x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.898

Gfip de Admissão Retroativa

Jean Carlos Pauli

Jean Carlos Pauli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2016 | 14:16

Boa tarde amigos,

Preciso fazer uma admissão retroativa do mês de 01/04/2016.
Esta empresa até então só tinha pro labore, e com todas as gfips em dia.

Entretanto, agora tenho que incluir esse funcionário. Procedi da seguinte maneira:

- Gerei um arquivo de confirmação, código 9, para aquele pro labore que já havia sido informado;
- Importei no programa SEFIP o arquivo com código 9;
- Gerei outro arquivo, código 0, para aquele novo funcionário que estou incluindo agora, com situação em ATRASO;
- Importei no programa SEFIP o arquivo com código 0, e agora sim EXECUTEI.

Minha dúvida é, na hora que gera o relatório, o analítico do INSS está puxando o INSS de ambos, pro labore e novo funcionário, e aplicando multa e juros sobre os dois, isso está correto? Caso não esteja, como devo proceder?

A guia de INSS com multa e juros devo fazer no site do INSS, correto? Mas só vou conseguir calcular de pois de enviar a GFIP e este funcionário for incluído na empresa, correto?
O FGTS já calcula com juros e multa no próprio programa da SEFIP, correto?

Eu sei que são muitas perguntas, mas é um caso bem atípico para mim.
Agradeço desde já a ajuda de todos.

Obrigada.


Sâmya Mendes

Sâmya Mendes

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2016 | 14:23

Minha dúvida é, na hora que gera o relatório, o analítico do INSS está puxando o INSS de ambos, pro labore e novo funcionário, e aplicando multa e juros sobre os dois, isso está correto? Caso não esteja, como devo proceder?
Resposta: vai recolher somente a diferença na guia de INSS com juros e multa. Exemplo: valor GFIP 1.000,00, pagou 400,00, recolherá então os 600,00 (diferença) com juros e multa.

A guia de INSS com multa e juros devo fazer no site do INSS, correto? Mas só vou conseguir calcular de pois de enviar a GFIP e este funcionário for incluído na empresa, correto?
Resposta: eu sigo essa ordem para me organizar, é indiferente. Pode ser calculada a guia independente disso.

O FGTS já calcula com juros e multa no próprio programa da SEFIP, correto?
Resposta: sim, para isso tem que estar com as tabelas atualizadas (site da Caixa)





Sâmya Mendes

Jean Carlos Pauli

Jean Carlos Pauli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2016 | 14:27

Sâmya Mendes, mas o relatório da gfip pode vir assim? somando ambos os INSS?
O recolhimento eu entendi, eu vou colocar só daquele que ainda não foi recolhido, minha dúvida é mesmo quanto ao relatório.

No aguardo, obrigada desde já!

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2016 | 17:26

Ana Paula Fernandes

É assim mesmo, vai sair na guia de INSS todos os vínculos, mesmo que já tenha sido recolhido de alguns. Basta desprezar essa guia e gerar uma somente com a diferença do valor no site da previdência.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.