x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 323

operação comLeasing

Cida Pereira

Cida Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Financeiro
há 7 anos Sexta-Feira | 8 julho 2016 | 11:32

Bom dia.
Alguém pode me ajudar.

Uma empresa está fazendo operação leasing referente a compra de uma mercadoria que vai para o seu bem imobilizado.
A nota será emitida em nome da instituição financeira que vai fazer a operação, e não em nome da empresa que vai adquirir o produto. As instituições financeira não contribuinte de ICMS , estou com o problema pois tem o diferencial de alíquota de SC para SP, já que não há inscrição estadual. Segundo o contador da empresa que está fazendo a operação, se o frete é CIF para consumidor final sem inscrição não tem o que falar em diferencial? lembrando que a mercadoria em questão é isenta de IPi e ICMS por ser industria do mobiliario. Não sei o que faço pois a empresa não quer arcar com esse custo e a outra é isenta

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 12:26

Cara Cida Pereira,

A grosso modo Leasing é um sistema de arrendamento mercantil, ou seja, de aluguel com opção de compra. Para saber o que terá de fazer é importante antes saber como está no contrato essa opção de compra, se está na entrada, se está distribuída nas parcelas ou se será uma parcela adicional no final.

Dependendo do contrato feito, pode se tratar no início como mero aluguel.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.