Contábeis o portal da profissão contábil

17
Jan 2017
19:24

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Perdcomp - Como fazer?

11respostas
823acessos

Thaís Marques

Usuário Ativo

profissãoContador(a)
mensagens145
pontos1.709
membro desde13/05/2010
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Terça-Feira, 26 de julho de 2016 às 16:03:09
Boa tarde à todos,

Preciso fazer um PER/Dcomp "compensação" . Foi pago duas vezes o Darf de IRPJ trimestral (1° trimestre) e gostaria de compensar o valor que foi pago a maior no IRPJ trimestral (2º trimestre). Já baixei o programa, mas estou procurando a tempos na internet algo que me ajude a fazer este Per/dcomp e não consigo achar nada de como preencher o programa. Alguém poderia me ceder algum material, link ou me ajudar de como tenho que fazer?

Agradeço mesmo!

Thaís Marques
Roane Pacheco

Usuário Estrela Nova

profissãoAnalista Fiscal
mensagens217
pontos2.107
membro desde27/10/2009
cidadeSalvador - BA
Postada:Terça-Feira, 26 de julho de 2016 às 16:56:34
Mensagem Editada por Roane Pacheco em 26/07/2016 16:57:58
Boa tarde Thaís!

Primeiramente você deve apurar o saldo credor via DCTF - se você informou os 2 DARF's na DCTF da época, ótimo. Se não, terá que retificá-la e informar os dois pagamentos para configurar pagamento a maior.
Exemplo: Você devia R$ 1.000 e pagou dois DARF's de R$ 1.000,00, no campo débitos você informa R$ 1.000,00 e no campo pagamentos você informa os dois DARF's, sendo que um você informa como total pago do débito os R$ 1.000 e no outro você informa R$ 0,01 senão você não consegue transmitir a DCTF.
No PERD-COMP você informa na aba crédito como crédito inicial os R$ 999,99 (conforme exemplo acima) e irá atualizar automaticamente com a Selic acumulada, no campo DARF você irá informar um dos DARF's que pagou.
Na aba débito você deve informar o tributo que deseja compensar já atualizado monetariamente - de acordo com a tela crédito inicial (o valor total) e o período de apuração que deseja compensar.

Veja se esse link pode te ajudar: http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/restituicao-ressarcimento-reembolso-e-compensacao/perdcomp/ensino-a-distancia

Espero ter ajudado.
Atenciosamente,

Roane Pacheco
Thaís Marques

Usuário Ativo

profissãoContador(a)
mensagens145
pontos1.709
membro desde13/05/2010
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quinta-Feira, 28 de julho de 2016 às 14:02:01
Roane Pacheco

Muito obrigada, foi de grande ajuda!!

Thaís Marques
Camila

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens18
pontos1.609
membro desde03/05/2016
cidadeCuritiba - PR
Postada:Quinta-Feira, 28 de julho de 2016 às 14:52:12
Mensagem Editada por Camila em 28/07/2016 14:55:39
"A instrução normativa 1.300/2012 é a mais recente norma da receita federal a dispor sobre reembolso, ressarcimento, restituição e compensação de tributos. Através dela estão dispostas as regras para o contribuinte que precisa efetuar tais operações em decorrência de retenções a maior, pagamento indevido e demais." - SESCAP PR
IN 1.300/2012:
http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?visao=anotado&idato=38972

Fiz um curso de Perd Comp porém não pratiquei ainda, vamos ver se consigo te ajudar.

1- baixar o programa perd comp
2 - atualizar a tabela selic
3- DOCUMENTO - NOVO - DATA DE CRIAÇÃO (é a data que estará encaminhando para RFB)
4- PREENCHA OS DADOS DA EMPRESA
5- QUALIFICAÇÃO = OUTRA (no caso de ser pessoa juridica)
6 - TIPO DE DOCUMENTO (pagamento indevido ou a maior)
7-TIPO DE CRÉDITO (IRPJ no seu caso)
8-PREENCHER DADOS DO RESPONSAVEL DA EMPRESA
9 - PREENCHER VALOR DO CREDITO (no seu caso que foi pgto indevido, preencha com o vlr total do DARF) se saldo a maior, preenche so o saldo. Depois desse passo o sistema atualiza o valor do crédito conforme a taxa selic
10- INFORMAR OS DEBITOS (as DARFS que vc irá compensar.
11- VERIFICAR SE TEM PENDENCIAS (documento- verificar pendencias)
12- GRAVAR E ENVIAR PARA RFB.

LINKS ÚTEIS
DCTF:
http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-edemonstrativos/
dctf-declaracao-de-debitos-e-creditos-tributariosfederais/
programa-gerador-da-declaracao-pgd
DCOMP
http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/restituicao-ressarcimentoreembolso-
e-compensacao/perdcomp
RECEITA NET
http://idg.receita.fazenda.gov.br/aplicativos/receitanet

Tem um CURSO GRATUITO que a RECEITA FEDERAL disponibiliza para PER/DCOMP
segue o link:
http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/restituicao-ressarcimento-reembolso-e-compensacao/perdcomp/ensino-a-distancia

Espero ter ajudado.

att,

Roane Pacheco

Usuário Estrela Nova

profissãoAnalista Fiscal
mensagens217
pontos2.107
membro desde27/10/2009
cidadeSalvador - BA
Postada:Quinta-Feira, 28 de julho de 2016 às 15:18:06
Por nada Thaís!

Se tiver mais dúvidas, volte a postar...

Atenciosamente,

Roane Pacheco
Thaís Marques

Usuário Ativo

profissãoContador(a)
mensagens145
pontos1.709
membro desde13/05/2010
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quinta-Feira, 28 de julho de 2016 às 16:13:33
Camila,

Muito obrigada, sua resposta também foi muito esclarecedora!

Roane,

Certamente, é muito bom ter fóruns como este com tantas pessoas dispostas a ajudar!!

Ótima tarde à vocês!

Thaís Marques
profissãoContador(a)
mensagens7
pontos52
membro desde06/09/2016
cidadeSao Francisco do Sul - SC
Postada:Sexta-Feira, 18 de novembro de 2016 às 14:12:18
Pessoal, boa tarde.
em julho foi efetuado o pagamento do Pasep duplicado, porém na DCTF foi preenchido com o valor correto, sem duplicação. A minha dúvida é: tenho que "retificar" a DCTF de julho colocando o valor duplicado para ter direito à compensação ?. E aproveitando, quando eu enviar o Per/Dcomp preciso esperar um comunicado da RFB autorizando a compensação ou já posso compensar no mês seguinte ?
obrigado
Roane Pacheco

Usuário Estrela Nova

profissãoAnalista Fiscal
mensagens217
pontos2.107
membro desde27/10/2009
cidadeSalvador - BA
Postada:Sexta-Feira, 18 de novembro de 2016 às 17:09:07
Boa tarde Luciano!

Terá sim que retificar sua DCTF para evidenciar o crédito à Receita Federal.
Você deve informar o valor correto do débito e no campo Informações do DARF, você informará os 2 DARF's pagos, porém em um deles você informará como valor pago do débito o valor fictício de R$ 0,01 (porque se você informar R$ 0,00, dá erro).
Não precisa de comunicado (aliás, nem sei se existe)...pode compensar no mês seguinte e informar na sua DCTF (do próximo mês) o valor compensado através de Perd-Comp.

Persistindo dúvidas, volte a postar.

Atenciosamente,

Roane Pacheco
profissãoContador(a)
mensagens7
pontos52
membro desde06/09/2016
cidadeSao Francisco do Sul - SC
Postada:Sexta-Feira, 18 de novembro de 2016 às 17:36:09
Oi Roane, obrigado pelos esclarecimentos.
obrigado
Roane Pacheco

Usuário Estrela Nova

profissãoAnalista Fiscal
mensagens217
pontos2.107
membro desde27/10/2009
cidadeSalvador - BA
Postada:Segunda-Feira, 21 de novembro de 2016 às 11:34:30
Por nada Luciano!
Persistindo dúvidas, volte a postar.

Atenciosamente,

Roane Pacheco
Renan Fabro

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Administrativo
mensagens1
pontos9
membro desde21/11/2016
cidadeAguas de Lindoia - SP
Postada:Segunda-Feira, 21 de novembro de 2016 às 15:21:05
(Regra 14) Mensagem digitada em CAIXA ALTA (CAPS LOCK) ou totalmente formatada (negrito, itálico, etc). por Paulo R. Schafer em 22/11/2016 10:56:15
boa tarde pessoal.....algum pode me esclarecer uma duvida..´
preenchendo pela primeira vez o per/dcomp, solicitando a restituiÇÃo de ipi. tenho saldo credor desde outubro de 2014
ao preencher o trimestre 04/2014, ele me apresenta uma tela pedindo todos os crÉditos e dÉbitos atÉ outubro de 2016.
minha dÚvida:
devo preencher todos os meses ??
quando for fazer referente aos trimestres seguintes, vai me pedir todos essas dados de novo ??
saliento que vou pedir a compensaÇÃo de impostos que estÃo atrasados..
obrigado pela ajuda....
Angelo Nascimento de Oliveira

Usuário Iniciante

profissãoDigitador(a)
mensagens31
pontos226
membro desde14/02/2011
cidadeIbicarai - BA
Postada:Terça-Feira, 20 de dezembro de 2016 às 17:10:43
Mensagem Editada por Angelo Nascimento de Oliveira em 20/12/2016 17:15:02
Boa tarde!
Fiz um pagamento com um valor maior do que o devido de uma parcela do IRPF e vou pleitear a restituição. A pergunta: O crédito, perfeitamente identificado no presente ..... devo responder sim ou não?

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

Quem participa

Facebook

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.17 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César