x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 939

troca de escritório contábil

Adriano

Adriano

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 28 julho 2016 | 16:52

Boa tarde,

Estou com a seguinte dúvida!

Recebi no mês 07/2016 a contabilidade de outro escritório, e solicitei que encaminhassem os livros contábeis anteriores e mais o balancete com os saldos contábeis das contas até o mês 06/2016.

No entanto o que pude observar é que existem muitos erros no fechamento feito pela empresa onde contas de natureza ativa possuem saldos credores.

Em conversa com o cliente o mesmo garantiu que muitas das informações que constam não são reais como por exemplo o saldo de caixa, devido a falta de lançamento de muitas despesas e o caixa ainda esta absurdamente credor.

Gostaria de uma sugestão de como poderia solucionar este empasse. Poderia fazer um levantamento do que realmente a empresa possui e o que deve e fazer a implantação dos saldos corretos, pois, acredito que se utilizar a contabilidade feita pelo outro escritório não ficará de acordo com a realidade da empresa e esta não servirá para auxílio a tomadas de decisões.

Obs. a Empresa se enquadra no regime do simples Nacional.

Desde já agradeço pelo auxílio!

Julia Claret Ferraz

Julia Claret Ferraz

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 28 julho 2016 | 17:01

Boa tarde Adriano,

Do que vale os livros se não correspondem com a realidade da empresa né, o correto seria fazer uma belo de um levantamento de todas as despesas e lançar corretamente, isso você deverá conversar com o cliente, pra ver se o mesmo aprova, mas eu particularmente faria isso.
Além disso, o cliente ficará muito satisfeito com seu empenho em "consertar" esses lançamentos.

Adriano

Adriano

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 28 julho 2016 | 17:21

Boa tarde Júlia,

Então até pensei em fazer isto mas o problema é mais sério do que se pensa.

A empresa está com uma caixa credor de 118.000,00 reais e isto que pelo que foi possível observar só foi lançado as notas de entradas e contabilizados despesas com funcionários.

Eu não consigo entender como o responsável pela contabilidade não enxergou esta falha e ainda por cima vem trazendo estes saldos credores de balanços de anos anteriores.

Caso a mesma tenha um controle por livro caixa e eu assumindo a contabilidade a partir de 07/2016 posso implantar os saldos do que realmente seria correto ou daria algum problema, pois existe um livro contábil, mesmo que errôneo.

Obrigado!

Julia Claret Ferraz

Julia Claret Ferraz

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 29 julho 2016 | 09:17

Adriano, Bom dia !

Bem complicado o caso dessa empresa...

Caso a mesma tenha um controle por livro caixa e eu assumindo a contabilidade a partir de 07/2016 posso implantar os saldos do que realmente seria correto ou daria algum problema, pois existe um livro contábil, mesmo que errôneo.


Você teria que seguir o o saldo anterior deixado pelo outro contador, mesmo que errôneo. Você já viu o livro caixa da empresa ? Está de acordo com os livros mandados pelo antigo contador ? Se não tiver você poderia conversar com o antigo contador e entrarem em um "acordo" e tentar deixar os livros contábeis mais próximo o possível da situação real da empresa.

Sérgio Barbosa Gomes

Sérgio Barbosa Gomes

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Sábado | 30 julho 2016 | 15:12

Boa tarde , não tenho tenho experiência e estou montando um escritório de contabilidade em minha casa mesmo, comecei a fazer a contabilidade de oficina no 07/2016 ,só que quando fui emitir a guia do simples ,vi que essa empresa foi excluída do simples no mês dezembro de 2015 e além de um parcelamento de uma multa que eu ainda não sei de que se trata ,mas que esta com o pagamento em dia ,observei que a mesma tem mais 3 multas que somando tudo da um total 4.900,00
Conversei com responsável e ele me falou que nunca atrasou o pagamento de nenhuma guia e todas as guias que a antiga contabilidade mandava ele pagava . Como posso resolver esse problema, quem deve pagar essas multas ? Alguém pode me orientar por favor.

Daniela Nabinger

Daniela Nabinger

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2016 | 16:48

Boa Tarde,

Tenho uma dúvida quanto a contabilidade, pois aqui onde trabalho, veio um cliente com balanço encerrado em 31/05 pelo outro escritório, isto está correto? O correto não seria me mandar o balancete em 31/05 sem encerrar? Alguns profissionais entendem que encerramento se faz somente uma vez ao ano e por isso minha dúvida, o que é mais correto?

Daniela Nabinger

" Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros."

Benjamin Franklin
QUERLEN AMBACK

Querlen Amback

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 30 agosto 2016 | 11:27

Daniela Nabinger da Cunha não existe impedimento para fazer um Balanço e fechar o livro Diário de 01/01 a 31/05 para passar para outro contador, assim você inicia normalmente a contabilidade com os saldos do balanço de 31/05 e quando você for imprimir o Diário, você irá fazer de 01/06 a 31/12 sem problemas. A empresa ficará com 2 livros Diário no ano de 2016.
Abraço!

Querlen Amback
Youtube: Querlen Amback
Facebook: /querlenamback
Curitiba, PR.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.