Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 268.773

CST 020 - Redução da base de calculo do ICMS

Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 27 julho 2016 | 09:08

Bom dia a todos,

O cst 020 concede ao fabricante a redução da base de calculo do ICMS, no caso do anexo II, art. 52 RICMS/SP.

Como o art. 52 dia "Estabelecimento Fabricante", logo somente mercadorias fabricadas no estado de SP podem se beneficiar, ai eu pergunto;

Se devem ser fabricadas no estado, logo deve ser obrigatório a correlação do CST com o CFOP ? no caso CST 020 deve sempre vir com o CFOP 5.101 ?

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 27 julho 2016 | 10:59

Bom dia Adaílson

Pensando exclusivamente numa operação interna em SP considerando que haverá redução na saída do fabricante, podemos afirmar que o CST 20 está relacionado nesta operação com o CFOP 5101. Se o produto estiver no regime da ST, será usado CST 70 com CFOP 5401.

Mas podemos ter uma operação interestadual com base de ICMS reduzida (CST 20). Um exemplo é o Convênio 52/91 que nas operações interestaduais reduz a base do ICMS para reduzir a carga tributária. Assim não podemos afirmar que CST 20 é exclusivo em operações internas.

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 27 julho 2016 | 11:35

Olá Enides Trevisan,

No caso me refiro somente a operações internas beneficiadas com o anexo 2, art 52 do regulamento do ICMS de SP.

Sobre essa perspectiva, posso determina que todo CST 020 deve vir com o CFOP 5.101, com base nesse anexo ?



ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 27 julho 2016 | 13:01

Adailson boa tarde

Se sua compra for somente direto do fabricante, pode considerar. Se você comprar de um revendedor, distribuidor não haverá redução na base do ICMS, já que o benefício é só do fabricante.

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
Adriana Bicalho

Adriana Bicalho

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 30 maio 2017 | 08:16

Enides Trevisan, essa informação também pode ser considerada para venda de produto?
Trabalho em uma empresa q fabrica azeite, porem as vezes vendemos algumas embalagens td dentro de sp.
posso considerar cst 020 cfop 5.101 para esse caso ou devo usar cst 000?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.