada um tem que valorizar o seu. A classe contábil vejo muito desunida.

Para exemplo, cito os Advogados: O preço é "tabelado", de 20 a 30% da causa, exemplo.

Os CRC tem as tabelas referenciais para os honorários contábeis, mas muitos não seguem. O valor tabelado tinha que ser o mínimo, e se o contador oferece algo a mais, colocaria o seu preço agregado a esse diferencial.
Mas infelizmente não é o que acontece.

É uma concorrência e briga por clientes que acaba ocasionando nesses que cobram qualquer "mixaria" para fazer o serviço.


Nesse tempo de crise, o honorário acaba sendo o último na lista das contas a pagar se o empresário pensar que não é importante para ele. Primeiro passo é o contador/escritório demonstrar a sua importância para o mesmo, elaborar informativos periódicos, uma contabilidade gerencial com mais apoio administrativo para a gestão do cliente, um contato mais próximo ao cliente. E assim vai.

Tem que mostrar para o empresário que o contador está para ajudar e não somente "mandar imposto".


Verifique no seu CRC se tem a tabela "referencial". Pegue por noção os valores lá estabelecidos e tente agregar os seus custos. Verifique se está na média ou não.

Cabe até algo ao conselho de ética se os preços praticados forem muito inferiores.


Abraços

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 30 junho 2016 | 08:57

Nathalia, bom dia

Problema recorrente não é?

Enfim, o atual momento do país tem feito com que muitas empresas solicitem a redução nos honorários contábeis, não se assuste, não é somente aí...

Quanto a desvalorização do serviço, o Marcos falou bem sobre o tema. Mas aqui temos nosso preço, trabalhamos bem e corretamente.

Seja flexível, mas sem se desvalorizar, pois um bom trabalho merece ser pago a preço justo e não a concorrência desleal.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.