x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 21.833

Dúvidas de contabilidade

rodrigo  falcaoa

Rodrigo Falcaoa

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 6 maio 2009 | 10:00

Bom dia sou novo no forum e gostaria de saber de voces grandes conhecedores dos assuntos debatidos nesse forum.

Estudo contabilidade, mas na pratica nao entendo nada, gostaria de saber como uma empresa por exeplo um mercado ou bar quando vendo por exemplo 10 balas ou 10 chiclets ou uma agropecuaria que vende 1Kg de ração, como ele deve tirar nota dessa venda, ela tem que tirar a nota por exemplo de 10 balas ? gostaria de saber a fundo como é feito a contabilidade fiscal disso? eu compro um saco de balos depois vendo por unidade e tenho que tirar nota de tudo?

Obrigado desde já

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 6 maio 2009 | 16:48

Boa tarde, caro Rodrigo


Ao mesmo tempo em que dou-lhe boas vindas ao Fórum Contábeis também o parabenizo por escolher-nos como uma de suas fontes de consulta. Ademais, é importante eu citar que frequentando este espaço até hoje muito mais aprendi do que orientei, e da mesma forma espero que você também siga por esta senda.

Embora sua dúvida seja comum aos iniciantes, ela não deixa de receber atenção porque é especial, visto que abrange vários conceitos científicos, legais e doutrinários de várias áreas que norteiam a Contabilidade: Economia, Direito Civil, Direito Tributário, Direito Empresarial, Matemática, Princípios Fundamentais e Enunciados Contábeis, etc. (não necessariamente nesta ordem).

Posto que sua dúvida é genérica e envolve áreas distintas (um mercado, um bar e uma loja de artigos agropecuários), instataneamente seria praticamente impossível alguém tentar dissertar no intuito de esclarecê-lo, pois indiscutivelmente correr-se-á o risco de não poder plenamente o orientar.

Em geral três estabelecimentos distintos não se diferenciam somente quanto ao seu mister, mas também com relação ao seu porte e também o respectivo regime tributário. Também vale a pena concluir que isoladamente não existe "contabilidade fiscal" e "contabilidade contábil", pois a contabilidade divide-se em várias especialidades (tributária, trabalhista, previdenciária, de custos, pública, industrial, rural, comercial, etc.) e é destinada a oferecer informações econômicas atualizadas de uma entidade abrangendo todas as áreas de especialidades anteriormente citadas cabíveis.

Portanto, cabe ao Contador a árdua tarefa de harmonizar todas as arbitrárias determinações legais com os princípios contábeis, posto que é uma das colunas de sustentação dos preceitos contábeis oficiais a obrigação de registrar todo os fatos contábeis de acordo com as normas legais.

Portanto, inicialmente sugiro-lhe então uma meticulosa pesquisa nos arquivos deste Fórum e após isto, à medida em que suas dúvidas mais específicas forem surgindo, que as mesmas nos sejam apresentadas, e preferencialmente em suas respectivas salas (Legislação Federal, Contabilidade em Geral, Legislação Estadual e municipal, etc.).

Enfim, esta sua dúvida inicial envolve várias salas, conjunta ou isoladamente, cada sala é frequentada por profissionais mais afinados ao tema, e com base em uma dúvida de alcance tão amplo, certamente a resposta fica comprometida.

Bons estudos

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Anderson

Anderson

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 29 novembro 2011 | 11:44


oi bom dia tenho duas dúvidas

1 quando um cliente compra mais do que vende, tem algum problema
o que pode acontecer?

2 como é na pratica o calculo da subistituição tributaria nas notas fiscais to meio embolado.. obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.