x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 1.750

Contabilização de Estoque

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 12:56

Olá,

Algum colega pode me orientar a respeito da Contabilização do Estoque?
Quando contabilizo apenas com a conta estoque de Mercadorias fica todos produtos nessa conta, para controlar esse estoque não acho eficaz, A minha dúvida é, pode ser feito com os nomes dos produtos ou seja, se tiver 10 produtos teria dez contas, isso é usal? pode ser feito dessa forma?

Grato.

Renan Caxilé

Renan Caxilé

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 13:05

Bom dia,

Fábio Nascimento de Carvalho,

Acredito que o nível de controle buscado seria obtido através de um sistema de gestão, utilizar contas específicas para controlar cada tipo de produto é inviável, visto que grande maioria das empresas não possui uma quantidade de produtos pequena, posso citar como exemplo o caso dos supermercados que possuem de 4 a 15 mil itens ativos, o que tornaria inviável o controle de estoque em subcontas, a contabilidade deve estar preocupado em registrar o VALOR do estoque e não sua quantidade, a quantidade deverá ser controlada através de planilhas no pior dos casos ou através de um sistema de gestão.

Atenciosamente

Renan Caxilé
Consultor Contábil / Fiscal
Formação em Andamento em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 13:10

Entendi, mas me tira uma dúvida se puder, o Sistema de Gestão tem lá Produto X Custo 10,00, amanhã esse custo passa p/ 12,00 como controlaria isso no contábil? já ficaria fora do valor, essa é minha dúvida.

Renan Caxilé

Renan Caxilé

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 13:19

Bom dia,

Fábio Nascimento de Carvalho,

Se o custo da mercadoria sofreu alguma alteração isso significa que ocorreu alguma operação que gerou um aumento no custo, o custo a que você se refere é o custo unitário do produto, na contabilidade não reconhecemos o custo unitário e sim o valor total do estoque.
Vou exemplificar abaixo qualquer dúvida é só me comunicar.

Exemplo:

Imagine a situação que o cliente possui uma unidade do produto X a R$ 10,00, para que esse valor unitário sofra alguma alteração é necessário que haja algum fato contábil que justifique esse aumento, por exemplo caso esse cliente adquira uma nova unidade do produto X a R$ 14,00 teremos no estoque 2 produtos totalizando R$ 24,00, dessa forma o utilizando a método do custo médio temos que o custo unitário do produto é R$ 12,00. (R$ 24,00 / 2 = R$ 12.00).

Então observe que, o sistema de gestão ou então a FICHA KARDEX irá registrar que o custo unitário do produto será R$ 12,00 porém na contabilidade teremos a conta estoque, sem descriminar quantidades, o valor de R$ 24,00 (R$ 10,00 + R$ 14,00 = R$ 24,00). Observe que é papel da contabilidade registrar o montante da conta estoque e não suas quantidades. Nesse exemplo o aumento do custo do Estoque será justificado pela entrada na nova unidade do produto X a R$ 14,00, este então é o fato contábil).

Atenciosamente

Renan Caxilé
Consultor Contábil / Fiscal
Formação em Andamento em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 13:31

é que gero o inventário no sistema do cliente, exemplo:

3 produtos x 10,00 cada R$ 30,00

Total do inventário R$ 30,00

amanhã ele compra por 15 e o custo é alterado para 15,00 (último custo)

Inventário 3 x 15,00 = R$ 45,00

Esse inventário dele não vai bater nunca com meu contábil correto?
Já que no meu só vai entrar essa nova compra pelo custo e não vai alterar todos como no dele.

O sistema dele está errado? Como faria nesse caso?

Renan Caxilé

Renan Caxilé

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 13:48

Bom dia,

Fábio Nascimento de Carvalho,

Na contabilidade trabalhamos com três métodos de controle de estoque

PEPS (Primeiro a entrar Primeiro a Sair)
Média Ponderada
e UEPS (Último a Entrar Primeiro a Sair), sendo que este não é aceito pela legislação fiscal.

Na situação descrita por você não será possível utilizando o PEPS ou Média Ponderada chegar ao valor semelhante ao que ele utiliza.
No caso o seu cliente está utilizando a avaliação de estoque a valor de mercado.
Você pode encontrar alguma orientação sobre esse tema no CPC 16 que trata sobre avaliação de estoques, lá você encontrará como registrar essa variação.
Porém vale lembrar que nessa situação haverá um "Ajuste" a ser realizado para que o valor do aumento dos estoque seja reconhecido.

Atenciosamente

Renan Caxilé
Consultor Contábil / Fiscal
Formação em Andamento em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará

Renan Caxilé

Renan Caxilé

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 15:08

Boa tarde,

Fábio Nascimento de Carvalho, A alteração do Custo será com base no cálculo do custo médio.

Conforme ele realize entradas o preço de custo será recalculado, conforme o que descrevi anteriormente.
Dessa forma ficará mais próximo da realidade.

Atenciosamente

Renan Caxilé
Consultor Contábil / Fiscal
Formação em Andamento em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará

Jônes Augusto L. da Cruz

Jônes Augusto L. da Cruz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 16:41

Prezado Fábio,

Apenas lembrando que a Receita Federal só aceita os métodos da Média Ponderada e o PEPS, contudo, saliento que o PEPS é mais prejudicial ao cliente e mais vantajoso ao Fisco, uma vez que aumenta a lucratividade.

Att,

Jônes Augusto

Jônes Augusto
Sócio/Contador
Futuro Assessoria Contábil
Porto Velho - RO

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.