x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 3.243

José Carlos de Jesus

José Carlos de Jesus

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 08:07

Daiane,

Startup's são empresas como outra qualquer. Ela provavelmente vai ter um ramo de atividade, tipo societário (ltda, MEI, Eireli, etc), um regime de tributação (Lucro Real, Presumido, Simples) e demais informações.

A diferença das demais empresas é que ela geralmente se encontra na internet. Talvez, a depender do tipo societário, tenha algum inconveniente quanto ao endereço. Ademais, segue rito normal.

ROSANA CRAVEIRO DE FREITAS

Rosana Craveiro de Freitas

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2016 | 22:59

boa noite a todos,

Tenho uma duvida sobre as Empresas Startpus, de que forma participam os chamados, Investidores Anjos ? pois em algumas situações podem haver varios Investidores, em projetos diferentes, pois a ideia da Startups é justamente, ter a ideia a ser desenvolvida pela Startup , entretanto desenvolve-la com a ajuda do dinheiro de aporte dos chamados Investidores.
A Empresa se tornará, nesses casos uma Sociedade em Conta de Participação ? qual a diferença?
Seria apenas uma denominação americanizada essa ? pois nao encontrei nenhuma diferenciação em tributação, constituição empresarial, ou mesmo que a respeito de funcionarios/equipe, a nao ser nomenclaturas americanizadas incluindo os nomes fantasias.
gostaria que alguem pudesse me ajudar, pois tem uma equipe de rapazes, a maioria na area de programação, que aguardam um retorno, achando que estarao tendo tratamento diferenciado a respeito dessa dita nova modalidade , mesmo tendo explodido nos anos 90.

obrigada desde ja, aguardo retorno dos colegas.

JORGE DA SILVA LISBOA NETO

Jorge da Silva Lisboa Neto

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 7 anos Terça-Feira | 30 agosto 2016 | 18:00

Daiane e Rosana, no link a seguir tem uma explicação fantástica com tudo que precisa saber sobre startups.

webinsider.com.br


Se você entrou no link, viu que as startups são financiadas através das rodadas de investimentos. Em cada rorada de investimento são emitidas novas ações para os investidores que estão entrando no negócio ** uma startup pode começar até como MEI ou microempresa, mas no momento de receber aporte de investidores profissionais inevitavelmente precisará mudar para S.A. **. As ações emitidas para estes investidores em cada rodada de investimento são geralmente ações preferenciais (não ordinárias), desta forma não tiram o controle da Companhia da mão dos fundadores.

É muito comum que em cada rodada sejam emitidas ações com características diferente. Um investidor geralmente busca formas de se proteger, a é comum incluir uma cláusula de resgate nestes ações preferenciais, nesta hora o contador precisa ter muita atenção e participar da negociação, pois dependendo da forma como é feito o contrato destas ações preferenciais, elas podem caracterizar uma passivo e não Patrimônio Líquido, fazendo com que o grau de endividamento da empresa parece maior.

Se tiver alguma dúvida avise.


Att,
Jorge Lisboa
ROSANA CRAVEIRO DE FREITAS

Rosana Craveiro de Freitas

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 2 setembro 2016 | 16:33

Boa tarde Jorge Lisboa,

Achei muito interessante a matéria desse link que enviou.
Continuo apenas com a mesma duvida, em relação aos lançamentos da contabilidade em si, deverei entao tratar a Startups como uma Empresa normal, desde MEI a uma Ltda é isso ? e em relação a tributação da mesma forma ? podendo de acordo com o Cnae enquadrar no Simples Nacional inclusive?
Não tenho experiencia com esse modelo de empresa, inclusive que trabalha com ações, como esta no artigo, sou completamente leiga a esse respeito e nao sei como fazer os lançamentos.

obrigada, pela atenção, se puder me esclarecer um pouco mais a esse respeito dos lançamentos te agradeço desde ja

att

Rosana Craveiro

JORGE DA SILVA LISBOA NETO

Jorge da Silva Lisboa Neto

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 2 setembro 2016 | 18:05

Rosana,

Juridicamente é uma empresa normal, podendo ser MEI, Simples nacional etc.. Contudo, se for de fato uma startup, os fundadores esperam captar investimentos no futuro muito próximo, se isso for verdade, minha recomendação é que já seja feita a abertura da empresa como uma S.A. de capital fechado.

Outra dica é após o recebimento do primeiro aporte de investidores, já buscarem uma auditoria externa independente.

Fique à vontade para debatermos mais o assunto, estarei à disposição.

At.,
Jorge Lisboa

Att,
Jorge Lisboa
ROSANA CRAVEIRO DE FREITAS

Rosana Craveiro de Freitas

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 7 anos Domingo | 23 outubro 2016 | 19:49

Boa tarde,
Jorge da Silva Lisboa Neto e a todos os participantes do fórum.

Agradeço, apesar de tardiamente, a atenção e colaboração do colega.
Quando o cliente houver definido o que deseja fazer em relação a empresa, volto a entrar em contato.
Um excelente final de semana a todos, com as bençaos de Deus em vossas vidas.

at
Rosana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.