x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 428

diferencial de aliquota

FLAVIA REGINA FRANCISCO

Flavia Regina Francisco

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 14:12

preciso dar entrada nas notas de uma empresa optante pelo simples nacional as notas fiscais sao de fora do estado de sao paulo e nao sei como devo aplicar o diferencial de aliquota porque ela compra mercadorias para usar na fabricação de maquinas e equipamentos de uso alimenticios e na saida das maquinas tambem nao sei como faturar a nota fiscal da venda das maquinas se devo destacar icms, por favor alguem pode me orientar

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 15 julho 2016 | 14:05

Olá, Flavia Regina Francisco. Quando empresas do Simples Nacional compram mercadorias de outro estado, independente de serem usadas no processo produtivo ou revenda, aplica-se o Diferencial de Alíquota, isso de um modo geral. Claro que temos de analisar caso a caso. Vale lembrar que ao comprar uma mercadoria de outro estado e a alíquota interna for menor , não há que se falar em Diferencial de Alíquota. Agora na venda do produto tem que observar se está obrigado à Substituição Tributária ou não. O Simples não destaca ICMS, pois o imposto é recolhido no DAs, agora se o produto for ST, além do Das a empresa tem que reter o imposto devido por ST e recolher a parte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.