x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 5

acessos 6.778

Honorário Simples Nacional sem movimento

Laine

Laine

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 15 julho 2016 | 08:31

Bom dia !

Estou iniciando como profissional autônomo e ainda fico com algumas dúvidas quanto ao valor de honorário justo em algumas situações. Está entrando para o Escritório uma empresa do Simples Nacional que atualmente está sem movimento, mas logo voltará às atividades. Minha dúvida é: Qual o valor justo que devo cobrar de honorário enquanto a empresa se mantiver sem movimento? Tive instruções para estipular um valor fixo desde o início e o mantivesse, dessa forma não precisaria aumentar o valor quando a empresa voltasse a movimentar. Mas não acho justo cobrar o valor de uma empresa que não gera receita igual a uma que gera.
Existe alguma tabela ou algo do tipo, pra que eu consiga ser justa com o cliente e não seja desleal com outros profissionais?





WEBBER BENICIO

Webber Benicio

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 15 julho 2016 | 10:37

Bom dia Laine, não existe norma contábil que discipline sobre fixação de honorários, a elaboração de tabelas de honorários é de responsabilidade dos sindicatos de classe.

Cobro o que seja justo e ético e lembre-se de preservar a qualidade do seu serviço, não exponha preços alternativos ou variáveis a cada cliente.

Webber Benício - Cuiabá/MT
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 15 julho 2016 | 13:43

Laine, independente do valor que você for colocar, tenha em mente que é necessário colocar tudo em contrato de prestação de serviços, inclusive se for fazer um preço diferenciado para sem movimentação e posteriormente com movimentação.

Com isso você ficará resguardada em caso de possíveis atrativos que por ventura venham ocorrer.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Sábado | 16 julho 2016 | 22:57

Laine,


Concordo com o amigo andrei, sobre a questão de colocar por escrito em contrato de prestação de serviços, verifique na sua região qual e o valor praticado por escritórios de contabilidade.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Laine

Laine

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 18 julho 2016 | 07:33

Obrigada a todos !

Estou mais segura agora.
Vou especificar tudo em contrato como aconselhado, e essa planilha da Nibo tb vai me ajudar bastante em outras situações. :)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.