x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 298

Regime Tributário, ST, Representação, IRPJ

Ciada Souza

Ciada Souza

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 22 julho 2016 | 00:25

Olá, Prezados.


Sou do Rio de Janeiro e estou abrindo uma empresa onde basicamente terei quatro operações: distribuição de produtos (bebidas em geral), fornecimento para eventos (serviço), venda para pessoa física e outra da qual represento produtos e sou comissionada pelas vendas.


Estou com algumas dúvidas e gostaria de saber os melhores caminhos para minimizar os impostos e tributos. Tomara que consigam me ajudar.


Vou colocar em tópicos as minhas dúvidas. Seguem elas:


- Fui enquadrada pelo regime Lucro Presumido. Esse regime é a melhor opção para mim? As alíquotas para compra, emissão de NFe e Nota Carioca são os menores?

- Quando emitir uma NFe para um cliente PJ, quais os impostos que irão incidir?

- Em relação à minha atuação de distribuição, os representantes comerciais que operarem sob comissão, vão precisar gerar nota de prestação de serviço para mim?


- Em relação a minha atuação como representante comercial. Qual o procedimento para "validar" essa representação, contrato? Quando a empresa repassar o meu comissionamento eu vou ser taxada por isso? Há algum imposto?

- Em relação a ST (Substituição Tributária) , quando compro com alguns fornecedores, é repassado o valor do produto + ST. Isso procede?

- Em relação ao IRPJ. Como deverei declarar?


Espero que possam me ajudar.


Muito Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.