x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 501

INSS pode verificar Facebook para cortar auxílio-doença

Andréia Ramires Gonçalves
Articulista

Andréia Ramires Gonçalves

Articulista , Analista Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2016 | 11:13

Bom dia Colegas,

Gostaria de compartilhar com vocês:

"INSS deve começar ainda neste mês uma revisão nos benefícios de quem recebe auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez há mais de dois anos. No entanto, dessa vez não serão analisadas somente a situação física dos segurados, junto com essas informações serão acrescentadas dados publicados em redes sociais, como o Facebook, de acordo com a Folha de S.Paulo.

Portanto, o beneficiário que exibe uma vida feliz e cheia de festas em perfis nas redes sociais deve ficar alerta, pois o comportamento, ainda que simulado, pode ser utilizado para que o órgão o considere saudável e pronto para voltar ao mercado de trabalho.

No ano passado, a Advocacia-Geral da União, que representa o INSS em ações judiciais, apresentou postagens em redes sociais como prova de que uma segurada de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, não tinha depressão grave. A mulher entrou na Justiça após ter o benefício cortado.

O início da revisão depende da publicação de uma portaria interministerial que deve sair nos próximos dias. De acordo com o jornal, o governo interino pretende cortar 30% dos 840 mil auxílios concedidos há mais de dois anos."

Fonte: clique aqui

ARNALDO DE CASTRO MEIRA

Arnaldo de Castro Meira

Prata DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2016 | 11:31

Bom dia
Andreia

Cheguei a ler sobre esse caso da mulher que perdeu o benefício por ter postado fotos nas redes sociais em que aparentava estar
feliz.
Ela entrou com processo para voltar a receber o auxilio e a justiça deu ganho de causa para ela mediante um laudo do psiquiatra.
No laudo o psiquiatra relatou que fazia parte do tratamento, porque como que a pessoa iria se curar frequentando ambientes
tristes.


Andréia Ramires Gonçalves
Articulista

Andréia Ramires Gonçalves

Articulista , Analista Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2016 | 11:36

Arnaldo, obrigada por compartilhar sobre esse assunto, é importante ter conhecimento deste caso mencionado por você.

Realmente, a segurada deu bons motivos para reverter a situação e conseguiu provas, já o INSS viu isso como uma porta para pegar outros casos que podem não ter provas e assim diminuir os gastos com benefícios.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.