x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.243

Dissídio e férias

Diego Polimanti

Diego Polimanti

Iniciante DIVISÃO 3, Mecânico Diesel
há 7 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 21:23

Boa noite a todos , essa é minha primeira postagem no site , li alguns tópicos criados por outros usuários, e fiquei entusiasmado com a possibilidade de enfim esclarecer dúvidas e dívidas pendente em minha empresa.
Trabalho desde de setembro de 2011 com registro no CLT em uma pequena empresa , no ano de 2013 tive aumento de salário e passei a receber 1620,00 R$ mensais , estou com uma raiz de 2014 em mãos e na própria está comprovando que desde 2014 ( pelo menos ) até o ano de 2016 , nunca tive dissídio ou alguma remuneração, além de outro fator estranho, que na raiz meu CBO é de um mecânico de manutenção de bicicleta e veículos similares , porém realizo manutenção em caminhões e motores a diesel, isso gera algum benefício para o empregador, ou algum prejuízos para mim ?
Em relação as minhas férias, eu recebi no ano de 2014 um salário base de 1620,00 e nas férias do mesmo ano recebi 2160,00 registrado em raiz, eu fiz um cálculo seguindo as leis e o correto seria receber mais , enfim , estou muito enrolado e desmotivados de permanecer na empresa , se alguém com entendimento sobre o assunto me ajudar serei grato eternamente.

Att Diego Polimanti

Patrícia Gonçalves

Patrícia Gonçalves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 15 julho 2016 | 08:47

Bom dia, Diego Polimanti.
Vamos por partes.
Primeiramente para podermos lhe ajudar, teriamos que saber todo seu historico, visto que existe outros fatores influenciadores em valores, os quais questiona, um deles é falta, hora extra, atestado, afastamento, outros descontos diversos de qualquer natureza.
Segundo, o CBO correto para a função que exerce, mecanico diesel, é 911120. Se o mesmo for este e, somente o que muda é a descrição, esta tudo certo; mas, caso o CBO nao for este, voce deve questionar seu empregador qual o motivo do enquadramento incorreto de sua função, visto que isso irá refletir em comprovação de experiencia futura.
A mecanica diesel, ou qualquer outro manuseio mecanico é considerado trabalho insalubre, portanto, seu empregador devera medir o grau insalubre do seu trabalho para aplicação da aliquota correta, que varia entre 10% e 40%, conforme o grau da nocividade.
Quanto a suas férias, o calculo que foi feito para chegar até o valor que voce mencionou receber é suas férias normais + 1/3 constitucional, conforme artigo 7º, inciso XVII da Constituição Federal e minuciosamente regulamentado nos artigos 129 a 145 da CLT.
Enfim, para termos um amplo panorama de todos seus direitos, tambem teriamos que saber qual o sindicato que rege sua categoria, e qual voce esta atualmente enquadrado, pois podem existir beneficios listados em convenções que teriamos que analisar a aplicação em seu salario.

Para saber todos seus direitos e verbas devidas e todo enquadramento correto, voce deve ir até o RH da empresa, ou da contabilidade que cuida da empresa que trabalha e expressar todas suas duvidas a eles e pedirem para que façam o calculo de tudo em sua frente (Sugiro marcar horario, pois irá demorar).

Uma coisa que me intrigou é, voce esta registrado, certo? Mas voce nao tem desconto de INSS?
Reveja esta questão também, pois isso é fundamental e obrigatorio, juntamente com o pagamento do FGTS e retençao de IRRF, quando for o caso.
Existem questões tambem atreladas ao Vale transporte e Vale-refeição, os quais temos que analisar os possiveis descontos que seu empregador faz ou gostaria de fazer.

Todas suas duvidas são questões de direito do empregado, mas, nao podemos ver somente o seu lado também. Ambas as partes devem e podem estar de acordo com a Lei, inclusive quanto a descontos por parte do empregador, caso ele nao efetue nenhum.

De maneira nenhuma estou falando que se ele nao desconta nada, compensa tudo que lhe é devido.
Voce deve SIM questionar tudo que acha estar em desacordo e, por este motivo nao podemos lhe apresentar nenhuma posição concreta quanto a valores.

Espero ter esclarecido e, insito em que procure pelo setor responsavel pelo RH da empresa para sanar corretamente suas duvidas.
Se possivel volte nos contar como ocorreu o que foi decidido.

Um grande abraço.

Patrícia Gonçalves
Perita-Contadora | Tributarista
instagram: paatgoncalves
Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 15 julho 2016 | 08:48

Bom dia Sr. Diego Polimanti, tudo bem?

Aconselho efetuar esse questionamento na parte de Departamento Pessoal.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Diego Polimanti

Diego Polimanti

Iniciante DIVISÃO 3, Mecânico Diesel
há 7 anos Sexta-Feira | 15 julho 2016 | 15:49

Olá patricia , obrigado pela atenção .
Pois então, o sindicato a qual ocorrem descontos mensalmente está registrado no holerite como " contribuição assistencial" porém , o máximo que sei sobre o tal sindicato é o nome extenso
Sindicato dos trabalhadores nas indústrias metalúrgicas mecânica e de material elétrico de Mogi guarulhos e região.
Não sei se consigo lhe oferecer um conteúdo rico em informações por aqui , mas , se tiver um email a qual posso anexar o holerite detalhando tudo para você serei muito grato. Estou com uma esperança que conseguirei resolver minhas dúvidas.
E outra coisa que me chamou atenção meu CBO está incorreto, eu trabalho como mecânico diesel e meu CBO sou reparador de bicicletas ou similares.
Enfim estou um pouco perdido.
Obrigado pela ajuda até mais.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 15 julho 2016 | 16:07

Diego Polimanti

estou com uma raiz de 2014 em mãos e na própria está comprovando que desde 2014 ( pelo menos ) até o ano de 2016 , nunca tive dissídio ou alguma remuneração


Isso vc precisará verificar com o Sindicato, pois pode ser que desde essa data realmente não teve acordo coletivo e quando for fechado a empresa deverá pagar retroativo. Veja no site deles: http://metalurgicos.org.br/servicos/reajustes-salariais/

que na raiz meu CBO é de um mecânico de manutenção de bicicleta e veículos similares , porém realizo manutenção em caminhões e motores a diesel, isso gera algum benefício para o empregador, ou algum prejuízos para mim ?


O CBO precisa ser retificado para o correto. Tem a questão da insalubridade mesmo, precisa verificar se a empresa possui PPRA e PCMSO atualizados, onde deverá informar se há necessidade de tal adicional.

Em relação as minhas férias, eu recebi no ano de 2014 um salário base de 1620,00 e nas férias do mesmo ano recebi 2160,00 registrado em raiz,


Se o salário é 1620,00 + 1/3 férias = 2160,00 bruto, sem o desconto de INSS. O calculo está correto.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.