x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 920

sonia m.oliveira

Sonia M.oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 27 abril 2009 | 08:40

Bom dia pessoal amigo! Dei baixa em dividas (reforma de apto) e me esqueci da jogar o valor na declaração de bens e direitos, aumentando o vr.do imóvel. Serei obrigada a fazer uma retificadora? Ainda este ano?
Obrigada.
Sonia

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 27 abril 2009 | 10:22

Bom dia Sonia,

Você não pode "dar baixa em dívidas e jogar o valor na declaração de bens e direitos"

Isto porque ao contrair as dívidas para reforma do apartamento, já deveria ter acrescido o total destas no bem reformado.

Com o pagamento, tudo o que tem que ser feito é diminuir as dívidas (Dívidas e Ônus Reais). Não cabe acréscimos no valor do Bem, porque ele já foi (ou deveria ser) acrescido quando do reconhecimento da dívida.

Se não foi, cabe a entrega de DIRF retificadora, ainda este ano.

...

sonia m.oliveira

Sonia M.oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 28 abril 2009 | 19:06

Obrigada pelo esclarecimento, mas ainda fica uma dúvida. Mas se no decorrer dos anos eu fizer reforma no apto.posso aumentar o valor do imóvel na ficha bens e direitos? Afinal com a reforma ele valoriza, estou certa?
Desde já agradeço pela atenção.
Sonia

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 28 abril 2009 | 20:40

Boa noite Sonia,

Você está certa sim. Entretanto, este aumento se dará em virtude da aquisição de materiais de construção, recibos de mão-de-obra, projeto de engenharia, etc.

Estes documentos farão prova da referida reforma e do total gasto nela, independentemente do fato de você ter tomado (ou não) dinheiro emprestado junto aos Bancos para isto.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.