x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.630

Venda de um Ativo Imobilizado.

Heryck Magalhães

Heryck Magalhães

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 11:46

Bom dia!
Estou com uma pequena discussão aqui sobre ativo imobilizado.

A empresa comprou um veiculo por R$ 350.000,00 em 2011 e quando é agora ela quer vender esse carro e quer saber por quanto deveria vender. Se colocarmos uma depreciação de 20 ou 25%, esse bem já foi todo depreciado, e se foi todo depreciado qual o valor que ela pode vender, pois, se ela vender por uns R$ 200.000,00, ela vai pagar o ganho de capital em cima dos R$ 200.000,00, ja que o bem já foi todo depreciado... Mas me falaram sobre o Valor Residual que pode ser o valor da venda do carro.

Agora não sei como resolver essa situação... Por quanto ela pode vender para não pagar esse valor de Ganho de Capital todo? O valor do Bem depois dessa depreciação ficou zero mesmo?

ZENAIDE ANDRIOLI BRANDÃO

Zenaide Andrioli Brandão

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 7 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 12:07

A empresa comprou um veiculo por R$ 350.000,00 em 2011 e quando é agora ela quer vender esse carro e quer saber por quanto deveria vender.

R- Obviamente, ela vai querer vender pelo preço de mercado.


Se colocarmos uma depreciação de 20 ou 25%, esse bem já foi todo depreciado, e se foi todo depreciado qual o valor que ela pode vender, pois, se ela vender por uns R$ 200.000,00, ela vai pagar o ganho de capital em cima dos R$ 200.000,00, ja que o bem já foi todo depreciado...

R- Se foi todo depreciado, seu custo é zero e o imposto incidirá sobre o total da venda.

Mas me falaram sobre o Valor Residual que pode ser o valor da venda do carro.

R- O valor residual é um cálculo que deve ser feito por ocasião da compra. É um valor estimado quando o bem mesmo após o prazo de vida útil ainda disporá de um valor de revenda.
No seu caso, a fórmula seria a seguinte: (custo do bem 350.000 - valor residual (ex 200.000)/ vida útil do bem (5 anos). Daí resultaria um custo de R$ 200mil, pois vc só depreciaria 150mil. Agora se vc contabilizou totalmente as depreciações, não há muito o q fazer.


Agora não sei como resolver essa situação... Por quanto ela pode vender para não pagar esse valor de Ganho de Capital todo? O valor do Bem depois dessa depreciação ficou zero mesmo?

R- Este é um problema para as empresas do simples e do lucro presumido. Elas nunca devem, sempre que possível, comprar veículos em seu nome. É melhor comprar em nome dos sócios.
No lucro real não há problema pois a depreciação é dedutível.

ZENAIDE ANDRIOLI BRANDÃO

Zenaide Andrioli Brandão

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 7 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 21:02

Se é do lucro real, a receita não terá efeito. Você paga este ano o que descontou nos anos anteriores.

Veja, ao lançar as depreciações como despesas vc reduziu o lucro real e pagou menos imposto.

Vc. poderia ter usado o valor residual, mas nada mudaria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.