x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 3.881

Cfop e Cst - Cesta Básica PE

Luis Eduardo

Luis Eduardo

Bronze DIVISÃO 5, Analista Tributos
há 7 anos Sexta-Feira | 1 julho 2016 | 10:33

Bom dia Caros Colegas
Estou com a seguinte dúvida.
Ex: Um mercadinho localizado em PE, compra produtos componentes da cesta básica de um distribuidor A. Observando a NFE de compra , identificou que os produtos estavam com os seguinte cfop e cst.

->Feijão-> Cfop do fornecedor = 5.102 com cst 41 ( só que esse cst é de produtos não tributados) - Quando escrituro uma nfe nessa situação , coloco os seguintes dados:
CFOP 1.102 com cst 90( outros) - preencho valor contábil e outros ou deverei usar o 1.949

->Nas saídas, por ser mercadinho todas concentradas no ECF, qual cfop e cst especifico poderei utilizar para os produtos da cestas básica?
5.405 cst 60 , 5.102 cst 90 , ou 5.949

Outro questionamento:
Venho percebendo que quando compro produtos componentes da cesta básica, o fornecedor que nesse caso não é industrial está destacando o icms normal dos produtos da cesta básica. Posso me creditar do icms que ele destacou ?

Raphael Barbosa
Articulista

Raphael Barbosa

Articulista , Consultor(a) Jurídico
há 7 anos Sexta-Feira | 1 julho 2016 | 11:16

Caro Luis Eduardo, irá escriturar com o CFOP 1.102 com cst 40 (isento).
Deverá fazer a operação com cfop 5926 e 1926 , reclassificação de mercadoria decorrente a formação ou desagregaçao de kit.
A saída será eu entendo que sairá com o CFOP 5.949, com o CST 90 se tiver mercadoria tributada mistura com isenta.

Se a empresa que adquiriu for regime normal, as mercadorias destinadas a revenda, poderá se creditar, desde que esse ICMS não seja o ICMS-ST.

Raphael Barbosa
Contador, tributarista e consultor
Email: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.