x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.202

Impostos Retidos (Retenções do IR e PCC) sem Faturamento no

Sidnei Bezerra

Sidnei Bezerra

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 20 julho 2016 | 15:25

Boa tarde!

Uma dúvida simples.
Num determinado mês a empresa obteve receita de serviço(NFS-e) e também uma venda recusada (NF's de venda emitida erroneamente, sendo assim, um credito no mês) que resultou numa base nula, ou seja, 0 (zero) para fins de PIS e COFINS. Diante do exposto pergunto:

O IRRF (1,5%) retido sobre a NFS-e será compensado com IRPJ do trimestre, certo?

PCC (4,65%) retido sobre a NFS-e: O CSLL(1%) será compensado com CSLL do trimestre; O PIS(0,65%) será compensado com o PIS a pagar nos meses posteriores (quando houver impostos a pagar) e o COFINS(3%) será compensado com COFINS a pagar nos meses posteriores (quando houver impostos a pagar), certo?

Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 20 julho 2016 | 15:29

Olá Sidnei!

Exatamente.

Apenas lembrado... Você teve base nula de PIS e COFINS apenas na venda de mercadorias. Na prestação de serviços, sendo ela tributável, você poderá compensar o PIS e a COFINS devidos no mês da retenção.

Se você é Lucro Presumido e teve retido dessa única NF as contribuições previdências, poderá deduzir tudo. Não haverá imposto a pagar pois o mesmo já foi retido.

Att.
Umberto

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Malcon Contabilidade - [email protected]
Sidnei Bezerra

Sidnei Bezerra

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 20 julho 2016 | 15:52

Obrigado Humberto.

Para este exemplo a empresa é lucro presumido sim. Sobre as vendas recusadas considerei um credito e sobre as receitas de serviços calculei os valores a pagar, computando um valor 0 (zero) de PIS e COFINS no mês, sendo assim, os impostos retidos no PCC estará disponível para eu abater (compensar) para as apurações de PIS e COFINS os meses seguintes, certo?
E para fins de IRPJ deduzo o IRRF retido, ou seja, o 1,5% e na CSLL do trimestre deduzo o valor correspondente retido no PCC (1% da CSLL), correto?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.