x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 20

acessos 2.712

Siops 2ºBimestre

Flávio

Flávio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 29 junho 2016 | 10:17

Bom dia,


Alguém tem alguma notícia sobre o atraso na disponibilização dos programas do SIOPS do 2º bimestre de 2016? Pois já logo chegará a data para apresentação do 3º Bimestre!

Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 29 junho 2016 | 12:20

Boa tarde, Flavio!
No próprio site tem o seguinte aviso:

Atraso na disponibilização dos programas do SIOPS do 2º bimestre de 2016, para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID/SE/MS), informa que a disponibilização dos programas do SIOPS do 2º bimestre de 2016, para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderá sofrer atraso.

Conforme estipulado na Portaria GM/MS nº 53/2013, o DESID deve disponibilizar o sistema aos entes federados até dez dias após o encerramento de cada bimestre. Entretanto, em virtude de recentes orientações emanadas do órgão central de contabilidade da União sobre as alterações na contabilidade pública, bem como o processo de convergência do Brasil aos padrões internacionais de Normas Contábeis, o plano de contas do SIOPS vem passando por criteriosa revisão.

Cumpre destacar que a operacionalização das medidas administrativas regulamentadas pelo Decreto nº 7.827/2012 só ocorre em casos de não homologação de dados do 6º bimestre ou não aplicação mínima de recursos próprios em saúde no(s) exercício(s) anterior(es). Ou seja, o eventual atraso na disponibilização do programa do 2º bimestre de 2016 não importará na aplicação das penalidades previstas no referido decreto.

Para maiores informações, a Coordenação do SIOPS coloca-se à disposição por meio dos telefones Oculto/3172/2901/2823, ou ainda, pelo e-mail @Oculto.

Atenciosamente,

Coordenação do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (CSIOPS)

Coordenação-Geral de Economia da Saúde (CGES)

Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID)

Angela Maria
JOSÉ MÁRCIO DE OLIVEIRA

José Márcio de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 1 julho 2016 | 06:58

Exercício 2016

1º bimestre 2016 – até 30 de março de 2016
2º bimestre 2016 – até 30 de maio de 2016
3º bimestre 2016 – até 30 de julho de 2016
4º bimestre 2016 – até 30 de setembro de 2016
5º bimestre 2016 – até 30 de novembro de 2016
6º bimestre 2016 (fim do exercício 2016) – até 30 de janeiro de 2017

JOSÉ MÁRCIO DE OLIVEIRA
Flávio

Flávio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 11 julho 2016 | 14:49

Boa tarde,

Pessoal, provavelmente será disponibilizado esta semana!

Municipal:
Período Arquivo Único Versão Disponível desde Manual Observações
1º Bimestre SIOPS_Mun_2016_PrimeiroBimestre.exe 1.5.0 11/04/2016 Versão de Transmissão
2º Bimestre O LINK DO INSTALADOR CLIENTE MUNICIPAL 2º BIMESTRE ESTÁ INDISPONÍVEL NO MOMENTO. TENTE MAIS TARDE POR FAVOR.

13/07/2016

Bom dia,

Pessoal já está disponívelo Siops 2º bimestre.


SIOPS 2º Bimestre

Prezados,

Estão disponíveis para download as versões do SIOPS 2º Bimestre:

Módulo Estadual
Módulo Municipal


Pedimos desculpas pelo atraso e nos colocamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida ou questionamento por meio do telefone Oculto ou do e-mail @Oculto

Obrigado.

Atenciosamente,

Equipe SIOPS.

ALEX LUCAS VIEIRA

Alex Lucas Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 08:54

Valeu Flavio,
Baixando e preencher.
ainda é a versão 0.0.0 / só pra preenchimento. não é a de envio. O que provavelmente estará disponível em breve.

Graziela Musselin Dal Osto

Graziela Musselin Dal Osto

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 28 julho 2016 | 11:18

Prezados
Alguém sabe me responder porque, a cada bimestre, o FNS disponibiliza nova versão do sistema?
E o que foi que aconteceu com o preenchimento da receita nessa versão 0.0.0 / "só para preenchimento..." Uma tela mínima com excesso de informação...
Precisa de um servidor só pra preencher essas bobagens...

Um abraço e bom trabalho a todos.

Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 28 julho 2016 | 12:22

Boa tarde, Graziela!
A receita foi adequada aos Novos padrões da Contabilidade Pública Brasileira - Municipal, e de fato, é muita informação, antes cadastrava as receitas com uma média de 2 horas, nessa foi um dia e meio de trabalho.
Quanto a publicação bimestral, também deixo a pergunta no ar, seria muito mais fácil eles disponibilizarem apenas um programa e as telas bimestrais, como ocorre com a LRF do Tribunal de Contas, pelo menos o de Minas é assim, são disponibilizadas apenas as atualizações.
Abraços!

Angela Maria
Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 29 julho 2016 | 08:17

Na verdade, o ideal é que se enviasse esses dados através do RREO, no SICONFI, onde existe a possibilidade de geração de arquivos e importação.

Pelo que soube, a STN queria isso, porém o MS não aceita porque não quer abrir mão do "seu" sistema. Item para SIOPE. Talvez estejam com medo de ficar sem o que fazer.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
JOSÉ MÁRCIO DE OLIVEIRA

José Márcio de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 29 julho 2016 | 11:15

Boas colocações,

Foi colocado recentemente num congresso em Brasilia, que o ideal seria a integração dos sistemas federais, porém, disserem que é impossível, devido a relação interministerial.

Agora, um absurdo, todo Bimestre digitar todas as informações cadastrais no Siops. Poderiam disponibilizar a importação de dados cadastrais do período anterior.

Outro absurdo, falando de sistema, é a planilha do SICONFI. Muito fraca, uma planilha no excel.

JOSÉ MÁRCIO DE OLIVEIRA
Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 29 julho 2016 | 11:52

Realmente é um absurdo considerando a tecnologia disponível hoje.

O pior é que mesmo o pouco de importação que o SIOPS tem, ainda assim, às vezes não funciona.

E no SICONFI, o que ainda funciona bem são as planilhas, porque o XML todo bimestre mudam os layout e ainda não avisam nada. A gente olha a taxonomia e tá uma coisa. Na prática tá outra. É um caos.

Não conheço como funciona nos outros TCEs, mas no TCE/RS o sistema SIAPC/PAD funciona que é uma maravilha. A importação dos dados ocorre via arquivos de texto com campos de largura fixa, muito simples de gerar e de se trabalhar. Em vez de ficarem reinventando a roda, poderiam copiar o que já funciona bem.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Graziela Musselin Dal Osto

Graziela Musselin Dal Osto

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 29 julho 2016 | 14:51

Concordo com o colega Everton

Já sofremos com o SIAPC/PAD, quando do seu início, mas não demorou tanto para se tornasse algo tranquilo de se trabalhar.

Recebi pela manhã um e-mail do SIOPS convidando para participar da Capacitação SIOPS MÓDULO PRÁTICO TURMA 02 nos dias 01 e 02 de setembro de 2016 em Brasília e logo respondi fazendo os questionamentos que fiz neste post além de outros que os colegas postaram.

É frustante, como contadora, perder tanto tempo preenchendo planilhas e sistemas sempre com as mesmas informações, com tanto trabalho mais importantes a fazer. Trabalhos estes, que por vezes temos que atrasar para não perder os prazos de entrega dos tais sistemas.

Nesse sentido, fico mais frustada ainda ao ler o post do colega José Márcio que conta sobre o tal problema de relação intermunicipal... fica difícil até comentar...

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Caros colegas

Segue a resposta da senhora Maria Eridan Pimenta Neta do SIOPS


Prezada Graziela,

Tentaremos responder aos questionamentos levantados.

1) Quando estarão disponíveis as versões para transmissão dos 2º. e 3.º bimestre de 2016?
R. A previsão é de que a versão do 2º bimestre fique disponível para transmissão até o dia 05/08; a previsão para a versão do 3º bimestre é dia 26/08.

2) Porque a cada bimestre é disponibilizado um novo sistema para preenchimento?
R. Após a alteração da periodicidade do SIOPS de semestral para bimestral, com a LC 141/2012, o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) optou por uma lógica de desenvolvimento bimestral. Entretanto, a experiência não tem sido boa para o Ministério da Saúde, tampouco para as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde. Nessa lógica, a Coordenação do SIOPS vem, desde 2014, buscando aprovação de abertura de novo projeto para desenvolver um único sistema, com módulos bimestrais. Dessa forma, o sistema não precisaria ser desenvolvido a cada 2 meses. Entretanto, somente neste ano, a abertura do novo projeto foi aprovada. A previsão de que o “novo SIOPS” fique disponível é somente em meados de 2017.

3) Porque a cada bimestre temos que preencher novamente as dotações iniciais?
R. Em atendimento ao Plano de Contas Aplicado a Setor Público (PCASP), conforme determinou a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o SIOPS passou por grandes alterações na composição do seu rol de contas, o que provocou distribuição das células, alterando fortemente o layout. Do 1º bimestre para o 2º bimestre de 2016 ocorreram algumas alterações de layout que impossibilitaram a importação de dados. Entretanto, a partir do 3º bimestre, será possível importar dados do 2ºbim para o 3ºbim, e assim por diante. Poderão ser importados informações como os dados gerais e dotação inicial.

4) Porque o FNS não utiliza os dados que os municípios já transmitem aos Tribunais de Contas e à STN através do SICONFI?
R. A LC 141/2012 determinou que a responsabilidade pelos dados declarados ao SIOPS é de responsabilidade do Gestor do SUS. Assim, os dados devem ser homologados pelos secretários de saúde de cada pasta. Os dados informados aos Tribunais de Contas e SICONFI, em regra, guardam relação com os atos do Poder Executivo local e não são declarados pelo secretário de saúde. O SIOPS é mecanismo de detalhamento das despesas com ASPS e saúde, além de ser o sistema oficial (LC 141/2012) para verificação da aplicação mínima constitucional. É possível pensar, futuramente, numa maneira de simplificar o processo. Antecipo que o Ministério da Saúde e STN têm buscado estruturar a obtenção dos dados de forma menos complicada para os entes subnacionais.

5) Porque não tornar o SIOPS mais simples?
R. Cabe inúmeras interpretações para esse questionamento. Entretanto, tendo em vista os questionamentos anteriores, informo que Ministério da Saúde vem empreendendo esforços no sentido de acelerar o processo de desenvolvimento do SIOPS único, o que nos parece uma iniciativa eficaz para simplificar o processo de preenchimento, consolidação e declaração de dados.


Agradecemos o encaminhamento dos questionamentos, pois tais perguntas (críticas construtivas) nos dão subsídios para justificar o andamento do novo projeto.
Contamos com a paciência e compreensão, ao tempo que nos colocamos à disposição para auxiliar no que for preciso para tornar o processo de transmissão de dados ao SIOPS o mais simples possível.

Atenciosamente,
Maria Eridan Pimenta Neta
Administradora CRA-RN Nº 4052
Coordenadora Geral de Economia da Saúde Substituta
Coordenadora do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em saúde (SIOPS)
Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID)
Secretaria Executiva / Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios - Bloco “G”, Ed. Anexo, Sala 452 “B”
CEP: 70058-900 - Brasília / DF - Brasil

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 1 agosto 2016 | 09:14

Pelo menos algumas boas notícias. Não é o ideal, mas melhora um pouco.

Quanto à questão da homologação pelo gestor do SUS, bastaria fazer no SICONFI que a assinatura digital seja pelo gestor e não pelo Prefeito.

Mas com a perspectiva de um novo sistema, talvez venha uma importação que funcione de verdade.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Flávio

Flávio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 9 agosto 2016 | 09:15

Bom dia,



Acabou de ser disponibilizado a versão de transmissão do 2º bimestre.
ANO-BASE 2016

Estadual:
Período Arquivo Único Versão Disponível desde Manual Observações
1º Bimestre SIOPS_UF_2016_PrimeiroBimestre.exe 1.5.0 04/07/2016 Versão de Transmissão
2º Bimestre SIOPS_UF_2016_SegundoBimestre.exe 1.0.0 08/08/2016 Versão de Transmissão

Municipal:
Período Arquivo Único Versão Disponível desde Manual Observações
1º Bimestre SIOPS_Mun_2016_PrimeiroBimestre.exe 1.5.0 11/04/2016 Versão de Transmissão
2º Bimestre SIOPS_Mun_2016_SegundoBimestre.exe 1.0.0 08/08/2016 Versão de Transmissão



Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 16:26

Boa tarde!
Desde a disponibilização da versão de transmissão estou tentando transmitir meu SIOPS, porém sem sucesso, dá o seguinte erro: \"Failure reading network stream\".
Alguém conseguiu transmitir normalmente?

Angela Maria
Graziela Musselin Dal Osto

Graziela Musselin Dal Osto

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 17:15

Olá Angela
Consegui transmitir e inclusive homologar... a muito custo diga-se de passagem!!
Sugiro que envies um e-mail para @Oculto.
Tive outros problemas e eles foram rápidos em me ajudar, inclusive com acesso remoto ao meu computador.
Pelo menos nisso eles são bons.
Um grade abraço
Graziela

Flávio

Flávio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 17:24

Boa tarde,


Consegui transmitir normal!

Obs: Como já estava preenchido era somente transmitir, pois já estava sem criticas! Porém ao entrar nas pastas e gerar critica, acusava 2 criticas. (bug)
Então simplesmente entrei no sistema e transmiti!

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2016 | 09:17

Ainda não transmiti, mas na planilha de execução por blocos o total final de algumas colunas não fecha com a soma dos itens. Como consequência, gera crítica.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Flávio

Flávio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2016 | 08:35

Bom dia,

Já está disponível o SIOPS 3º BIMESTRE



SISTEMAS
ANO-BASE 2016

Estadual:
Período Arquivo Único Versão Disponível desde Manual Observações
1º Bimestre SIOPS_UF_2016_PrimeiroBimestre.exe 1.5.0 04/07/2016 Versão de Transmissão
2º Bimestre SIOPS_UF_2016_SegundoBimestre.exe 1.0.1 11/08/2016 Versão de Transmissão
3º Bimestre SIOPS_UF_2016_TerceiroBimestre.exe 1.0.0 13/09/2016 Versão de Transmissão

Municipal:
Período Arquivo Único Versão Disponível desde Manual Observações
1º Bimestre SIOPS_Mun_2016_PrimeiroBimestre.exe 1.5.0 11/04/2016 Versão de Transmissão
2º Bimestre SIOPS_Mun_2016_SegundoBimestre.exe 1.0.1 19/08/2016 Versão de Transmissão
3º Bimestre SIOPS_Mun_2016_TerceiroBimestre.exe 1.0.0 13/09/2016 Versão de Transmissão

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2016 | 09:31

Prezado(a) Usuário,

De acordo com o previsto em nossas Regras (https://www.contabeis.com.br/regras) gostaríamos de enfatizar e instruí-lo na utilização da Ferramenta de Pesquisa:

Em mensagem postada no Fórum em Quarta-Feira, 29 de junho de 2016 às 10:17:08, com o assunto: Siops 2ºBimestre já existe(m) questionamento(s) semelhante(s) encontrado(s) no Fórum Contábeis. Confira:

www.contabeis.com.br

Aproveitamos para esclarecer o modo de buscar no Fórum, utilizando como exemplo o tópico criado por você: Clique no link a seguir para ser direcionado a página de BUSCA, com mais resultados sobre o tema proposto:

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=Siops+2ºBimestre" target="_blank">www.contabeis.com.br

Agradecemos pela compreensão e contamos com sua cooperação, pesquisando sempre antes da criação de novos tópicos.

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.