x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 99.018

Estoque de Terceiros em Nosso Poder

TEREZA CRISTINA RIBEIRO ANTUNES

Tereza Cristina Ribeiro Antunes

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 7 anos Terça-Feira | 2 agosto 2016 | 17:12

Boa Tarde,

Gostaria de entender melhor sobre a contabilização de estoque de terceiro em nosso poder.

A empresa onde trabalho faz industrialização para algumas empresas, mas essa não é atividade principal dela e por isso não controlávamos o estoque de terceiros em nosso poder.

Passaremos a fazer esse controle e também a escrituração contábil desse movimento.
Encontrei na internet que a contabilização deve ser feito da seguinte forma na entrada desse material:

D - Estoque de Terceiros (Ativo Circulante)
C - Estoque a Industrializar (Passivo Circulante)

Na devolução dessa mercadoria eu reverteria esse lançamento, e também teria a contabilização referente a receita/cobrança da industrialização, a etapa referente a industrialização já é feita.

A minha duvida é se é correto eu ter um valor de estoque de terceiros no meu balanço e como isso deve ser declarado nas minhas demonstrações financeiras. Eu devo excluir essas contas?

Procurei algo mais claro no CPC 16 e no Manual de Contabilidade Societária e não identifiquei nada, então agradeço se puderem me passar o embasamento para essa contabilização.


Obrigada!
Tereza Antunes

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 16:51

Tereza, boa tarde.

D - Estoque de Terceiros (Ativo Circulante)
C - Estoque a Industrializar (Passivo Circulante)

Concordo com os lançamentos acima. Apenas na conta credora deixaria como "Estoque de Terceiros a Industrializar";

A minha duvida é se é correto eu ter um valor de estoque de terceiros no meu balanço e como isso deve ser declarado nas minhas demonstrações financeiras. Eu devo excluir essas contas?

Sim, é correto, devem aparecer nas demonstrações financeiras.

Observe que tal montante não afetará o custo dos produtos produzidos, onde o valor devedor é automaticamente "anulado" pelo saldo credor desse estoque de terceiros.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Patricia Duarte Rezende

Patricia Duarte Rezende

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 07:50

Bom dia!

Temos uma empresa que recebeu 3 blocos para industrialização em estoque de terceiros em 2014. Foram beneficiados e retornados em ladrilhos, porém ficaram chapas desses blocos como restolho no pátio.
Em 2015 esse material foi vendido pelo funcionário como nosso estoque para outro cliente.
Com isso temos estoque de terceiro sem o material físico em pátio e saída de um material que não temos como produto.
Gostaria de instrução de como acertar os dois estoques, pois o cliente dono do bloco está com a empresa fechada fisicamente porém ativa nos órgãos de registro e o outro da venda não conseguimos identificar quem é.

Alberlan Matos dos Santos

Alberlan Matos dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 6 anos Terça-Feira | 27 junho 2017 | 09:18

Tereza bom dia,

Apenas como contribuição para o tópico, gostaria de expor a maneira que adoto nos nossos clientes:

2. Controle dos Itens Recebidos de Terceiros em Remessa

Os itens recebidos por meio da nota fiscal de remessa para industrialização não pertencem ao
estabelecimento executor da industrialização e, portanto, não integrarão o seu estoque. Todavia, tratandose
de bens materiais, esses necessitam ser controlados, inclusive sua utilização, devendo-se manter
fichas de controle de estoque para cada um e, ainda, serem registrados em conta de compensação, como
forma de controle contábil das movimentações.

Por ocasião da entrada dos itens no estabelecimento, efetua-se o registro a débito de conta de
compensação ativa e a crédito de conta de compensação passiva, que identifique o item em questão,
constando no histórico o nome do cliente e o número da nota fiscal correspondente à operação. É
possível, ainda, as contas de compensação identificarem o cliente a que pertence o estoque, além do item
correspondente.

A cada saída efetua-se lançamento inverso, debitando-se a conta de compensação passiva e
creditando-se a conta de compensação ativa de acordo com as quantidades que retornaram ao cliente

As contas de compensação começam com 6 para Compensação Ativa e 7 para Compensação Passiva. E da mesma maneira que foi comentado, os valores não afetam o CPV devido ao fato das contas se anularem. Por outro lado, eventuais diferenças detectadas na devolução dos itens, devem ser reconhecidos com perda no CPV.

A maior vantagem dessa modalidade é que o Balanço fica melhor dimensionado com o ativo e passivo somente com o que é de direito ou responsabilidade da própria empresa.

Alberlan Matos
https://www.planconsul.com.br

Cirineu Brito

Cirineu Brito

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 23 maio 2018 | 15:22

Boa tarde!

Colegas,

Estou com um pequeno problema a resolver, pois a empresa em que trabalho faz uma operação diferente no estoque de terceiros.
No caso em questão, compramos matéria prima, em operação triangular, e a mercadoria é entregue diretamente no segundo fornecedor.
Estou tentando parametrizar no sistema a movimentação do "Nosso Estoque em Poder de Terceiros", no entanto, não consigo montar os lançamentos casando a operação triangular, pois na primeira NF a mercadoria já vai para estoque de terceiros, e preciso contabilizar também o fornecedor a pagar.
Como faço essa operação?
Alguém poderia me ajudar?

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2018 | 19:27

Pessoal:

Aproveitando o tópico, gostaria de tirar uma dúvida a respeito do assunto muito bem discutido aqui.

Vamos começar fazer triangulação de mercadorias para industrialização e me deparei com uma questão importante: a mercadoria vai direto ao industrializador, por conta e ordem do fornecedor.

Desenhei a operação da seguinte forma:

Entrada (Compra):
D - Estoque (AC)
C - Fornecedor (PC)

Ida para Industrialização:
D - Estoque em Poder de Terceiro (AC)
C - Estoque (AC)

Retorno:
D - Estoque(AC)
C - Estoque em Poder de Terceiro(AC)

A contabilização está correta?

Outro detalhe, será enviado papelão e retornará Caixa. Como fazer a baixa do papelão enviado e depois entrar com o Caixa? Ou seja, haverá dois itens no meu estoque (Papelão e Caixa). Não conseguir enxergar a melhor maneira de ajustar a entrada, tendo que baixar um item e entrar com o outro.


Obrigado!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2019 | 08:34

Juliana, sim.

Filtrado em sessão com o título Mercadorias de Terceiros em nosso poder. Não poderá ser junto com as mercadorias para revenda.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.