x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 533

Lançamento em uma conta somente.

Mateus de Souza Alcântara

Mateus de Souza Alcântara

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 09:20

Bom dia, pessoal.

Me tirem uma dúvida. Eu posso lançar todas as compras de mercadorias para revenda em uma conta de fornecedor somente?

Ex: D - Mercadoria para revenda
C - Fornecedores de bens.

Pergunto isso porque só consigo fazer a integração fiscal/contábil dessa maneira, importando todos os lançamentos para uma conta somente. A empresa tem mais de 100 notas fiscais de compras por mês, seria trabalhoso lançar manualmente no sistema contábil uma por uma criando uma conta específica de fornecedor.

Ah, a empresa em questão é tributada pelo Simples Nacional.

Wesley Pereira

Wesley Pereira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 09:34

Mateus de Souza Alcântara

Bom dia ,

Acredito que devido seu sistema integrar todos os lançamentos de fornecedores em uma unica conta não existe problema em lançar todos juntos.Porem para analise se tiver muitos fornecedores diferentes fica um pouco mais difícil.

O registro das compras quando feito aberto(de acordo com cada fornecedor)te da uma melhor visualização da situação em relação aquele fornecedor.

Devido ela ser do SIMPLES acredito que não ha impedimento referente a esse tipo de lançamento.

Att,

Wesley Pereira

Patrícia Gonçalves

Patrícia Gonçalves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 09:48

Bom dia.

A Lei 6.404/76 apresenta em seu art. 176, § 2 a permissão de lançamento em uma unica conta, desde que a mesma seja semelhante

Veja:

"§ 2 – Nas demonstrações, as contas semelhantes poderão ser agrupadas; os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 0,1(um décimo) do valor do respectivo grupo de contas(...)"

(...) mas é vedada a utilização de designações genéricas, como “diversas contas” ou “contas correntes".

Patrícia Gonçalves
Perita-Contadora | Tributarista
instagram: paatgoncalves
Jose Pereira de Souza

Jose Pereira de Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 10:33

Mateus, ai nao é questao de agrupar e sim de controle de fornecedores um a um, como vc vai fazer com os pagamentos? ai vc nao vai ter controle nenhum da conta fornecedores.
att
pereira.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 11:30

Prezados

No Brasil, a criação de plano de contas é facultada à empresa, exceto em casos específicos (Bancos, Seguradoras e equiparados). Sendo assim, a segregação por fornecedor, por tipo de fornecimento (de bens ou serviços) por finalidade do fornecimento (de mercadorias, de consumo, etc) e se isso deve ser ou não separado na contabilidade vai da necessidade operacional de cada empresa, portanto:

Me tirem uma dúvida. Eu posso lançar todas as compras de mercadorias para revenda em uma conta de fornecedor somente?

Ex: D - Mercadoria para revenda
C - Fornecedores de bens.


Sim, você pode sem problema algum, basta apenas fazer o razão auxiliar como mencionado pelo colega Hermeliano de Oliveira (se é que a sua Junta vai pedir)


Mateus, ai nao é questao de agrupar e sim de controle de fornecedores um a um, como vc vai fazer com os pagamentos? ai vc nao vai ter controle nenhum da conta fornecedores.
att
pereira.


Pereira,

Neste caso basta direcionar também os pagamentos de fornecedor para a conta "Fornecedores de Bens".
Já trabalhei dos dois modos (com fornecedores um a um e com conta unica) e posso dizer que, feita a devida conciliação da conta, isso em nada afeta
o controle de contas a pagar que hoje em dia convenhamos, é mais do Departamento Financeiro do que propriamente da Contabilidade.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 12:39

Concordo com o Sr. Rodrigo Mariano Melero, desde que sejam feitas as conciliações devidas nada impede de tal prática.

Mas eu, particularmente, prefiro contas separadas.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.