x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 682

empregados empresa mei

Julia Claret Ferraz

Julia Claret Ferraz

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 22 julho 2016 | 11:53

Eliziane,

Poder registrar até 1 empregado, com baixo custo - 3% Previdência e 8% FGTS do salário mínimo por mês, valor total de R$ 96,80. O empregado contribui com 8% do seu salário para a Previdência.


Ou seja, o gasto da empresa vai ser os R$ 96,80 (8% de FGTS e 3% Previdência Patronal), e o INSS do funcionário, 8% sobre o salário dele, será descontado no holerite.

www.portaldoempreendedor.gov.br

Andréia Ramires Gonçalves
Articulista

Andréia Ramires Gonçalves

Articulista , Analista Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 22 julho 2016 | 11:53

Bom dia Eliziane,

O valor que o empregado irá contribuir vai depender do valor do salário, pois deve-se obedecer a tabela de alíquotas do INSS. Mas de qualquer forma o empregador deverá pagar 3% de contribuição patronal sobre a remuneração do empregado, pois MEI tem compensação de 17%.

FGTS será sempre 8%.


Complementando.... Julia, o MEI deve pagar o piso salarial da categoria. Ou seja, de acordo com a CCT ou com o Piso Regional.

Julia Claret Ferraz

Julia Claret Ferraz

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 22 julho 2016 | 13:06

Andréia,

Foi bom você entrar nesse ponto do piso da categoria, pois o Portal do empreendedor diz:


Quantos empregados o Microempreendedor Individual- MEI pode contratar?
O MEI pode contratar até 01 (um) empregado com remuneração de um salário mínimo ou piso salarial da categoria, que pode ser consultada no Portal do Empreendedor, clicando no link portal do Ministério do Trabalho e Emprego - Mte.


Porém, alguns Sindicatos não aceitam, dizem que temos que seguir com o piso da categoria mesmo ....

Agora quando registramos um funcionário de MEI orientamos a seguir o piso da categoria para não ter futuros problemas...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.