x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 12

acessos 1.019

Representante Comercial

FLAVIA MARASCHIN

Flavia Maraschin

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 16:38

Boa tarde!


Estou com uma dúvida, uma amiga "abriu um cnpj" para poder iniciar em uma empresa como Representante Comercial de Produtos Veterinários, logo a empresa que foi aberta seria uma EIRELI, sendo somente ela neste cnpj, porem ficamos na dúvida referente aos impostos, obrigações acessórias e tudo que precisamos para manter aberta e corretamente. Outra dúvida, qual seria um valor justo a se pagar a um serviço de contabilidade em uma empresa desse porte. Alguém poderia me auxiliar?

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 07:20

Flávia, bom dia

Conforme nossa colega Jaqueline, citou, informe o regime de tributação, pois as obrigações acessórias e impostos estão ligadas diretamente ao fato.

Importante frisar que nesse caso, o tipo jurídico não impacta, isso que dizer, sendo uma Sociedade ou uma EIRELI, as obrigações e impostos seriam as mesmas, o que ditaria os aspectos seria o regime de tributação adotado.

Outro ponto é, em relação a valores, tudo depende, aconselho você cotar valores em sua região, pois eu que sou de SP, por exemplo, tenho noção dos valores aqui cobrados, no RS, sinceramente não sei a média de preços.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
FLAVIA MARASCHIN

Flavia Maraschin

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 09:50

Bom dia,

Na verdade, essa é a dúvida também, qual o regime de tributação normalmente é adotado, em uma abertura de empresa, no caso de ser só representante comercial, em que o faturamento seja mais ou menos de 5.000,00 a 7.000,00 por mês?


Obrigada!


FLAVIA MARASCHIN

Flavia Maraschin

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 11:27

A empresa não tem funcionários e nem terá, na verdade esta empresa que ela entrou, solicitou que ela abrisse uma EIRELI para vender os produtos.

Por isso estamos estudando, para ter uma noção de qual o correto mesmo.


Obrigada pela atenção!

Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 13:36

Fernando H. Buzaneli, bem lembrado, de repente seria melhor fazer um requerimento de empresário.



Thiago Pena

Thiago Pena

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 14:15

Boa tarde,

Tem que alerta em um detalhe, independente se for EIRELI uma Sociedade ou mesmo uma empresa individual, como a atividade de representação comercial é obrigatorio fazer o registro no conselho regional de representantes. aqui no estado de SP é a CORCESP.

O custo de registro e anuidade é calculado sobre o capital social.

abraços

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 14:50

Sim, tem o CORCESP, Thiago!

Por isso questionei, porque a anuidade é calculada sobre o valor do capital social!

Sendo que se fosse uma Sociedade ou EI poderia ter um valor bem mais baixo de capital, porém..... é preciso verificar como o conselho de representantes do RS faz o cálculo.


Maiara, pensei até em uma Sociedade com quotista...
Poderia também ser E.I., apesar que eu muito raramente recomendo esse molde empresarial... ao menos que esteja tudo da pessoa física muito alinhado....

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.