x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 876

Protesto de título

Davi Torres

Davi Torres

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 28 junho 2016 | 11:25

Bom dia pessoal, preciso esclareceruma dúvida, estou com um boleto pendente de um cliente referente a serviço prestado durante um mês. Foi assinado contrato, emitida nota fiscal de serviço e boleto, com vencimento para 25/05/2016, porém o mesmo não foi pago. Existe um período legal para que eu possa protestar esse tíulo, caso haja, até quando posso fazer?

Desde já agradeço a quem puder colaborar!

ZENAIDE ANDRIOLI BRANDÃO

Zenaide Andrioli Brandão

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 7 anos Terça-Feira | 28 junho 2016 | 20:51

Vc pode protestar a partir do dia seguinte ao vencimento.

Mas, em geral se dá um tempo, pois se vc fizer isso, certamente, vai perder o cliente.
Tente negociar.

Para protestar vc precisa provar a prestação dos serviços.

Davi Torres

Davi Torres

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 28 junho 2016 | 21:53

Desde o vencimento, sempre venho mantendo um diálogo cordial com o cliente, perguntando o dia para pagamento e o mesmo postergando. Perguntei porque penso que posso perder o prazo de protestar, me informaram que seriam 2 meses a partir do vencimento, contudo fiquei em dúvida.

ZENAIDE ANDRIOLI BRANDÃO

Zenaide Andrioli Brandão

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 7 anos Sábado | 2 julho 2016 | 17:29

Agora entendi a pergunta completamente.

Segundo a lei 5474/66 art 13, § 4º - vc tem 30 dias a contar do vencimento para fazer o protesto se houver avalistas ou endossantes.

Se for somente contra o devedor o prazo para execução é de 1 a 3 anos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.