x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 7.994

Código de retenção IR x CSLL na ECF

Lucas

Lucas

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 20 julho 2016 | 13:39

Boa tarde, prezados!

Não consegui entender essa questão em outros tópicos da ECF no fórum, então posto minha dúvida aqui: No registro Y570 da ECF, é preciso informar a retenção do IR e da CSLL.

Para as empresas que, além da retenção do IR, também tem das contribuições sociais (PIS/COFINS/CSLL), qual código deve ser usado?

A dúvida existe porque o IR tem o código 1708 (ou 8045, ou 3280), enquanto que as contr. sociais tem o código 5952. Devo incluir dois registros para o mesmo CNPJ onde houve a retenção: um informo o código de retenção do IR e os valores e deixo a retenção da CSLL zerada; e, no outro, informo o código da CSLL e deixo a retenção do IR zerada?

Abraços

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 09:25

Prezados,
São dois registros diferentes, um registro para o IRRF geralmente código 1708 e outro registro para a CSRF geralmente código 5952.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
Lucas

Lucas

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 09:56

Thiara,
Esqueci-me de mencionar: é Lucro Presumido.


Edval,
Na verdade, pensei que o PVA ira acusar dois registros para o mesmo CNPJ e confesso que não cheguei a fazer o teste. Obrigado pela informação.

Luciano Silva

Luciano Silva

Iniciante DIVISÃO 3
há 7 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 13:01

Prezados, só para ver se entendi corretamente:

Dessa forma, o registro Y570 vai ficar com duas linhas:
IRPJ - |Y570|CNPJ|EMPRESA X|N|1708|17960|269,4|0|
CSLL - |Y570|CNPJ|EMPRESA X|N|5952|17960|0|43,1|

Pergunto: a receita (em negrito) não vai ser considerada duplicada? Será que não serão somados os dois valores, totalizando 35.920,00 ?

THIARA JULIANA CARDOSO MOMESSO

Thiara Juliana Cardoso Momesso

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 13:49

Olá Luciano, pesquisei em alguns artigos referente a sua dúvida e percebi que muitos profissionais se encontram com o mesmo questionamento só que com maneiras diferentes de perguntas, sou nova no ramo e no escritório onde trabalho ninguém me dá a oportunidade de ao menos tentar fazer o envio destes arquivos mas leio bastante a respeito da área contábil , sou técnica e atualmente estou estudando Ciências Contábeis, consegui uma bolsa através do Prouni com as notas do enem , mas enfim este não é o assunto em questão.
O interessante é que encontrei um artigo bastante interessante e que poderá te ajudar a sanar algumas dúvidas, se eu estiver errada por favor algum colega me questione.
Também achei um link com uma apostila que fala sobre a ECF e ECD para empresas de Lucro Real e Presumido achei bastante interessante mas talvez você já até conheça todos estes procedimentos pois sua dúvida é referente ao bloco y570.
Neste link (http://www.spedbrasil.net/forum/topics/sped-ecf-registro-y570) a pergunta é bem parecida mas a data não é atual, mas pelo que pesquisei a única mudança que houve de lá para cá foram os prazos para a entrega, lembrando que talvez eu possa estar enganada ok, no outro link é a apostila(www.ebs.com.br).

Fique com Deus, e espero ter ajudado ao menos um pouquinho, pois você me ajudou pois pude entender algo pesquisando sobre a sua dúvida, obrigada.

Thiara Juliana -Contadora

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.