x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 15

acessos 16.805

Contabilização de funerária

Lydia Cristina

Lydia Cristina

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 4 maio 2009 | 14:32

Boa tarde,
uma empresa de serviços funerários quando compra urnas e caixões como deve ser contabilizados? qual o procedimento correto? isto vem a ser um material p/ prestação de serviços ou um estoque?

Lydia Cristina
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 4 maio 2009 | 18:54

Boa noite Lydia

A prestação de serviços está caracterizada no transporte, funeral, colocação de adornos próprios no local do velório e etc.

A revenda de urnas e caixões é atividade comercial, logo aS entradas E saídas devem ser contabilizadas (respectivamente) a débito e a crédito da conta de "Estoques" no Ativo Circulante.

...

IRLE

Irle

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2009 | 16:07

Boa tarde,

Saulo não entendi bem o seu exemplo. Eu estava fazendo assim, ver se você concorda. Entradas D-Estoque C- Fornecedor. Saídas D- Caixa C- Receitas.

Agora quando o cliente seu plano funerario, um valor mensal, como lanço esse valor?

Grata.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2009 | 20:39

Irle Maria Lopes dos Santos

Seja bem vinda ao forum.

Voce se digiriu diretamente ao Saulo, por uma questão de ética, eu poderia não responder.Vou tentar esclarecer porque sei que este companheiro forense é uma distinção em pessoa e não irá ficar magoado por tal atitude minha. Mas convem que voce não faça perguntas especificamente a um membro do forum, porque se o mesmo não poder te ajudar voce poderá ficar sem resposta.

Vamos supor que a urna seja comprada por R$ 1.000,00 e Vendida por R$ 1.500,00. A contabilização ficaria assim:

Pela NF de Compra

D-Estoque de Urnas(AC)
C-Fornecedor a Pagar(PC).........1.000,00

Pela Venda da Urna

1) Pelo preço de Venda
D-Banco, Caixa ou contas a Receber(AC)
C-Vendas de Urnas(CR).............................1.500,00

2) Pelo preço de custo-baixa do estoque
D-Custo Produtos Vendidos(CR)
C-Estoque de Urnas.....................................1.000,00

Pelo Pagamento ao Fornecedor
D-Fornecedor a Pagar(PC)
C-Banco ou Caixa(AC)...................................1.000,00

Quando vende-se um plano de benefício, seja qual for, adquire-se um Bem,pelos recebimentos das mensalidades e ao mesmo tempo gera-se uma obrigação (Obrigação esta que será a cumprida com entrega da urna posteriormente). Portanto está mensalidades, na minha concepção, devem ficar registradas no Passivo Circulante até que a urna seja entregue.

Como nem todas concepções estão corretas esperamos que outros colegas do forum retifique ou ratifique à assertiva acima.









Editado por M Messias Santos em 4 de setembro de 2009 às 06:18:51

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
IRLE

Irle

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 11:33

Obrigada pela atenção, porém ainda restou uma dúvida, nesse caso do pagamento do plano (urna, todo o serviço funerário) isso não deveria ser lançado em uma receita de serviço?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 13:05

Irle Maria Lopes dos Santos

Quando vende-se um plano de benefício, seja qual for, adquire-se um Bem,pelos recebimentos das mensalidades e ao mesmo tempo gera-se uma obrigação (Obrigação esta que será a cumprida com entrega da urna posteriormente). Portanto está mensalidades, na minha concepção, devem ficar registradas no Passivo Circulante até que a urna seja entregue.

Como nem todas concepções estão corretas esperamos que outros colegas do forum retifique ou ratifique à assertiva acima.


Mesmo que o pagamento do plano, pelo cliente, seja vista, acho que deveria ficar registrado no Passivo. Isto porque voce não prestou um serviço., voce vendeu um produto que não foi entregou. Se voce não registrar no seu passivo como irá descobrir o que deve entregar de urnas daqui 2 ou mais anos?

Cabe observar que voce está vendendo uma mercadoria. Portanto no momento da contabilização da receita NÃO PODE SER RECEITA DE SERVIÇO, como deixou bem implícito o Saulo


Editado por M Messias Santos em 4 de setembro de 2009 às 13:10:14

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Irineu Luiz Merisio

Irineu Luiz Merisio

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 13:29

Irle Maria Lopes dos Santos
Prezada,
Quando voce recebe antecipadamente por um bem ou serviço, que não foi entregue/faturado ou o serviço prestado, voce tem um adiantamento de cliente.
O lançamento eu faria assim:

No recebimento do plano (urna + serviços)
D> Caixa ou Banco (AC)
C> Adiantamento de Clientes (PC) Ex. R$ 1.000,00

Na Venda ou Prestação do Serviço (Compensação do adiantamento)
D> Adiantamento de clientes (PC) - R$ 1.000,00
C> Venda de Mercadoria (Receita) - R$ 800,00
C> Serviços Prestados (Receita) - R$ 200,00

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram
as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
(George Bernard Shaw)
Acesse o Fórum Contábeis
http://www.forumcontabeis.com.br
Irineu Luiz Merisio

Irineu Luiz Merisio

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 13:34

Irle Maria Lopes dos Santos,
mais um detalhe:
já que esta operação é corriqueira no seu ramo de negócio, abra um grupo de contas dentro do PC, com a nomenclatura "adiantamentos de clientes", e nas contas analíticas, abra uma conta para cada cliente.
Ai vc pode visualizar no balancete ou no razão o que voce recebeu de adiantamento e o que foi faturado (produto/serviços)
sds

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram
as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
(George Bernard Shaw)
Acesse o Fórum Contábeis
http://www.forumcontabeis.com.br
IRLE

Irle

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 7 setembro 2009 | 18:11

Prezados colegas a nota fiscal quando ocorrer a entrega da urna e serviços funerários será NF1 ou de serviços?

Agradeço a atenção de todos .

RODRIGO MARCHETTO

Rodrigo Marchetto

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2010 | 10:18

Olá, o Sr. Saulo, respondeu acima que:

Quando enfetuar a venda de mercadoria, mesmo sem incidência do ICMS conforme LC 116/2003, emita a NF A1 ou A2 (conjugada).

Para os serviços, nota fiscal de serviços.

Aqui na minha cidade as funerárias teimam que não precisam emitir nf de venda da mercadoria e sim, somente de serviço descrevendo que houve um serviço completo, bom, não entendo desta forma, concordo com o Sr. Saulo.

Aproveitando o tópico antes aberto, alguém conformar qual o certo a se fazer?

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2010 | 10:42

Rodrigo Marchetto.

Para uma melhor interação do assunto em epígrafe, queira repetir o mesmo na sala de Legislação estadual/municipal, por favor?

Pois inadivertidamente em outras ocasições(ACIMA) participantes confundiram os assuntos tendo em vista que esse post era sobre "Contabilização de Funerária" e não como emitir nota fiscal.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2010 | 10:53

Rita de Cassia Calixto.

Para uma melhor interação do assunto em epígrafe, queira repetir o mesmo na sala de Legislação estadual/municipal, por favor?

Pois inadivertidamente em outras ocasições(ACIMA) participantes confundiram os assuntos tendo em vista que esse post era sobre "Contabilização de Funerária" e não como emitir nota fiscal.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.