x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 543

Apuração de saldo negativo do Ir/Cs Lucro Real Mensal

Reinaldo Vasconcelos Vieira

Reinaldo Vasconcelos Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 28 junho 2016 | 14:14

Boa tarde aos colegas.
Encerrei de 1 empresa, após conciliações e ajustes o ano base de 2015, Lucro Real por estimativa mensal. Em todos os meses do ano, foi apurado saldo negativo do IR/CS. Portanto tenho que demonstrar, na contabilidade esses saldos para compensação futura. Um dos lançamentos é a débito do AC em Compensações Per-Dcomp. Qual seria a correta conta a crédito?
Outra empresa temos um caso diferente.
Em 2014 que estou fazendo retificação, ela no més de abril/14, foi apurado IR/CS a pagar na estimativa. Foi feito a provisão dos valores a pagar. Porém os darfs foram pagos um ano após, isto é em 2015/Maio. No final do exercício ficou o saldo apurado anual negativo. Quais seriam os lançamentos corretos desta operação, que terá reflexos em 2015?

Abraços a todos.

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 28 junho 2016 | 14:23

Bom dia Sr. Reinaldo Vasconcelos Vieira, tudo bem?

Não compreendi o quando o Sr. fala "saldo de IR e CSLL negativos". Ao meu ver o que pode ser utilizado para reduzir/compensar, em períodos diferentes, os valores devidos são os prejuízos fiscais, como trata o Regulamento do Imposto de Renda. Entretanto não existe contabilização para tal fato.

Art. 250. Na determinação do lucro real, poderão ser excluídos do lucro líquido do período de apuração (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 6º, § 3º):

III - o prejuízo fiscal apurado em períodos de apuração anteriores, limitada a compensação a trinta por cento do lucro líquido ajustado pelas adições e exclusões previstas neste Decreto, desde que a pessoa jurídica mantenha os livros e documentos, exigidos pela legislação fiscal, comprobatórios do prejuízo fiscal utilizado para compensação, observado o disposto nos arts. 509 a 515 (Lei nº 9.065, de 1995, art. 15 e parágrafo único).


Poderia reformular o segundo questionamento?

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.