x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.403

ajuste de exercicio anterior

Marcos Martins

Marcos Martins

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 19 julho 2016 | 12:02

Bom Dia Prezados ,

Recebi uma empresa cujo balanço do ano anterior estava com os Juros Passivos Lançado no Ativo ( Incrivel ne ? mais sim , estava no ativo ) o juros Passivos é uma conta do Passivo , então eu teria que transferir o saldo para a Nova conta no Passivo , segue meu lançamento !


EX;


D- Ajuste Do Exercicio Anterior
C-Juros Passivos ( ativo ) (conta Errada)
C-Ajuste do Exericio Anterior
D-Juros Passivos ( Passivo Redutor)


é Necessário utilizar a conta do Ajuste ? Há Baseamento legal para isto ?

Grato desde Já ,,

Att,


Marcos Braga


" O importante não é como se fala, e sim como as pessoas interpretam !''
ANGENIRA PAMPLONA

Angenira Pamplona

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 20 julho 2016 | 12:50

Bom dia Marcos
Realmente a conta " juros passivos" não deveria está no ativo
nem tampouco no Passivo, pois é uma despesa
e deverá ser lançada como conta de resultado, embora sua natureza seja devedora.

Angenira Pamplona
CRC/ACRE 002024/O
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 7 anos Quarta-Feira | 20 julho 2016 | 13:07

Boa tarde Marcos!

Veja bem, na minha opinião, antes de efetuar os procedimentos, seria interessante você verificar os documentos que originaram os lançamentos nesta conta, para aí sim, ter a certeza de como proceder, pois pode ser apenas que a conta esteja com a nomenclatura errada (isso acontece, quando infelizmente profissionais não se atentam ao Plano de Contas ou se confundem quando fora fazer a correlação com o Plano de Contas Referencial).

Se for apenas transferência entre contas Ativo e Passivo, não vejo motivo, salvo engano, para se utilizar a conta "Ajuste de Exercícios Anteriores", pois ate´onde eu sei, essa conta é utilizada quando você precisa reclassificar contas de Resultado, que alteram a Base de Cálculo do IRPJ/CSLL., já que esta conta deve ser alocada no grupo PL.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.