x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 6.658

PIS referente a 2014/2015

Deborah

Deborah

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 26 julho 2016 | 09:25

Eu não recebi o PIS referente a 2014 no ano de 2015, fui receber em 02/2016 referente a 2015, e agora só recebo em 02/2017 referente 2016. Significa que pularam um ano do meu abono? Eu tinha direito de receber em 2015 pois trabalhei mais de seis meses com carteira assinada em 2014. Alguém sabe explicar o que aconteceu?

Arlei Santos

Arlei Santos

Prata DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 26 julho 2016 | 10:01

Bom dia Deborah, leia essa notícia quem sabe te ajuda.

Novo período para saque do abono PIS/Pasep começa dia 28/07

Não tenho certeza, mas a data limite para sacar o Pis de 2014 era até 30/06/2016 se não sacou no mês correspondente a data de nascimento em 2015. E os que podem sacar e 2016 referente a 2015, terá a data limite para quem não sacar no mês conforme o calendário, terá até 30/06/217 para sacar o mesmo.

Alguém me corrija se estiver errado.

Att.
Arlei Santos
Ass. Fiscal e Contábil
[email protected]
Deborah

Deborah

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 26 julho 2016 | 10:05

Eu sempre recebi em agosto. Ano passado quando fui receber disseram qe quem nasceu entra janeiro e junho iria receber só no ano seguinte.
Portanto em 02/2016 recebi referente a 2015 e não 2014. Creio que o abono referente 2014 eu tenha perdido, como todos que nasceram nesse periodo tbm.

ANA MARIA NOGUEIRA CARVALHO

Ana Maria Nogueira Carvalho

Prata DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 26 julho 2016 | 17:17

boa tarde....
Deborah
Novo período para saque do abono PIS/Pasep começa dia 28/07
Os trabalhadores que perderam o prazo poderão sacar o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014 a partir de quinta-feira (28), segundo informou o Ministério do Trabalho (MTE). O novo período de saque será de um mês e terminará no dia 31 de agosto.
No mesmo dia, também começa a ser pago o abono ano-base 2015. Quem nasceu de julho a dezembro recebe o benefício neste ano (2016), e os nascidos entre janeiro a junho, no primeiro trimestre de 2017. De acordo com o MTE, em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final para o recebimento.
O governo federal anunciou no início deste mês a prorrogação do prazo para que trabalhadores fizessem o saque do abono salarial do PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2014.
O prazo havia terminado em 30 de junho e, de acordo com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, na ocasião, cerca de 1,2 milhão de pessoas que possuíam direito ao benefício não haviam feito o saque.
Nogueira não soube informar quantos trabalhadores fizeram o saque do benefício no prazo previsto, mas disse que foram 95% do total. Há uma semana, 22,2 milhões haviam feito a retirada, num total de R$ 18,4 bilhões.
Para ter direito ao abono salarial de 2015, o trabalhador precisa:
– estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
– ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2014;
– ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2014;
– ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais
Como sacar o PIS/Pasep
– Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação.
– Já os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após verificar se houve depósito na conta, devem procurar uma agência e apresentar um documento de identificação.
As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil.
O valor equivale a um salário mínimo vigente na data de pagamento, atualmente em R$ 880. Os recursos que não forem sacados retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
- Calendário 2016/2017
O abono salarial 2016 começará a ser pago em 28 de julho, conforme calendário definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.
De acordo com o Ministério do Trabalho, o PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Pasep é devido aos servidores públicos.
Espero ter ajudado...

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 27 julho 2016 | 08:30

Deborah

O que aconteceu foi que eles alteraram o calendário para pagamento do abono....

Você recebeu normalmente, só que mais tarde , da mesma forma que será este ano, conforme alteração do calendário....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.