x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 23

acessos 14.234

Algum escritório contábil rodando Linux 100% Estou querendo

João Állison dos Santos Silva

João Állison dos Santos Silva

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Informática
há 7 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2016 | 17:54

Hum, mas creio que ainda dê para instalar esses programas que achamos que não tem suporte ao Linux, mesmo sem usar o Wine. Vou estudar um meio, pois não aguento mais o Windows travando, dando erro, precisando ser reparado, cheio de vírus ...

Enfim, obrigado por responderem!

André Pereira

André Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Diretor(a) Geral
há 7 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 10:51

Tenho meu escritório 97% em Linux. Mas ainda preciso de uma máquina virtual com o Win7 apenas para envio de algumas declarações...
Infelizmente, nossa profissão precisa atender a inúmeras demandas de informação, principalmente declarações para órgãos fiscalizadores do governo, e eles nos forçam a utilizar um sistema operacional caro e em muitos sentidos vulnerável.... em minha modestíssima opinião o governo teria condições e deveria zelar pelo acesso universal, seguro e gratuito de quem trabalha para atender suas demandas... existem muitas distribuições Linux que são ótimas, muito estáveis e muito seguras, mas quem acredita no projeto Open Source e quer se ver livre de tantas licenças e anti-virus, tará um trabalho árduo, mas acredito que seja recompensador .
É sem dúvida uma quebra de paradigma, uma mudança de cultura e visão... eu sinceramaente acho que o Open Source é um caminho gratificante.
Deixo bem claro que não tenho absolutamente nada contra quem gosta e obteve boas soluções com o Windows... não sou contra o Windows... não quero convencer ninguém sobre o que é melhor ou pior... sou contra a impossibilidade de livre escolha e opção... sou contra ser obrigado a ter que usar o Windows...

Sidnei

Sidnei

Iniciante DIVISÃO 3, Desenvolvedor
há 7 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 22:53

Boa noite!

Também me interesso saber se alguém conseguir encontrar alternativas ou simplesmente fizeram rodar o conjunto mínimo necessário ( e talvez decente ) de softwares para contabilidade em Linux.

Penso em fazer experimentos usando esse cara para se livrar do Windows:

https://www.reactos.org/

Acho que seria interessante conseguirmos fazer um levantamento dos softwares utilizados na área.

João Állison dos Santos Silva

João Állison dos Santos Silva

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Informática
há 7 anos Quinta-Feira | 16 março 2017 | 08:46

Bom dia Sidnei, olha programas para escritório tem aos montes em Linux:

Para MS Office temos o Libre Office;
Para Outlook temos o Thunderbird;
Para trabalhar com sistema de contabilidade não achei um software específico que rode liso. E tem, o Domínio Sistemas pode rodar o banco de dados no Linux, mas não instala o sistema no mesmo o ruim é isso.

Para os demais programas da receita sempre tem versões para Linux, Sped Fiscal, Contribuições, ECF entre outros.

Sidnei

Sidnei

Iniciante DIVISÃO 3, Desenvolvedor
há 7 anos Sexta-Feira | 17 março 2017 | 11:20

Então, minha preocupação é justamente com os softwares que não tem como deixar de usar como os que se comunicam com a receita e afins.

Com relação a sistemas contábeis, hoje já existem plataformas que eliminam esse gap.

Enfim, mas se realmente todos os programas da receita e afins já tem versão linux, não temos mais um grande problema. Minha sugestão era listar todos para realmente garantir que o mínimo necessário realmente roda.

De resto, acho que fazer "pegar" linux em escritórios de contabilidade é uma questão de convencer clientes a fazer a migração aos poucos (instalar um sistema redondo, mostrar as vantagens, treinar, dar suporte, etc). Bolar uma boa estratégias para tornar tranquila a migração. O que acham?

E por último se as soluções de sistemas contabéis web e linux atuais não atendem, toparia participar de um projeto open source para desenvolver um. Sou desenvolvedor, mas não tenho o know how de contador.

João Állison dos Santos Silva

João Állison dos Santos Silva

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Informática
há 7 anos Sexta-Feira | 17 março 2017 | 11:44

Gostaria muito de participar de algo assim também, sou formado em S.I, mas não manjo muito de desenvolvimento, mas adoraria me esforçar para a realização de um projeto grande desses, conhecimento nunca é de mais!

Estou convencendo um usuário da empresa a utilizar o Ubuntu para testarmos tudo, eu já fiz alguns testes, mas tenho que ver com algum funcionário, para verificar a correria do dia a dia e ver se atende mesmo todas as necessidades.

André Pereira

André Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Diretor(a) Geral
há 7 anos Sexta-Feira | 17 março 2017 | 11:48

Como falei, no meu escritório 97% está em Linux. Todas as máquinas têm Linux na distribuição Xubuntu e como meu sistema contábil é 100% web e muito funcional, não dependo de instalação local e por isso não preciso me preocupar com o Sistema Operacional para rodar o sistema contábil. Como disse antes, tenho em algumas máquinas uma VirtualBox configurada com Win7 para fazer e entregar algumas declarações e informes para o governo, principalmente os que envolvem a CEF e a terrível conectividade social. É impressionante como sites do governo só rodam funcionalmente no horrível Internet Explorer da Microsoft... esse é o principal motivo para essa VirtualBox. Espero que com o tempo, essas paginas venham a ser melhor desenvolvidas para outros browsers, aí então talvez não venha mais a precisar do Win7 virtual.
A distribuição Linux que escolhi, o Xubuntu, foi por ter o melhor desempenho em máquinas menos robustas, Ubuntu com XFCE fica extremamente leve e rápido e por se mostrar super estável (uso há um ano e nunca tive que reformatar nenhuma máquina ou nada desse tipo...) Chequei a experimentar o Ubuntu, o Ubuntu Mate e o Manjaro. Mas de todos, o que ficou melhor, mais intuitivo de usar e inclusive mais bonito (fiz uma personalização na interface gráfica que ficou legal) foi o Xubuntu. É o padrão aqui no escritório.
Estou feliz com o Linux e não espero voltar nunca mais para soluções em Windows. Continuo na luta... não é fácil não, mas é muito gratificante!!

Sidnei

Sidnei

Iniciante DIVISÃO 3, Desenvolvedor
há 7 anos Sexta-Feira | 17 março 2017 | 14:05

Muito interessante, André.

Uma outra alternativa ao Xubuntu no quesito "desempenho" seria o Lubuntu, mas a diferença não é tão grande pra compensar a interface.

Justamente me preocupo com caras como conectividade social. Vou ver se consigo experimentar o ReactOS esse fim de semana para casos como esse.

Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o ReactOS, dê uma olhada:
https://www.reactos.org/wiki/index.php/FAQ

Ele não é uma distro Linux é uma implementação open source do Windows. Os caras estão bem avançados no projeto, a compatibilidade é alta.

André Pereira

André Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Diretor(a) Geral
há 7 anos Sexta-Feira | 17 março 2017 | 14:22

Legal Sidnei!

Cheguei a ver o Lubuntu rodando, mas não coloquei em nenhuma máquina minha para testar... quando encontrei tudo que eu queria no Xubuntu, daí não testei mais nenhuma ditro. Bacana esse projeto do ReactOS, não conhecia... vou uma olhada!
Obrigado Sidnei! Abraços!!

João, acho que o mais importante é você garantir que seu sistema contábil, que é o coração do escritório, rode bem em alguma distro Linux. No meu caso eu desenhei minha estratégia de informática para usar o Linux. Não abri mão disso! Por isso, quando fui buscar um sistema contábil, testei vários, e só optei depois de ter certeza que poderia usar o Linux sem me preocupar com ele. Testa o Ubuntu áí! é uma ótima ditribuição, a mais popular para computadores pessoais e eu acho ótima! Só achei que os usuários tiveram um pouco de dificuldade para se adaptar à interface do Ubuntu. Nisso também o Xubuntu foi melhor recebido por aqui. Mas não tem melhor ou pior. Testa aí e principalmente vê se seu sistema contábil fica legal no Linux... senão acho muito complicado deixar de usar a solução do Windows! Abraços João!

Eudes Antonio dos Santos

Eudes Antonio dos Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 13 abril 2017 | 13:41

Sou técnico de contabilidade, e também tenho uma empresa de tecnologia. Não gosto do Windows, apesar de sermos obriados a usa-lo por conta de programas como Sefip, SEF, etc. Gosto muito do Manjaro Linux, apesar de ser para usuários intermediários e avançados.

Mas o Linux Mint é uma boa escolha para iniciar.

Quanto ao sistema de contabilidade, estou migrando para o Calima ERP. é um sistema que roda a partir do navegador, onde o banco de dados por ser em Nuvem, ou pode ser local, usando o servidor em Linux ou windows, ou até mesmo na máquina local. Gostei muito dele, e pode ser baixado e usado sem custo algum.


segue o link.

teste.projetusti.com/calima


Eudes

Sidnei

Sidnei

Iniciante DIVISÃO 3, Desenvolvedor
há 7 anos Quinta-Feira | 13 abril 2017 | 13:59

Bacana, Eudes, vou dar uma olhada nesse Calima, parece interessante.

Com relação a Hardware, por exemplo, leitor de cartão. Sabem se funciona bem em Linux?

leandro

Leandro

Iniciante DIVISÃO 1, Operador(a) Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 11:59

Eudes bom dia!
Pode informar como você conseguiu instalar o Calima no linux, porque eu gostaria de fazer o mesmo e ao contatar a projetusti eles disseram que só realiza a instalação pelo acesso remoto, porém eu mesmo gostaria de realizar.

Desde já agradeço!

Leandro.

Guilherme Lovato Brum

Guilherme Lovato Brum

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 4 julho 2018 | 20:40

Boa Noite Pessoal!

Pessoal estou voltando as atividades em escritório de contabilidade, pretendo utilizar somente somente softwares livres.

Gostaria de mais algumas dicas de programas contábeis, já temos o colega Eudes que utiliza o Calima ERP, e o Colega Andre que utiliza sistema WEB, porém gostaria de mais algumas dicas de alguém que por ventura já tenha feito alguma pesquisa.

André Pereira

André Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Diretor(a) Geral
há 5 anos Quinta-Feira | 5 julho 2018 | 07:51

Olá Guilherme Lovato Brum! Utilizo aqui o Conta-T da SISMONT, esse é meu sistema web desde 2016. Nunca tive nenhum problema com ele, rodando numa plataforma linux na distro Xubuntu como já tinha dito antes, estou totalmente satisfeito. O Conta-T me atende 100% em tudo o que precisei até aqui. No começo tive treinamento on-line de todos os módulos e o atendimento lá é excelente. Na época investi tempo testando vários sistemas, mas o único que rodava 100% web com perfeição naquela época era o Conta-T. Pode ser que hoje já existam outros sistemas com plataforma web que possa atender bem rodando em Linux. O lado ruim é que ainda preciso de uma virtual machine com Windows por causa da Conectividade Social que, não adianta, só roda bem no Internet Explorer... tomara que o e-Social resolva esse problema...

Guilherme Lovato Brum

Guilherme Lovato Brum

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 23 julho 2018 | 17:28

André Pereira, meu amigo este sistema que você utiliza o Conta T.
- No começo você teve algum problema de utilização, como foi a troca de sistema?
- E o que você utiliza no sistema (tipo fiscal, contábil, pessoal, tem alguma outra ferramente)?
- Clientes de quais ramos você atende?
Desculpa estar fazendo tatas perguntas, é que estamos pensando em trocar de sistema no escritório no qual sou sócio não somente por questão de não rodar em Linux, mas por vários outros motivos.
Grato pela atenção!

André Pereira

André Pereira

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 26 julho 2018 | 12:32

Olá Guilherme Lovato Brum!
Bem, como te falei planejei tudo aqui pra rodar no Linux desde o começo. Testei alguns sistemas, mas na época (2016) o único que rodava 100% Web era o Conta-T, então comecei com ele de cara e não tive que migrar de sistema. Me atende bem até hoje. Claro que sempre tem pontos de melhoria. O visial do sistema também não é dos mais bonitos, mas é funcional e intuitivo. Uso todos os módulos: contábil, fiscal, folha e o módulo financeiro para gerenciar o escritório. Tenho clientes rodando o financeiro no Nibo, por indicação minha, e faço a importação dos lançamentos para contabilização.
Todos meus clientes são de pequeno porte, pequenos empreendimentos nas áreas do comércio e serviço. Resolvi atender o nicho de pequenas empresas que estavam mal atendidas localmente e, para o nível de exigência dos clientes desse porte, o Conta-T me atende muito bem desde o começo. Mas o sistema tem previsão para atender também clientes de médio e grande porte, para lucro presumido e lucro real, mas eu não uso essa parametrização.
Bem essa é minha experiência com o Conta-T da SISMONT. É difícil a gente fazer recomendação ou indicação. Você deve testar e tirar suas conclusões. Muitas vezes o que serve bem para alguns, para outros se mostra inadequado... Sorte e Sucesso pra você!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.