x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.541

Calculo do IRPJ E CSLL com a retenção por parte do tomador

MOABE DOS SANTOS JUNIOR

Moabe dos Santos Junior

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 10:50

Bom dia estou com uma duvida, é o seguinte temos um cliente que ele retem os impostos IRPJ e CSLL da nota fiscal de serviço, e só tivemos movimentação com esse cliente no 2 trimestre agora estou na duvida qual seria o valor pra nós pagarmos do IRPJ e CSLL desse trimestre.

Um exemplo, foi emitida uma emitida uma nota fiscal no valor de 4.000,00 em todo 2 trimestre para esse cliente que retem o IRPJ e CSLL ai nesse caso eu não teria que pagar nada de IRPJ e CSLL nesse trimestre onde esses imposto foram retido por parte do tomador de serviço ?

ZENAIDE ANDRIOLI BRANDÃO

Zenaide Andrioli Brandão

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 7 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 12:42

vc deu poucas informações.

mas considerando a regra geral vc sofreu as seguintes retenções:
ir 1,5% 60,00
cssl 1% 40,00
pis 0,65% 26,00
cofins 3% 120,00

Como as alíquotas de pis e cofins retidos são iguais aos valores devidos, nada a recolher.

Já o IRPJ será calculado aplicando 32% s 4.000,00= 1.280,00*15%= 192,00- 60,00 (retido) = 132,00 a recolher.
A CSSL segue o mesmo raciocínio, vc só precisa saber se a base é 12 ou 32%.

MOABE DOS SANTOS JUNIOR

Moabe dos Santos Junior

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 13:11

Realmente, porque ta complicado mesmo vou tentar explicar com um exemplo.

Assim foi emitido duas notas fiscais no valor de 4000 nos meses de abril e maio para um cliente que retem os impostos que voce citou, minha duvida é a seguinte como ele reteve os impostos na apuração trimestral do IRPJ e CSLL eu vou ter que pagar alguma coisa ou não vou pagar nada pois tudo já foi retido pelo cliente.

ZENAIDE ANDRIOLI BRANDÃO

Zenaide Andrioli Brandão

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 7 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 20:55

Como lhe disse, as retenções do IRFonte e CSSL não são suficientes para pagar os tributos devidos.
Vc precisa calcular o valor devido e deduzir o retido na fonte e encontrar o valor a recolher.

Marcos

Marcos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 22 julho 2016 | 09:29

A retenção só é um adiantamento do imposto devido.

Quando for fazer o fechamento do trimestre você vai calcular tudo normalmente, e depois só abater o que já pagou (Foi retido ), igual o exemplo da amiga acima.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.