x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 2.140

Em quanto tempo se aprende contabilidade ?

Melquizedeque Inácio

Melquizedeque Inácio

Iniciante DIVISÃO 2
há 7 anos Domingo | 24 julho 2016 | 23:13

Em quanto tempo se aprende contabilidade ?

Não me refiro aos 4 anos da faculdade, me refiro a ser um profissional totalmente seguro e auto confiante na profissão. Estou na metade do curso e pelo que estou vendo a profissão não tem fim, é legislação trabalhista e previdenciária, é legislação fiscal, é a contabilidade em si, é custos, é normas internacionais, é a parte financeira, de investimento. Sem contar que a toda hora é uma lei nova. Poxa... Não tem fim. Alguém poderia me dizer em quanto tempo mais ou menos eu aprenderei tudo ou será mesmo necessário eu ter assessores depois que eu ter meu escritório.

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 25 julho 2016 | 07:52

Melquizedeque Inácio, é isso ai, não tem fim!

É difícil você mensurar quando um profissional está gabaritado, mesmo que tenha bastante experiência o mesmo estará em constante aprendizado. É necessário muito estudo, leitura, dedicação e prática, somente assim você vai iniciar sua caminhada contábil.

Um fator importante é nunca faça nada se estiver em dúvida, pergunte, questione, verifique as fontes para não fazer nada errado, errar nessa área geralmente significa prejuízo financeiro, tanto do cliente, quanto seu!

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
José Carlos de Jesus

José Carlos de Jesus

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 25 julho 2016 | 08:09

Considero um fator fundamental para um profissional contábil de sucesso, principalmente para quem está iniciando, a curiosidade pelos temas contábeis.
De cara, vou dizendo que realmente a profissão não tem fim e segurança total também você não vai ter. Além do que, existem diversas interpretações no ordenamento jurídico brasileiro, em face de sua complexidade.

Dicas:

-Tudo que ouvir falar sobre algum assunto relacionado à área, pesquise, estude, debata, consulte as fontes originais;
-Escreva bastante sobre assuntos contábeis (fiscal, societário, previdenciário, etc);
- Se for abrir escritório, e não tiver profissionais especializados em cada área, terás que saber um pouco de tudo;
- Na medida do possível, siga sempre o caminho conservador, pois evita transtornos e passivos fiscais.

JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 25 julho 2016 | 08:21

Melquizedeque Inácio , bom dia.

Não tem fim mesmo,sempre você terá que se atualizar e assim sera um profissional completo, sempre buscando novas maneiras de se aprimorar.


att.

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2016 | 10:15

Melquizedeque Inácio

Na verdade, todas as profissões são assim. O conhecimento não tem fim mesmo, cada dia aprendemos algo novo.

Na Contabilidade isso fica mais evidente, pois lidamos com o Governo e suas intermináveis legislações.... como pode ver com a mudança na Presidência em poucos meses muitas coisas estão mudando e assim vai. Fora que as áreas dentro da Contabilidade são distintas, eu por exemplo trabalho com DP e já trabalhei no Contábil, mas sei muito pouco do Fiscal....

A ideia é se manter atualizado sempre...não conte com outras pessoas para te auxiliar, faça você mesmo.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.