x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 3

acessos 2.023

Blocos K e U Sped ECF

Mônica Rodrigues Leite

Mônica Rodrigues Leite

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 17:02

Boa tarde a todos!

Estou com uma dúvida sobre o preenchimento da ECF...

Um empresa Imune/Isenta que não entregou ECD tem ou não a necessidade de preencher os blocos K e U?

Visto que esses blocos são preenchidos automaticamente na importação da ECD, e caso a empresa não tenha enviado a ECD precisaria preencher manualmente.

Obrigada!

Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 22 junho 2017 | 10:37

Bom dia.

Com as alteração para a ECF 2016/2017, realmente não precisa do Bloco U? E também o Bloco Q?
Pois importei o arquivo de uma associação, vi que ele abriu os campos:
- Q100 (Demonstrativo do Livro Caixa) ;
- U100 (Balanço Patrimonial) e
- U150 (Demonstração do Resultado do Lucro Líquido Fiscal).

No meu entendimento o Bloco Q, ou Demonstrativo do Livro Caixa seria apenas para as empresas do Lucro Presumido que estejam gerando a ECF na modalidade L, ou seja, aquelas que não realizaram a entrega da ECD ano base 2016 em 31/05/2017, e não obrigatório para as imunes e isentas.

Porém fiquei na dúvida dos registros U, sendo que a na ECF 2015/2016 o PVA abriu o registro do Bloco Q100 (o qual também foi declarado sem dados), mas não teve esses registros U no ano passado, não gerou isso automaticamente, pelo menos não para mim.
Por isso fico na dúvida, não seria essa uma informação facultativa para imunes e isentas em 2015, e obrigatória em 2016?
Estou tentando obter essas informações no manual, mas lá só diz como fazer, e não se é ou não obrigatório.

Tenho todo o mapeamento dos lançamentos contábeis gerado no meu sistema, porém, não há abertura do Bloco U nos "Outros dados" para que eu opte por preencher ou não, só do Bloco Q, onde eu optei por não preencher.

Na verdade, o bloco U é correlacionado com o Bloco Q, ou é um bloco que independe do preenchimento do outro?
Também tentei identificar isso no manual, mas não ficou claro.

Alguém saberia responder?

Obrigada!






---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.