x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 2.532

Individualização de contas do FGTS

Alessandra Souza

Alessandra Souza

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 19 julho 2016 | 09:09

Bom dia, temos um funcionário com dois registros na mesma empresa. Por erro de marcação no sistema, as contas de FGTS desse funcionário não estava sendo individualizada e recolhiam somadas numa mesma conta. A partir do mês passado, quando conseguimos corrigir esse erro, as contas foram individualizadas e estão sendo recolhidas da forma como deveria terem sido recolhidas desde a primeira vez. O fato é que, quando gerou uma nova conta de FGTS, ela não separou os valores recolhidos anteriormente e acusando falta de recolhimento dos meses anteriores, quanto que a conta antiga (a que somava tudo junto) nada consta de ocorrências. Fomos na caixa e eles sugeriram pedir estorno desses valores recolhidos e fazer tudo novamente, o que tememos que por se tratar desde 2014 gerar custos. Estamos tentando gerar nova sefip na modalidade 9, mas até agora não vimos nenhuma alteração dessas contas anteriores. Alguém sabe se isso funcionará ou se realmente demora cair no sistema? Ou se tiverem uma outra sugestão? Obrigada.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 20 julho 2016 | 17:07

Prezada colega, eu nao entendi, porque duas contas na mesma empresa, ha meu ver teria que ser uma so, mas voce diz que foi assim que lhe orientaram na CEF, muito estranho, se for o mesmo empregador, mesmo CNPJ, existir duas contas, o correto seria unifica-las e nao separa-las. Sinceramente nao entendi, mas ja vi tanta coisa, quanto ao problema dos acrescimos, nao seria devido , pois como voce falou, os depositos foram feitos, mas segundo voce e a CEF, estavam unificados, logo os mesmos foram recolhidos mesmo que erradamente no tempo habil, de cada periodo, ha meu ver se entendi correto o certo era ter somente uma conta, ou seja a que for mais nova se unificar a mais antiga, ja tivemos um caso desse e foi resolvido assim, com orientaçao da propria CEF, nao entendi O PORQUE, desse entendimento das contas serem separadas . Realmente gostaria e quero aprender o motivo de tal circustancia.

Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Alessandra Souza

Alessandra Souza

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 20 julho 2016 | 17:17

Caro Manoel Luiz, me expliquei mal. O fato é de que se trata de 02 vínculos na mesma empresa. Portanto, deveriam ter duas contas desde o início o que não separou. Somente agora em maio/2016 que conseguimos separar na SEFIP, tanto que o extrato do FGTS já acusa da forma correta. O problema ficou nas contribuições anteriores, que somou os dois vínculos num somente, e agora, precisamos desligar esse funcionário de apenas um emprego. Tentei informar na modalidade 9, mas ainda não obtive o resultado esperado. Não sei quanto tempo leva para a caixa assimilar essa nova Sefip. Obrigada pelo retorno.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 20 julho 2016 | 21:24

Continuei sem entender, dois vinculos numa mesma empresa como? Quero apreender, ou sera que voce quis dizer que havia um primeiro vinculo, o qual ele desligou( foi demitido, aposentado ou outro motivo), e posteriormente foi novamente registrado em um novo vinculo e continuaram a recolher na conta anterior, pois a mesma ainda nao tinha sido cancelada no sistema? Me conta como e essa historia, gosto de entender tim tim, por tim tim, para poder acumular conhecimentos e repassa-los, grato por uma resposta bem didatica.
Sds. Ribeiro.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Alessandra Souza

Alessandra Souza

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 09:01

Bom dia Manoel, é simples. Se trata de uma escola, portanto o funcionário tem dois vínculos, um vínculo de professor em determinados horários e em outros ele tem outra função na escola, portanto outro vínculo. O caso é possível e o mais correto de se aplicar, pois são funções distintas. O fato é de que por falha, anteriormente esses dois vínculos não eram separados no sistema e consequentemente quando ia a informação na Sefip juntava os dois recolhimentos FGTS num só. A partir do momento que ajustamos esse parâmetro, foi possível visivelmente ver no extrato do FGTS, as duas contas distintas, porém tudo que já foi recolhido anteriormente precisamos separar e é isso que estou tentando descobrir como se faz, pois a orientação na caixa é que se estorne todos esses valores e recolha novamente, só que desta vez da maneira correta, o que ao nosso entender, é muito pior, pois se recolher tudo agora novamente, irá gerar juros sobre algo que já foi pago no vencimento. Espero ter explicado melhor e espero conseguir ajuda. Obrigada.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Sábado | 23 julho 2016 | 10:09

Agora ficou claro, de professora para aluno, essas situaçoes sao tao raras, pois realmente existem algumas atividades que existem essas possibilidades realmente, mas no seu caso em especifico o problema e como voce mesmo interpretou, e a caixa lhe orientou pela metade, pois visto que os recolhimentos foram feitos de forma errada, mas foram feitos nao cabe penalidades ao empregador, procure nova orientaçao, de preferencia em outra agencia, ou acione a ouvidoria da CEF, pois nao tem logica nem justiça, houve um erro tudo bem concordamos, mas jamais houve ma fe ou atrazo dos recolhimentos. LOGO DEVE EXISTIR UMA FORMULA da CEF, providenciar os acertos nescessarios nas contas. Peça orientaçao a um gerente qualificado,para lhe orientar ou dizer quais os caminhos a seguir, pois talves foge da alçada da agencia tal procedimento certamente, ai falam o que vem a cabeça. Pegue o nome e a agencia e Ouvidoria neles, se falarem abrobrinhas irresponsaveis. Ganham para prestarem um bom serviço, e e muito o lucro que o FGTS propicia a CEF.
Sds. Ribeiro



Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 25 julho 2016 | 20:42

Todos agradecerao os esclarecimentos , prezada colega. Pois muitos ficam confusos com essas orientaçoes da CEF, no meu entender nao sao muito explicitos, fica sempre faltando alguma coisa.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Alessandra Souza

Alessandra Souza

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 18 abril 2017 | 13:57

Então Cleyton tive que entrar em contato direto com a Gifug daqui de Florianópolis (gerência maior da caixa) fazer uma planilha com todos os depósitos recolhidos e uma RDT.
Porém, não é fácil conseguir o contato de alguém da Gifug e ao mesmo tempo, nem todos os funcionários tem a vivencia de acontecimentos parecidos como este, pois todos que eu falava só diziam para recolher tudo novamente desde o primeiro mês. Isso se tornaria inviável. Se preferir, posso lhe passar maiores detalhes por e-mail: @Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.